sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Contra o fim da aposentação na monodocência

Revogação da legislação sobre a aposentação na monodocência

"A Proposta de Orçamento do Estado para 2103 prevê a revogação da Lei nº 77/2009, de 13 de agosto, e do artigo 5º, bem como dos Anexos I a VIII, do Decreto-Lei nº 229/2005, de 29 de dezembro, únicos dispositivos legais que faziam alguma justiça aos docentes em monodocência em termos de aposentação.
SIPPEB – Sindicato dos Educadores e Professores do Ensino Básico porta-voz das legítimas aspirações de quem o compõe, os seus associados, maioritariamente Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e Educadores de Infância, enviou aos Grupos Parlamentares um documento solicitando que tal intenção do Governo não seja aprovada e que a justiça outrora reconhecida e alcançada não resvale para a injustiça.
Os docentes em monodocência reivindicam uma aposentação antecipada pelo facto de não terem redução da componente letiva ao longo da carreira, como acontece com os docentes dos outros níveis de ensino, e por a “pretensa dispensa” da componente letiva consignada no ECD não servir por razões já amplamente conhecidas e divulgadas. Em caso de negação do Governo e/ou dos diferentes Grupos Parlamentares a esta reivindicação,  estes docentes pretendem o horário de trabalho e a redução da componente letiva aplicada aos outros docentes do ensino não superior."

10 comentários:

  1. Parece impossivel perante tamanha injustiça não exista ainda qualquer comentário!...
    Não somos assim tantos os que seriamos abrangidos......
    Não era isto que iria prejudicar este país governadospor pessoas que dão o dito por não dito.
    Vamos todos os prejudicados comentar e pôr os nossos sindicatos em camp que é para isso que pagamos.

    ResponderEliminar
  2. 07 Novembro 2012
    Não bastava ja ter sido prejudicado no ano em que me formei (1976) com a minha não colocação devido á colocação em primeiro lugar, dos colegas vindos da ex-colonias, (tal facto foi parcialmente rectificado com a Lei 77/2009), agora que estou a 5 meses da minha reforma ( 34 anos de serviço e 57 de idade), vêm dizer-me que vou novamente ser roubado e que tenho que trabalhar mais 8 anos? Não, o que estes governantes querem é que ainda este ano se peça a reforma antecipada pois a partir de Janeiro que vem, já nem isso será possivel, e com isso a reforma a que tenho direito irá ser pouco mais de metade (desconto de 6% por ano)da que realmente tenho direito. Assim o objetivo é pagar 50% da reforma. Não temos alternativa, pois o/os governos não são de confiança, e quando tiver 65 anos a reforma já so será aos 70 ou 75 isto se a houver. Onde está a justiça de tal facto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A justiça não existe. Estou exatamente com o mesmo problema. Acho que ninguém nos vai valer... Enquanto isso, já estão colegas nossos em casa desde os 52 anos... Que vergonha, que nojo de país e de governo.

      Eliminar
  3. Também eu, professor desde 1973, com 39 ano de serviço, 34 dos quais em monodocência, mas como faço anos a 4 de julho e preciso de ter em 12 de 2012 58 anos e seis meses, por quatro dias vou ter que gramar mais 7 anos, até aos 65. É uma vergonha!

    ResponderEliminar
  4. Estou na mesma situação 33 anos de serviço e 57 anos de idade, farei 34 anos de serviço em Maio de 2013, o que devido á cobardia e desonestidade dos deputados que ainda ha 2 anos disseram e legislaram uma coisa e agora preparam-se para legislar o contrario cometendo mais uma injustiça, vou ter que trabalhar mais 8 anos ou ficar com menos de metade da reforma se pedir a reforma ate fim de 12/2012. Mas pelo que vejo não faz muita digferença a nivel do país, pois ate agora somos apenas 4,a queixarmo-nos, nao haverá mais nestas condições? `quer a situação quer o silencio é vergonhoso.

    ResponderEliminar
  5. Do meu curso já se reformaram todos. A última colega do meu curso a reformar-se, saiu este mês. Tinha menos 4 meses de serviço do que eu que já vou com 35 anos e 2 meses. SEM UMA ÚNICA FALTA AO SERVIÇO! Ou seja, se pedir a aposentação até final do ano, apesar de ter mais tempo de serviço do que todos os colegas do meu curso, serei a única a ser penalizada! É um escândalo! Alternativa? Andar mais 9 anos a caminho da escola...

    ResponderEliminar
  6. Há poucos comentários porque também já somos muito poucos nesta situação. Esse é o problema!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma grande injustiça e desonistidade por parte dos nossos governantes...Não é justo devem tratar da nossa situação quem de direito e fazermos nós chegar o nosso apelo à Assembleia da Republica aos deputados para aquando da votação do orçamento na especialidade reconsiderem,somos tão poucos....Eu já o fiz.Por falta de nem um mês de tempo de serviço SEMPRE COM ALUNOS vou ter que sair com pouco mais de metade do vencimento ou aguentar mais oito anos.

      Eliminar
    2. Força gente nesta situação!!...
      Não fomos nós há 33 ou 34 anos atrás para a Madeira e para o Alentejo se nos quisémos vincular, depois de ter estado dois e três anos a concorrer a todo o país e sem podermos ter outro emprego de estado, por causa de darem preferencia aos das ex colónias e às ex regentes?
      Não basta a penalização dessa época? Vamos ser sempre os mesmos a ser penalizados? Neste país só se safa quem é atrevido....os que trabalham que o façam sempre e pronto.Tens razão colega é realmente escandalosa a nossa situação estamos no mesmo barco Envia o teu descontentamento aos deputados

      Eliminar
  7. Tenho 32 anos de serviço e 57 de idade. Em dezembro de 2014 aposentava-me segundo as antigas regras e já eram más, pois há colegas com 52 anos em casa e isto apenas com 2 anos de diferença, nem tiveram cortes no salário e do valor da aposentação nem vamos falar. Agora não sei o que hei-de fazer,uns aconselham a que meta a aposentação até final de dezembro, outros que não vale a pena. O que hei.de fazer? Alguém me ajuda?

    ResponderEliminar