Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
segunda-feira, 22 de julho de 2024
Mobilidade de docentes por motivo de doença 2024/2025 – Determinação da capacidade de acolhimento
Meia jornada para o Ano Escolar 2024/2025
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2024/2025
22 julho | 29 julho | Candidatura ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2024 - 1ª fase para candidatos ao contingente para emigrantes e candidatos com pedido de substituição de provas de ingresso por exames estrangeiros |
22 julho | 5 agosto | Candidatura ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2024 - 1ª fase - para os restantes candidatos |
26 agosto | 4 setembro | Candidatura ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2024 - 2ª fase |
21 setembro | 24 setembro | Candidatura ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2024 - 3ª fase |
sábado, 20 de julho de 2024
Acesso aos Manuais Escolares para 2024/2025
ACESSO AOS VALES RELATIVOS AOS MANUAIS ESCOLARES:
- A partir do dia 1 de agosto para os alunos dos seguintes anos de escolaridade: 1º Ciclo: 1º, 2º, 3º e 4º anos; 3º Ciclo: 9º ano;
- A partir do dia 8 de agosto para os alunos dos seguintes anos de escolaridade: 2º Ciclo: 5º e 6º anos; 3º Ciclo: 7º e 8º anos;
- A partir do dia 13 de agosto para os alunos dos seguintes anos de escolaridade: Secundário: 10º, 11º e 12º anos e outras ofertas formativas.
Lista de Escolas que integram o Programa TEIP4
sexta-feira, 19 de julho de 2024
Recursos tecnológicos existentes nas escolas
- Número médio de alunos por computador;
- Número médio de alunos por computador com ligação à internet;
- Parque informático;
- Internet.
Audição escrita - Concurso Interno e Externo
Negociação das medidas do Plano +Aulas +Sucesso
quinta-feira, 18 de julho de 2024
Novo modelo de avaliação externa dos alunos a partir de 2024/2025
- Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA) no 4.º e 6.º anos a Português, a Matemática e a uma disciplina rotativa a cada três anos, tal como previsto no Programa do Governo.
- Comparabilidade de resultados no Ensino Básico, que permitirá monitorizar a evolução da aprendizagem ao longo do tempo.
- Classificação eletrónica em todos os ciclos do Ensino Básico e, no Ensino Secundário, a partir de 2025/2026, após piloto no próximo ano letivo.
- Valorização do formato digital nos processos de avaliação com garantias de equidade.
- Não informa sobre a aprendizagem no final de cada ciclo de ensino;
- Os resultados não são atempadamente partilhados com as escolas;
- A escala de classificação das provas de aferição em categorias prejudica o escrutínio público;
- Não permite construir tendências sobre a aprendizagem dos alunos pela falta de comparabilidade das provas;
- As provas de aferição não são valorizadas pelas comunidades educativas.
- Este modelo impossibilitou um diagnóstico claro da perda de aprendizagem durante a pandemia, a definição de medidas de recuperação e a sua avaliação.
- Avaliação no fim de todos os ciclos de ensino (4.º, 6.º e 9.º anos e no Ensino Secundário);
- Comparabilidade dos resultados no Ensino Básico — provas deixam de ser públicas para serem utilizados itens âncora de ano para ano;
- Avaliação em suporte digital no Ensino Básico, com mecanismos para garantia de equidade;
- Classificação eletrónica em todos os níveis de ensino;
- Monitorização e reporte atempado (relatórios de alunos e escolas disponibilizados antes do novo ano letivo; relatórios nacionais divulgados em novembro; dados para escrutínio público até ao fim do ano civil).
- Garantia de que alunos passam, durante o ano letivo, um número mínimo de horas a realizar tarefas na plataforma do IAVE (Instituto de Avaliação Educativa);
- Provas-ensaio a meio do ano letivo, nas disciplinas com provas digitais ou híbridas, para familiarização atempada com o formato digital;
- Possibilidade de as provas-ensaio contarem para a classificação interna, em regime voluntário, no âmbito da autonomia das escolas.
quarta-feira, 17 de julho de 2024
Renovação de Colocação
Em horário de igual ou maior completude?
Em horário de igual ou menor completude?
Manifestação de preferências para contratação inicial e reserva de recrutamento de 17 a 23 de julho
Apresentação do MECI sobre a Preparação do Ano Letivo
Validação do Pedido de mobilidade de docentes por motivo de doença 2024/2025
Concurso para a Casa Pia de Lisboa
terça-feira, 16 de julho de 2024
Registo Biográfico Digital e Criação de Cartão do Professor
• Os registos biográficos do pessoal docente, em formato papel e de preenchimento manual, acompanham os docentes sempre que estes transitam entre estabelecimentos escolares em função das suas mobilidades
Identificação da Problemática
• Atualmente, os professores não dispõem de um registo digital agregado da sua situação profissional, pelo que o tratamento e consulta de dados é um processo complexo e burocrático
• Os registos biográficos dos professores são mantidos em formato papel e transitam entre escolas à medida que os docentes se movem
• Esta situação compromete a qualidade e a eficiência no acesso à informação, tanto para o docente como para o estabelecimento de ensino
• Existem custos associados à manutenção dos registos em papel e à logística envolvida na sua transferência entre estabelecimentos escolares Solução Futura
• Criação de um registo biográfico digital para os professores, no qual serão agregados todos os dados referentes à sua situação profissional, comummente disponíveis em formato papel
• Desenvolvimento de um Cartão Digital do Professor, a ser disponibilizado no id.gov, que incluirá o seu registo biográfico digital e todos os elementos da sua caracterização profissional
Prazo de implementação das medidas: 3º trimestre de 2025
Entidade Responsável: Direção Geral da Administração Escolar (DGAE)
Conselho de Ministros avança com Simplificação e Digitalização dos Serviços Públicos
Concurso Externo Extraordinário (EP Luanda) - Caracterização das Vagas
Encontra-se disponível até às 18 horas de dia 17 de julho de 2024 (hora de Portugal continental), a aplicação eletrónica do Concurso externo extraordinário da Escola Portuguesa de Luanda – Caraterização das Vagas.
Vagas ao concurso externo extraordinário da Escola Portuguesa de Luanda
Combater o insucesso e o abandono escolar precoce na Europa: perspetivas do Scirearly
segunda-feira, 15 de julho de 2024
Ebook - Projeto em Defesa do Oceano: contributos para a literacia do Oceano
Alterações ao Despacho da Profissionalização em Serviço
Educação, Ciência e Inovação - Gabinete do Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa
Indicação de componente letiva (I) de 15 a 19 de julho
Mobilidade de docentes por motivo de doença 2024/2025 – Formalização do pedido
domingo, 14 de julho de 2024
Dissolução do conselho diretivo do Instituto Camões
Assim, ao abrigo do artigo 20.º, n.º 9, alínea g), e n.º 10 da Lei n.º 3/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, e nos termos e com os fundamentos acima descritos, determina-se o seguinte:
1 - É dissolvido o conselho diretivo do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., cessando o mandato de todos os seus membros.
2 - O presente despacho produz efeitos a 12 de julho de 2024.