Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
segunda-feira, 5 de julho de 2021
Presidente promulgou um diploma sobre vinculação de professores do ensino artístico especializado
domingo, 4 de julho de 2021
António Nóvoa: aprendizagem precisa considerar o sentir
António Nóvoa: aprendizagem precisa considerar o sentir
"Nós, educadores, somos uma espécie de impenitentes otimistas. Acreditamos que pode não ser. Mas o retrocesso pode dar-se também – e está a dar-se durante a pandemia – na questão do modelo escolar. O modelo está a ser transformado, mas da pior maneira. Com uma crença de que a escola talvez não seja necessária, de que provavelmente possamos educar as crianças em casa, ou em outros espaços com recurso às tecnologias e ao digital. Pode haver uma transformação do modelo, mas num sentido profundamente negativo."
"Eu, pessoalmente, considero que o modelo escolar tem de ser alterado, mas preservando a dimensão pública da educação, preservando espaços de relação pedagógica entre professores e alunos, preservando um trabalho sobre a ideia de que a escola e a pedagogia são, sobretudo, espaços comuns – e nada disso se faz em casa. Há uma citação que tenho feito muitas vezes, de Maxine Greene (2), que ela não consegue imaginar nenhum propósito coerente para a educação se alguma coisa comum não acontecer num espaço público. Esta ideia de uma coisa comum acontecer num espaço público é na escola: é o lugar público onde podemos produzir algo comum. Portanto, podemos estar assistindo a retrocessos nas duas áreas. No investimento e numa reconfiguração do modelo escolar, que eu defendo, mas não nesse sentido."
Conferência digital INconference - 15 e 16 de julho
sábado, 3 de julho de 2021
Perguntas frequentes sobre o programa de incentivos à fixação de trabalhadores do Estado no interior
Consultar as perguntas frequentes
Nota Informativa do Conselho das Escolas
Parecer n.º 5/2021
Estamos a meio da legislatura e pouco ou nada mudou!
I.II.5. Escola pública universal, que garanta a equidade e a qualidade
A escola pública é o principal instrumento de redução das desigualdades de mobilidade social. Para isso, as escolas devem garantir a igualdade de oportunidades no acesso a uma educação inclusiva e de qualidade, assim como percursos de qualificação diversificados. Isso implica uma escola com autonomia reforçada.
Reforçar a autonomia das escolas e os modelos de participação interna
A autonomia das escolas é um dos pilares e garantes do programa de flexibilização curricular e a base do trabalho desenvolvido pelos órgãos de gestão de cada uma das unidades orgânicas. É, portanto, fundamental garantir que as escolas têm as condições necessárias para exercerem essa autonomia e que esta reforça a capacidade de a escola responder aos desafios do combate às desigualdades e à construção de uma sociedade digital. Para este efeito, o Governo irá:
• Avaliar o modelo de administração e gestão das escolas e adequá-lo ao novo quadro que resultou do processo de descentralização e aos progressos feitos em matéria de autonomia e flexibilização curricular;
• Promover a existência de associações representativas de estudantes e de pais e encarregados de educação, através de princípios democráticos, em todas as escolas e agrupamentos;
• Dotar as escolas de meios técnicos que contribuam para uma maior eficiência da sua gestão interna, recorrendo a bolsas de técnicos no quadro da descentralização;
• Permitir que as escolas decidam o número de alunos por turma, mediante um sistema de gestão da rede.
Promover a valorização e estabilidade dos profissionais
O ensino é um dos setores em que a especialização e a formação dos profissionais são críticas para os resultados obtidos. Não é possível pensar na concretização de políticas públicas de educação alheadas de profissionais com carreiras estáveis, valorizadas e de desenvolvimento previsível. Assim, o Governo compromete-se a:
• Proporcionar condições para uma maior estabilidade e rejuvenescimento do corpo docente, em especial nas escolas integradas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP);
• Estudar o modelo de recrutamento e colocação de professores com vista à introdução de melhorias que garantam maior estabilidade do corpo docente, diminuindo a dimensão dos quadros de zona pedagógica;
• Elaborar um diagnóstico de necessidades docentes de curto e médio prazo (5 a 10 anos) e um plano de recrutamento que tenha em conta as mudanças em curso e as tendências da evolução na estrutura etária da sociedade e, em particular, o envelhecimento da classe docente;
• Sem contrariar a convergência dos regimes de idade da reforma, encontrar a forma adequada de dar a possibilidade aos professores em monodocência de desempenhar outras atividades que garantam o pleno aproveitamento das suas capacidades profissionais; (Esta é uma ideia apresentada em 2017 (ver aqui), no Parlamento , pelo Primeiro Ministro e que até hoje ficou completamente esquecida e, na prática, tudo tem mudado para pior, subvertendo o espírito do previsto nos artigos do ECD, agravando a discriminação dos monodocentes!?!?!?)
• Criar incentivos à aposta na carreira docente e ao desenvolvimento de funções docentes em áreas do país onde a oferta de profissionais é escassa;
• Promover o trabalho colaborativo dentro das escolas, entre escolas e entre estas e a comunidade;
• Avaliar a criação de medidas de reforço e valorização das funções de direção das escolas, incluindo as chefias intermédias;
• Rever o modelo de formação contínua dos professores, para garantir um aprofundamento científico-pedagógico em contextos disciplinares e interdisciplinares.
sexta-feira, 2 de julho de 2021
SIPE manifesta surpresa ao ter conhecimento das propostas pela comunicação social
DEMOCRACIA? MINISTÉRIO ENVIA PROPOSTAS DE ALTERAÇÃO AOS CONCURSOS PELA COMUNICAÇÃO SOCIAL
SIPE manifesta surpresa ao ter conhecimento das propostas da Tutela para o regime de recrutamento e colocação de docentes pela comunicação social
A entrevista da Secretária de Estado da Educação ao Público
Ultrapassagens na Carreira - SIPE recorre mais uma vez à Provedoria da Justiça
QUEIXA AO PROVEDOR - CONSULTA
Secretária de Estado anuncia em entrevista as ideias gerais do Governo sobre os concursos
Realizada a reunião de auscultação com os sindicatos, a Secretária de Estado da Educação anuncia, em entrevista ao jornal Público, algumas das ideias que, estranhamente ou talvez não, omitiu às organizações sindicais de docentes. Assim se faz de forma indecorosa e habilidosa a política educativa e se inicia a negociação das alterações ao diploma que regulamenta os concursos de docentes, anunciada aos sindicatos para outubro.
quinta-feira, 1 de julho de 2021
Informações da ADSE
As consultas de psicologia são uma novidade na nova Tabela do Regime Convencionado
Adiada para setembro a entrada em vigor da nova Tabela do Regime Convencionado
Alargado o prazo para inscrição dos trabalhadores com contratos individuais de trabalho
Calendário de Exames do Ensino Secundário
Exames Finais Nacionais Ensino Secundário - 1ª Fase
Português Língua Segunda (138)
Português Língua Não Materna (839)
Espanhol (847)
Matemática Aplicada às Ciências Sociais (835)
Literatura Portuguesa (734)
Latim A (732)
Português Língua Segunda (138)
Português Língua Não Materna (839)
Geografia A (719)
Geometria Descritiva A (708)
Matemática Aplicada às Ciências Sociais (835)
Espanhol (547)
Espanhol (847)
Francês (517)
Mandarim (848)