Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022
Criação e regulamentação do Programa Trajetos
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022
É urgente repensar a profissão e valorizar a carreira docente
Professores precisam-se
Governo alivia restrições para a generalidade das atividades
- o confinamento de contactos de risco;
- a recomendação de teletrabalho;
- os limites de lotação em estabelecimentos, equipamentos e outros locais abertos ao público;
- a exigência de apresentação de certificado digital, salvo no controlo de fronteiras;
- a exigência de teste com resultado negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos, bares e discotecas.
- a exigência de teste negativo, exceto para portadores de certificado de recuperação ou de certificado de vacinação completa com dose de reforço, para:
- visitas a lares;
- visitas a pacientes internados em estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde.
- uso de máscara nos espaços interiores onde é exigida atualmente.
Apresentação da plataforma de recursos educativos "EstudoEmCasa Apoia"
Diferentes contextos, novas abordagens pedagógicas, novas formas de aprender...
Que não seja uma oportunidade perdida
....
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022
Ação de Formação de curta duração - Práticas de Avaliação em Cidadania e Desenvolvimento
• Promover a construção e o desenvolvimento curricular de uma abordagem integrada dos conteúdos de Cidadania e Desenvolvimento;• Reforçar a articulação entre as disposições dos documentos orientadores do currículo e os documentos e variáveis do contexto das escolas;• Incentivar o trabalho colegial de desenvolvimento curricular das equipas educativas;• Contribuir para a reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas no sentido do seu aperfeiçoamento;• Articular reflexivamente as disposições contidas nos normativos com as opções das escolas, fixadas nos respetivos critérios de avaliação;• Considerar a relevância das aprendizagens informais e os meios de as incorporar na avaliação dos alunos e da EECE;• Promover praticas de trabalho colaborativo e cooperativo;• Incrementar práticas de avaliação que confiram competências aos professores para lidar com a mudança e a inovação no âmbito da avaliação pedagógica em Cidadania e Desenvolvimento.
Despachos do SE João Costa publicados hoje
Autorização de despesa para contratação de serviços, equipamentos informáticos, sistemas de segurança e alarmes
Santana Castilho coloca os pontos nos iiii
terça-feira, 15 de fevereiro de 2022
Novo governo só daqui um mês!!
Tribunal Constitucional manda repetir as eleições nas 141 mesas da Europa. Nova AR e Governo só daqui a um mês
Programa Nacional de Desporto para Todos
Promover a generalização da prática desportiva
Aceda ao PNDpT
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022
Oito anos após o inicio do "Portugal 2020" ainda estão por executar 24,9% dos fundos comunitários
Uma descentralização que tem tudo para não correr bem
Grande fatia do montante para transferir competências ainda não saiu da administração central
Decreto-Lei n.º 23/2022
domingo, 13 de fevereiro de 2022
Covid-19: IGEC disponibilizou materiais de divulgação às Escolas
É preciso resistir à estratégia de estupidificação geral que há muito está montada
sábado, 12 de fevereiro de 2022
Não tem um pingo de vergonha!
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022
Em Portugal quase 90% dos professores declaram sentir stress no seu trabalho
STRESS DOS PROFESSORES
DGAEP disponibiliza FAQ atualizadas sobre o regime de teletrabalho
Reserva de Recrutamento n.º 21
Aplicação da aceitação disponível das 0:00 horas de segunda-feira dia 14, até às 23:59 horas de terça-feira dia 15 de fevereiro de 2022 (hora de Portugal continental).
Escolas e professores – proteger, transformar, valorizar
Seria um futuro sem futuro, pois a educação implica a existência de um trabalho em comum num espaço público, implica uma relação humana marcada pelo imprevisto, pelas vivências e pelas emoções, implica um encontro entre professores e alunos mediado pelo conhecimento e pela cultura. Perder esta presença seria diminuir o alcance e as possibilidades da educação.
Por isso é tão importante proteger, transformar e valorizar as escolas e os professores, título dado a esta recolha de seis textos, dois dos quais escritos em co-autoria com Yara Alvim.
Proteger… porque as escolas são lugares únicos de aprendizagem e de socialização, de encontro e de trabalho, de relação humana, e precisam de ser protegidas para que os seres humanos se eduquem uns aos outros.
Transformar… porque as escolas precisam de mudanças profundas, nos seus modelos de organização e de funcionamento, nos seus ambientes educativos, para que alunos e professores possam construir juntos processos de aprendizagem e de educação.
Valorizar… porque as escolas são espaços imprescindíveis para a formação das novas gerações e nada substitui o trabalho de um bom professor, de uma boa professora, na capacidade de juntar o saber e o sentir, o conhecimento e as emoções, a cultura e as histórias pessoais.
Os efeitos devastadores da pandemia podem prolongar-se por muito tempo sobre a nossa vida em comum, social, colectiva, partilhada. Por medo ou por precaução, podemos ter tendência para nos retrairmos, para nos fecharmos em ambientes familiares, privados, isolados, separados dos outros.
Ora, a educação é o contrário da “separação”, é a “junção” de pessoas diferentes num mesmo espaço, é a capacidade de trabalharmos em conjunto. Não há educação fora da relação com os outros e, por isso, é tão importante preservar as escolas como lugares de educação.
Nos tempos dramáticos que estamos a viver, temos todos muitas dúvidas e hesitações. Não sabemos bem o que pensar, nem o que fazer, nem a melhor forma de agirmos enquanto docentes. Estas dúvidas são legítimas, e até necessárias. Precisamos de conversar sobre elas, com os nossos colegas, e ir encontrando os caminhos que permitam continuar a nossa acção.
É isso que se procura fazer neste livro. Os dois primeiros capítulos centram-se nas escolas e na necessidade da sua transformação. O capítulo 3 reflecte sobre os professores depois da pandemia. Os três últimos capítulos debatem temas relacionados com a formação de professores.
Escolas e professores – proteger, transformar, valorizar
António Nóvoa e Yara Alvim
Atrofiar a escola e o investimento na educação compromete, irreparavelmente, o futuro
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022
IAVE - Ação de Formação
Mais informações e Inscrições
III Jornadas Currículo, Avaliação e Profissão Docente
O evento é gratuito, mas sujeito a inscrição
Ação de formação de curta duração