Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
terça-feira, 22 de março de 2022
Programa Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE)
Mudança para a Hora de Verão
sexta-feira, 18 de março de 2022
Literacia em Saúde Psicológica e Bem-Estar no contexto da resposta das escolas portuguesas à crise provocada pela guerra na Ucrânia
- à população geral:
- aos psicólogos:
Reserva de recrutamento n.º 26
Crianças e Jovens Refugiados – medidas educativas
Despacho n.º 2044/2022, de 16 de fevereiro
quinta-feira, 17 de março de 2022
Referencial de Competências Digitais para o 1.º CEB
Medidas extraordinárias sobre efeitos da avaliação externa aprovadas em Conselho de Ministros
a) Realizar todos os instrumentos de aferição normalmente previstos, para que seja possível dispor de indicadores do sistema sobre o desenvolvimento das aprendizagens, permitindo uma monitorização das estratégias de recuperação das aprendizagens, com vista à reconfiguração de medidas de apoio às escolas e aos alunos;b) Realizar as provas de 9.º ano para efeitos de aferição, complementando os instrumentos que têm vindo a ser desenvolvidos para monitorização do sistema (de que se destacam o Estudo Diagnóstico, as Provas de Aferição realizadas em 2021 e as Provas de Aferição a realizar este ano). Dos resultados das provas de 9.º ano serão produzidos relatórios de escola desagregados por subdomínios, à semelhança do que acontece com as Provas de Aferição dos 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade;c) Prorrogar as condições excecionais de conclusão do Ensino Secundário, havendo lugar à realização de exames nacionais apenas para efeitos de acesso ao ensino superior.
Comunicado do Conselho de Ministros de 17 de março de 2022
O Abandono Escolar Precoce
O Abandono Escolar Precoce
quarta-feira, 16 de março de 2022
Hora do Planeta - 20:30 horas do dia 26 de março
Abuso Sexual Infantil em Contexto Virtual - Guia para pais e cuidadores
O que é o Abuso Sexual (em Contexto Virtual)?
A informação sobre os crimes de “abuso sexual de menores” (art.º 171.º, C.P.) e “atos sexuais com adolescentes” (art.º 173.º, C.P.) encontra-se largamente difundida na sociedade. No entanto, com o uso crescente das tecnologias por parte de jovens cada vez mais novos, os estratagemas das pessoas agressoras têm-se diversificado e sido implementados no mundo virtual. Neste contexto, o abuso sexual em contexto virtual engloba maioritariamente comportamentos como:
• Existência de conversas íntimas e troca de materiais de cariz sexual;
• Conversas sexualizadas ou fornecimento de informações sexuais;
• Marcação e participação em encontros reais.
ABUSO SEXUAL INFANTIL EM CONTEXTO VIRTUAL
Guia para pais e cuidadores
Sem professores não se recuperam aprendizagens e sem presente nem futuro na carreira não se atraem professores
Medir o quê e medir para quê?
terça-feira, 15 de março de 2022
Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento - 2022
COVID-19: Adequação das Medidas de Saúde Pública
COVID-19: Adequação das Medidas de Saúde Pública
segunda-feira, 14 de março de 2022
Regulamentação de Cursos de Educação e Formação de adultos - Declarações de retificação publicadas hoje
Retifica a Portaria n.º 86/2022, de 4 de fevereiro, que regulamenta os cursos de educação e formação de adultos, designados por «cursos EFA»
Retifica a Portaria n.º 70/2022, de 2 de fevereiro, que regula os cursos de aprendizagem previstos na alínea b) do n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro
Retifica a Portaria n.º 66/2022, de 1 de fevereiro, que regulamenta as formações modulares certificadas previstas na alínea f) do n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro
domingo, 13 de março de 2022
Este modelo de gestão escolar está errado. Ponto final, parágrafo.
Ebook infantil sobre a Guerra na Ucrânia com música de sensibilização
sábado, 12 de março de 2022
Isto é dar com uma mão e continuar a retirar com as duas
Aumenta o subsídio financeiro aplicável a consumos em postos de abastecimento de combustíveis para efeitos de apoio transitório e excecional aos cidadãos nos seus consumos no setor dos combustíveis (benefício «AUTOvoucher»)
Revisão e fixação dos valores das taxas do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos
sexta-feira, 11 de março de 2022
Reserva de Recrutamento n.º 25
Listas – Reserva de recrutamento n.º 25
Nota informativa – Reserva de recrutamento n.º 25
Portugal, Nação Digital – 2 anos de Transição Digital
quinta-feira, 10 de março de 2022
A DGAE partilha conhecimento - 2.º Ciclo formativo: Apresentações das sessões formativas
Poderá aceder às apresentações, para consulta de toda a informação, clicando em:
quarta-feira, 9 de março de 2022
Plataforma “Portugal for Ukraine”
terça-feira, 8 de março de 2022
Exames do 9º ano transformados em Provas de Aferição
Exames no 9.º ano de volta, mas sem impacto nas notas. No secundário só há provas específicas
Integração de crianças e jovens ucranianos no sistema educativo português
- Simplificação de procedimentos na concessão de equivalências de habilitações estrangeiras e/ou posicionamento e inserção num dado ano de escolaridade e oferta educativa;
- Integração progressiva no currículo português e reforço da aprendizagem da língua portuguesa;
- Constituição de equipas multidisciplinares de acordo com os recursos existentes, com a missão de propor e de desenvolver estratégias adequadas às situações concretas;
- Ação Social Escolar.