- Aumentar o limite para 10 horas semanais extraordinárias a atribuir a cada docente. Programa prevê mais 30 mil horas extraordinárias nos grupos e escolas sinalizadas;
- Desenho dos horários para evitar sobreposição de disciplinas críticas, para permitir compensar a ausência de professores;
- Permitir a seleção de candidatos de forma mais célere durante o ano letivo;
- Permitir a agregação de horários no mesmo ou em agrupamento distinto daquele onde o docente está colocado. Medida refere-se a docentes com horários incompletos;
- Alargar de 3 meses para 1 ano o período da substituição dos docentes cuja junta médica indica incapacidade para exercício de funções todo o ano letivo;
- Atrair docentes aposentados dos grupos de recrutamento deficitários com o pagamento da devida compensação pelo índice 167;
- Reduzir o total das mobilidades atribuídas nos grupos de recrutamento deficitários relativamente ao ano letivo 2023/2024;
- Remuneração adicional, até 750 euros mensais brutos, para quem queira atingir a idade de reforma e queira continuar a dar aulas;
- Campanha de sensibilização para potenciar o regresso de docentes à profissão;
- Regime de mobilidade intercarreiras na administração pública com reposicionamento na carreira - 500 docentes de regresso;
- Simplificar os procedimentos conducentes ao reconhecimento de habilitações para a docência e integração no sistema educativo português de professores imigrantes, prevendo o recrutamento de 200 novos docentes;
- 2000 bolsas anuais para alunos que ingressem em Licenciaturas e Mestrados em Ciências da Educação/Ensino.
Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
sexta-feira, 14 de junho de 2024
Plano apresentado pelo governo: +Aulas +Sucesso
Reserva de recrutamento n.º 37 - Última reserva de recrutamento do ano 2023/2024
Autorização de despesa no âmbito da Educação Especial e dos Centros de Recursos para a Inclusão
quarta-feira, 12 de junho de 2024
Nova edição do Portal InfoEscolas
terça-feira, 11 de junho de 2024
Educação Inclusiva - Um direito Inegociável
Governo concluiu que a rede existente é insuficiente para o aumento da procura na educação pré-escolar para crianças com 3 anos
sábado, 8 de junho de 2024
Atividades de Enriquecimento Curricular 2022/23 e 2023/24
Educação mediática e IA - Glossário anotado
sexta-feira, 7 de junho de 2024
Usa o teu voto, ou outros decidirão por ti
Não precisa de fazer inscrição prévia;
Pode consultar os locais de voto mais próximos de si em www.portaldoeleitor.pt;
Para votar em mesa diferente da habitual, precisa do seu documento de identificação.
Reserva de recrutamento 2023/2024 n.º 36
A nova versão da app MyADSE já permite submeter pedidos de reembolso
Dê sangue! Viva a solidariedade!
quinta-feira, 6 de junho de 2024
Consulta Pública - Calendário escolar relativo aos anos letivos de 2024/2025 a 2027/2028.
segunda-feira, 3 de junho de 2024
Estatísticas da Educação 2022/2023 - Dados Preliminares
Validação da Reclamação da candidatura ao Concurso Interno/Externo/Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento 2024/2025
domingo, 2 de junho de 2024
A história da ditadura, da repressão e da sua polícia política
Mas que polícia política era essa, quais os seus fundamentos, práticas e ramificações?
sábado, 1 de junho de 2024
Especialistas alertam para a regulação do uso das tecnologias
- Principais conclusões do relatório francês sobre a exposição de crianças e jovens a ecrãs e tecnologias;
- Impacto do uso de telemóveis na aprendizagem;
- Uso de tecnologia na sala de aula;
- Vantagens da regulação do uso de telemóveis nas escolas.
sexta-feira, 31 de maio de 2024
Reserva de recrutamento 2023/2024 n.º 35
Concurso externo extraordinário de vinculação de docentes às EPERP - Nota Informativa
quinta-feira, 30 de maio de 2024
Idade legal de reforma aumenta para 66 anos e 7 meses
Santana Castilho (1944 /2024)
quarta-feira, 29 de maio de 2024
Literacias digitais de adolescentes portugueses
A primeira parte apresenta o projeto, o seu quadro conceptual e a operacionalização do estudo longitudinal. Enunciam-se os passos que marcaram a definição de literacias digitais. Estas compreendem, além do domínio tecnológico e operativo, outros três domínios: navegação e processamento de informação; comunicação e interação; criação e produção de conteúdo. Nestes três domínios, a indicadores sobre competências autodeclaradas (o que consideram que sabem fazer) juntaram-se indicadores sobre o seu conhecimento digital.
A segunda parte caracteriza os 598 adolescentes que, em Portugal, responderam ao questionário. Destaca-se uma estabilidade na perceção positiva da sua saúde e bem-estar, individual e social, ainda que as raparigas apresentem maior vulnerabilidade. Diferenças de género esbatem-se na plena hegemonia do telemóvel e na escassa variação quanto ao tempo de ecrã. Coincidem quase todas as atividades diárias mais frequentes, mas a percentagem de raparigas que procura informação sobre saúde mental duplica a dos rapazes. Situações de risco foram perguntadas apenas a participantes mais velhos. Mais de dois terços dos adolescentes inquiridos a partir do 10º ano assinalam ter-se confrontado com situações que os incomodaram, com a liderança de conteúdos de ódio e de conteúdos prejudiciais à sua saúde. A reação a conteúdos sexuais e a sexting depende da intencionalidade ou não com que encontram essas situações. A agressão online é pouco referida, mas evidencia-se a exposição à desinformação.
A terceira parte incide sobre literacias digitais dos adolescentes portugueses, comparando-a com as de outros países do estudo longitudinal (Alemanha, Estónia, Finlândia, Itália e Polónia). Globalmente, os adolescentes dos seis países apresentaram valores mais elevados em conhecimento digital do que em competências digitais. No conhecimento, é clara a vantagem dos mais velhos, nas competências evidenciam-se os rapazes. Destacam-se níveis elevados de literacia digital em comunicação e interação, que lidera, enquanto navegação e processamento de informação se apresenta sempre na quarta e última posição.