Um relatório transversal sobre o estado da educação em Portugal, que identifica os seus principais sucessos e constrangimentos, com o objetivo de promover um debate atualizado, informado e baseado em factos. Este olhar pretende-se amplo e procura incluir todas as fases e resultados educativos ao longo do ciclo de vida, das creches e educação pré-escolar aos doutoramentos, incluindo os resultados económicos e sociais dos investimentos em educação no mercado de trabalho e o papel central que o sistema de ensino superior desempenha no sistema científico e de inovação em Portugal.
Edulog - Fundação Belmiro de Azevedo
O retrato dos recursos humanos é de um corpo docente feminizado e envelhecido.
As professoras são em número muito superior ao dos professores, chegando a representar quase 90%
dos professores do 1.º ciclo do ensino básico.
A proporção de professores com 50 ou mais anos cresceu em ambos os níveis de ensino e nos vários ciclos, entre 2018/19 e 2022/23, revelando um défice na incorporação de profissionais mais jovens. Esta tendência compromete a renovação geracional e aumenta o risco de falta de pessoal qualificado num futuro próximo.
Simultaneamente, uma fatia importante de docentes com contratos a termo é um sinal de rotatividade
num quadro já envelhecido. Em conjunto, estes dados sugerem que o sistema enfrentará, na próxima
década, uma vaga de aposentações que exigirá políticas ativas de rejuvenescimento e de atração de novos
profissionais para garantir continuidade pedagógica e cobertura territorial equilibrada.
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