Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
sábado, 10 de julho de 2021
Novo e-Book do Centro de Formação de Associação de Escolas Braga/Sul
sexta-feira, 9 de julho de 2021
Relatório Final de avaliação externa da Autonomia e Flexibilidade Curricular
Para mais informações, aceda à Nota de Imprensa
Aceda ao relatório
Publicado o Despacho que aprova os calendários para o ano letivo de 2021-2022
Despacho n.º 6726-A/2021
A equidade no acesso à educação: o que mudou com a pandemia?
A EQUIDADE NO ACESSO À EDUCAÇÃO: O QUE MUDOU COM A PANDEMIA?
Prorrogada a situação de calamidade até ao dia 25 de julho de 2021 - Desconfinamento: atualização 8 de julho
- Exigência de certificado digital ou teste negativo no acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia. Assim, o funcionamento destes estabelecimentos está permitido até às 22h30. Esta regra entra em vigor às 15h30 de sábado dia 10 de julho;
- Prolongar a limitação de circulação na via pública a partir das 23h00.
- Teste PCR, realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação;
- Teste de antigénio com relatório laboratorial, realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação;
- Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado nas 24 horas anteriores à sua apresentação na presença de um profissional de saúde ou da área farmacêutica que certifique a sua realização e o seu resultado;
- Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado no momento, à porta do estabelecimento que se pretende frequentar, sob verificação dos responsáveis por estes espaços.
- Limitação da circulação na via pública a partir das 23h00.
- Restaurantes podem funcionar até às 22h30. Às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo. A limitação do número do número de pessoas por mesa mantém-se: máximo de 4 pessoas por mesa no interior e de 6 pessoas por mesa na esplanada;
- Exigência de certificado digital ou teste negativo para o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local;
- Teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam;
- Espetáculos culturais até às 22h30;
- Casamentos e batizados com 25 % da lotação;
- Comércio a retalho alimentar até às 21h00 durante a semana e até às 19h00 ao fim de semana e feriados;
- Comércio a retalho não alimentar e prestação de serviços até às 21h00 durante a semana e até às 15h30 ao fim de semana e feriados;
- Permissão de prática de modalidades desportivas de médio risco, sem público;
- Permissão de prática de atividade física ao ar livre até seis pessoas e ginásios sem aulas de grupo;
- Eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela DGS;
- Lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação.
- Limitação da circulação na via pública a partir das 23h00.
- Restaurantes podem funcionar até às 22h30. Às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo. A limitação do número do número de pessoas por mesa mantém-se: máximo de 6 pessoas por mesa no interior e de 10 pessoas por mesa na esplanada;
- Exigência de certificado digital ou teste negativo para o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local;
- Teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam;
- Espetáculos culturais até às 22h30;
- Casamentos e batizados com 50 % da lotação;
- Comércio a retalho alimentar, não alimentar e prestação de serviços até às 21h00;
- Permissão de prática de todas as modalidades desportivas, sem público;
- Permissão de prática de atividade física ao ar livre e em ginásios;
- Eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela Direção -Geral da Saúde (DGS);
- Lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação.
- Teletrabalho recomendado nas atividades que o permitam;
- Exigência de certificado digital ou teste negativo para o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local;
- Restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de 6 pessoas no interior ou 10 pessoas em esplanadas) até à meia-noite para admissão e 1h00 para encerramento;
- Comércio com horário do respetivo licenciamento;
- Transportes públicos com lotação de dois terços ou com a totalidade da lotação nos transportes que funcionem exclusivamente com lugares sentados;
- Espetáculos culturais até à meia-noite;
- Salas de espetáculos com lotação a 50%;
- Foras das salas de espetáculo, com lugares marcados e com regras a definir pela DGS.
- Escalões de formação e modalidades amadoras com lugares marcados e regras de acesso definidas pela DGS;
- Recintos desportivos com 33% da lotação;
- Fora de recintos aplicam-se regras a definir pela DGS.
Comunicado do Conselho de Ministros
Aceitação da Colocação, verbete e Recurso Hierárquico
Os números da Mobilidade por Doença
9459 pedidos de Mobilidade por Doença - 94,9% dos pedidos foram deferidos.
Distribuição de docentes colocados em MPD por QZP
Procedimentos após publicação das listas definitivas
VERBETE
ACEITAÇÃO OBRIGATÓRIA
RECURSO HIERÁRQUICO
MANIFESTAÇÃO DE PREFERÊNCIAS - CONCURSO EXTERNO
19 A 23 DE JULHO
quinta-feira, 8 de julho de 2021
Mobilidade por doença 2021/2022 – Resultado
Concurso Interno e Concurso Externo de docentes do ensino artístico especializado da música e da dança 2021/2022 – Listas Definitivas
Concurso Externo – Listas Definitivas
Estão disponíveis para consulta as listas definitivas de ordenação, colocação, não colocação, exclusão, desistência e retirados do Concurso Externo para o ano escolar 2021/2022.
Concurso Interno – Listas Definitivas
Estão disponíveis para consulta as listas definitivas de ordenação, colocação, não colocação, exclusão, desistência e retirados do Concurso Interno para o ano escolar 2021/2022.
Professores não colocados (2016/17 a 2020/21)
O vídeo apresenta os professores não colocados na última reserva de recrutamento de cada ano letivo (de 16/17 a 20/21).
Calendários de atividades educativas e letivas para o ano letivo de 2021-2022
Calendários para o ano letivo de 2021-2022
Querem os docentes felizes a todo custo, mas não passam pelas salas de professores!?!?
O Bem-estar Docente – Projeto ‘Teaching to Be’
quarta-feira, 7 de julho de 2021
Estatísticas da Educação 2019/2020 – Estatísticas Oficiais
Reforço extraordinário de docentes para o ano letivo 2021/2022
Ações específicas do Plano 21|23 Escola+
Reforço extraordinário de docentes
O VAP - Valor Acrescentado do Professor na opinião de Santana Castilho
Plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos dos ensinos básico e secundário - Plano 21|23 Escola+
Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021
terça-feira, 6 de julho de 2021
Alteração obrigatória de posicionamento remuneratório do Pessoal Não Docente
Nota Informativa n.º 07 / IGeFE / 2021
Alteração obrigatória de posicionamento remuneratório – Pessoal Não Docente
Definição dos referenciais curriculares das várias dimensões do desenvolvimento curricular
Despacho n.º 6605-A/2021
segunda-feira, 5 de julho de 2021
As tarefas administrativas fazem aumentar os níveis de stress, a autonomia no trabalho fá-los diminuir
Professores europeus stressados com trabalho administrativo
Happy School - Curso de formação para diretores e outros líderes escolares
Tornar a Escola numa Organização (ainda mais) Feliz
- Compreender o enquadramento da teoria da felicidade na formação ética do docente e sua intervenção em contexto educativo e escolar
- Conhecer as experiências de outros sistemas educativos e organizações escolares pela análise da nova literatura/realidade sobre a importância da felicidade na administração escolar
- Percecionar a utilidade e eficácia das ferramentas do trabalho felicitário na liderança das organizações educativas
- Criar materiais de suporte a uma intervenção sustentável de felicidade nas organizações educativas dirigidas a resultados, como sejam, aumento de sentimento de pertença, comunicação, diminuição do absentismo, fixação do pessoal, entre outras.