Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
quarta-feira, 16 de julho de 2025
Pautas dos exames do 9º ano afixadas nas Escolas
Mobilidade Interna 2025/2026 de 16 a 22 de julho
terça-feira, 15 de julho de 2025
Acesso ao Atestado Médico de Incapacidade Multiúso (AMIM) para a Mobilidade por Doença
- Todos os docentes que submeteram o pedido de MPD e neste momento ainda não têm o Atestado Médico de Incapacidade Multiúso (AMIM) vão ser colocados numa das escolas para que manifestaram preferência;
- Se forem muitos para a mesma escola pode ser necessário aplicar um critério de desempate que poderá ser a idade;
Exames Nacionais do Ensino Secundário 2025 – Resultados da 1.ª fase
Resultados das Provas Finais do 9º ano serão enviados amanhã
Concursos Interno e Externo de vinculação de docentes às EPERP – Notificação da decisão da reclamação
segunda-feira, 14 de julho de 2025
ACESSO AOS VOUCHERS RELATIVOS AOS MANUAIS ESCOLARES
Intervalo «Nuke»; Das origens Israelo-Iraniana - Opinião de Carlos Calixto
sábado, 12 de julho de 2025
Relatório Eurydice: “Recommended annual instruction time in full-time compulsory education in Europe 2024/2025”
sexta-feira, 11 de julho de 2025
Taxa de retenção no secundário atingirá 9,6% em 2024
quinta-feira, 10 de julho de 2025
Vagas para os concursos interno e externo do ensino artístico da música e dança
Concurso de docentes do ensino artístico especializado da música e da dança – Caracterização das vagas
Aplicação disponível entre os dias 10 e 16 de julho de 2025 (18:00 horas de Portugal continental) para os responsáveis pelos estabelecimentos de ensino efetuarem a caracterização das vagas constantes na Portaria n.º 264-A/2025/1, de 9 de julho.
Petição - Pela Antecipação do Fim do Ano Letivo no 1.º Ciclo do Ensino Básico!
quarta-feira, 9 de julho de 2025
Estudo de avaliação de impacto do Projeto-Piloto Manuais Digitais nas aprendizagens dos alunos PPMD
Os resultados mostram que a participação no PPMD não teve efeitos sistemáticos no desempenho académico dos alunos:
- Ao nível da avaliação externa, não se verificarm efeitos estatisticamente significativos nos resultados das provas finais do ensino básico nem nos exames nacionais.
- Nas classificações internas, os impactos não foram estatisticamente significativos na maioria dos casos. No 5.º e no 6.º ano surgem alguns efeitos significativos em disciplinas específicas, mas com magnitude muito reduzida e sem relevância educativa (magnitude igual ou inferior a 0.1 numa escala de 1-5).
Foi ainda analisado se o impacto variava com a duração da participação. Verificaram-se efeitos pontuais e limitados a certos anos, disciplinas e durações, sem uma tendência clara ou cumulativa.
A exceção é na disciplina de História A no ensino secundário, em que houve uma melhoria associada à participação prolongada, mas esse efeito não se repetiu noutras disciplinas, confirmando a ausência de impactos sistemáticos.
Avaliação de Impacto do Projeto-Piloto dos Manuais Digitais (PPMD) nas Aprendizagens dos Alunos
Indicação de componente letiva (I)
terça-feira, 8 de julho de 2025
Smartphones - Manuais Digitais - Aprendizagens Essenciais - Cidadania e Desenvolvimento
Circular: vigência dos contratos de trabalho em funções públicas a termo resolutivo incerto para substituição de docente
Montantes de apoio aos docentes em funções nas Escolas Portuguesas no Estrangeiro
Publicado o Despacho que define os termos e os montantes de apoios a que têm direito os membros das direções das escolas portuguesas no estrangeiro, os respetivos adjuntos e os docentes que se desloquem de Portugal para o exercício de funções nessas escolas.
segunda-feira, 7 de julho de 2025
Dispensas sindicais para 2025/2026
Novas regras reduzem em 35% mobilidades estatutárias no ano letivo de 2025/2026
Cessação dos Contratos de Trabalho em Funções Públicas - A posição do SIPE
Orientação enviada a 03/07/2025:
“Exmo/a. Sr/a Diretor/a / Presidente de CAP,
No seguimento do email enviado pela DGAE no dia 23 de junho de 2025, relativamente à subalínea ii. da alínea c), tendo em consideração a atratividade da carreira e a valorização dos docentes que prestaram funções ao longo do ano letivo, vimos por este meio informar que os contratos de trabalho em funções públicas a termo resolutivo incerto celebrados com fundamento na substituição temporária de trabalhador, realizados em 2024/2025, em que os docentes substitutos desempenharam funções até ao final do ano letivo, devem ser finalizados a 31 de agosto de 2025.
Esta decisão visa garantir a estabilidade das equipas pedagógicas e o cumprimento das tarefas adstritas aos docentes após o ano letivo, reforçando e reconhecendo o papel fundamental dos docentes substitutos.
Para esclarecimentos adicionais poderá V. Ex.ª enviar mensagem via E72 para Área “Aplicações eletrónicas” > Tema “Finalização da Colocação”.
Com os melhores cumprimentos,
A Subdiretora-Geral da Administração Escolar,
Joana Gião”
Valorizar quem está! Atrair quem vem!
domingo, 6 de julho de 2025
Mobilidade Estatutária 2025/2026
A submissão da proposta de mobilidade estatutária de docentes, nos termos previstos nos artigos 67.º e 68.º do Estatuto da Carreira Docente, decorrerá nos dias 7 e 8 de julho (18 horas continentais).
O prazo para a aceitação por parte do docente decorrerá de 7 a 9 de julho (18 horas continentais).
sexta-feira, 4 de julho de 2025
Projeto C.A.F.E. Timor-Leste - Procedimento concursal 2026
Contratos de associação de educação pré-escolar 2025/2026
quinta-feira, 3 de julho de 2025
Medidas aprovadas em Conselho de Ministros
Nova informação sobre a finalização dos contratos
No seguimento do email enviado pela DGAE no dia 23 de junho de 2025, relativamente à subalínea ii. da alínea c), tendo em consideração a atratividade da carreira e a valorização dos docentes que prestaram funções ao longo do ano letivo, vimos por este meio informar que os contratos de trabalho em funções públicas a termo resolutivo incerto celebrados com fundamento na substituição temporária de trabalhador, realizados em 2024/2025, em que os docentes substitutos desempenharam funções até ao final do ano letivo, devem ser finalizados a 31 de agosto de 2025.
Esta decisão visa garantir a estabilidade das equipas pedagógicas e o cumprimento das tarefas adstritas aos docentes após o ano letivo, reforçando e reconhecendo o papel fundamental dos docentes substitutos.
Para esclarecimentos adicionais poderá V. Ex.ª enviar mensagem via E72 para Área “Aplicações eletrónicas” > Tema “Finalização da Colocação”.
A Subdiretora-Geral da Administração Escolar,
Joana Gião