segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nova proposta do MEC - Reuniões de 29 e 30 de Agosto

(A negrito as alterações à 1ª versão de 12 de agosto)

Negociações com o MEC nas televisões

(Notícia TVI)

Negociações ou trocas?


Diário de Notícias 29/'8/2011

Resolve-se um problema originando injustiças entre os docentes!

O Governo decidiu prorrogar por mais um ano a licença sem vencimento dos docentes de português contratados por instituições estrangeiras nos EUA, Canadá, Austrália e Alemanha.
Assim, assegura-se que os filhos destes portugueses no estrangeiro não perderão o contacto com a cultura portuguesa e que estes professores, a trabalhar em associações ou entidades estrangeiras que promovem e divulgam o ensino da língua e da cultura fora do território nacional, tenham salvaguardados todos os direitos e deveres correspondentes ao exercício efectivo da actividade docente.
Informação do MEC, de 27/08/2011

Mais uma ronda de negociações com Ministério da Educação

Sindicatos de docentes e Ministério da Educação voltam hoje às negociações sobre a avaliação de desempenho docente, com as organizações sindicais à espera de ver quais as propostas dos diferentes sindicatos que a tutela aceitou e quais as alterações propostas à primeira versão do documento apresentado a 12 de agosto.

domingo, 28 de agosto de 2011

Para uma tarde calma e fresca de verão

Mestrados e Doutoramentos na Universidade do Minho - Instituto de Educação

(clicar para ampliar)

Opinião - João Ruivo

Há várias maneiras de escrever sobre a educação e para os educadores. Umas, são marcantes e sobrevivem às pequenas mediocridades com que somos bombardeados todos os dias. Outras, passam despercebidas no rol de publicações que se recebem mensalmente nas redacções dos jornais da especialidade.
"Confesso que Vivi" é uma obra que, indiscutivelmente, pertence à selecção de primeiras águas nas publicações pedagógicas que nos chegaram durante o ano lectivo que agora termina.
Da autoria de Cármen Guaita, Confesso que Vivi é uma edição da San Pablo, incluída na sua colecção Psicologia y Educación, a merecer uma tradução para língua portuguesa.
A autora é professora especialista em Ciências Sociais e em Pedagogia Terapêutica e trabalhou durante mais de duas décadas como docente em Madrid, Extremadura e nas Ilhas Canárias. Na actualidade é secretária de comunicação na Associação Nacional de Professores de Espanha, onde ajudou a criar e dirigiu o Defensor del Profesor. Autora de várias obras educativas, colabora regularmente em programas de televisão e de rádio em Espanha.
A receita desta obra é, aparentemente, simples. Porém, o resultado é genial. Cármen Guaita, que domina com mestria e muita inteligência emocional e técnica da entrevista seleccionou um conjunto de temas educativos, que ordenou por ordem alfabética, e que serviram de motivo a profundas e estimulantes entrevistas abertas com um grupo de personalidades públicas de reconhecido mérito nessas áreas do saber.
O resultado é uma obra, simultaneamente densa, mas de muito fácil e apetecível leitura, dados os diferentes ângulos de abordagem do fenómeno educativo, bem como da diversidade de pontos de vistas aí apresentados.
Segundo os temas por ordem alfabética, com António Lopez aprenderemos para que serve aAusteridade; falaremos de Beleza com Pastora Veja; Fernando Savater explicará o significado da palavra Cidadania; Juan Manual Prada esboçará um panorama da Cultura, eterna companheira da educação; Jorge Valdano fala-nos de valores associados ao Desporto; Carmelo Gómez revelará os segredos da Disciplina; Nicolás Fernandez explica a importância do Esforço no sucesso escolar; Blanca Lopez Ibor descreve melhor que ninguém o que significa a Esperança; Javier Urra aborda a situação actual da Família; Maria Ángeles Fernández, que acabou de adoptar um filho, abre uma janela sobre o valor da Generosidade; Ana Isabel Saz explicará o papel da Identidade na adolescência; Juan Carlos López, filósofo e jurista, tentará deixar claro o que é isso da Liberdade; Federico Mayor Zaragoza, que dedicou a sua vida à cultura da Paz, tentará transmitir a sua longa e rica experiência; Alejandra Vallejo-Nágera fala-nos sobre a Responsabilidade; Ignácio Calderón sobre a Solidariedade; pela voz de Eugenia Adam chega-nos o valor da Tolerância; Jesus Poveda reafirma o valor da Vida; Victor Ullate realça a força da Vontade; e, com três jovens, reflecte-se a importância dos Valores na escola e na sociedade.
Trata-se, pois, de uma obra de abordagens diversificadas sobre a educação e, sobretudo sobre a educação com recurso aos valores. Na verdade, como refere Cármen Guaita, a nossa sociedade busca a felicidade no bem-estar, esquecendo-se que o sentido a atribuir às coisas é mais importante que a felicidade em si.
A autora refere que a chave da educação reside na nossa capacidade de ajudar os nossos filhos e educandos a ser felizes e capazes de fazer felizes todos os que os rodeiam. Para ela as ferramentas com que se educa são, a maior das vezes, o amor e o senso comum. Por isso, a esperança que livros como o que hoje aqui apresentamos ajudem os pais e os professores a utilizar mais um instrumento pedagógico que os ajude a navegar no sentido da construção de uma família mais formativa, de uma escola mais sábia e de uma sociedade mais justa.
João Ruivo

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Bom fim de semana!

"Entre os destroços ficou apenas a promessa de um novo modelo..."


Um texto do Paulo Guinote em A Educação do meu Umbigo em versão original do publicado no semanário SOL de hoje.

"Ganhas as eleições por tão vocais críticos da ADD, esperou-se que o novo Governo assumisse as posições anteriores. Ilusão rapidamente desfeita, com argumentos fracos, esgrimidos por figuras de segunda ordem da nova situação. Entre os destroços ficou apenas a promessa de um novo modelo, o que fez manter alguma esperança, em especial entre os que acreditavam que o novo ministro optaria por uma solução de rigor e que rasgasse com as más práticas detectadas e denunciadas."

O melhor é esperar... sentados!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ofício Circular da DGRHE - Apresentação no prazo de 72 horas

...
"Ao abrigo do disposto na referida previsão legal, no sentido de garantir aos professores as condições de trabalho necessárias ao início do ano lectivo e por orientação de Sua Excelência o Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar é concedido aos candidatos que obtiverem colocação nas necessidades transitórias nas listas a publicitar no próximo dia 31 de Agosto, a possibilidade de se apresentarem no agrupamento de escolas ou escola não agrupada onde sejam colocados no prazo de setenta e duas horas, correspondentes aos três primeiros dias úteis seguintes à comunicação da colocação."

É urgente...


  • Acabar com a cultura da cunha e do compadrio nas contratações;
  • Alterar a legislação em vigor;
  • Incluir as escolas TEIP nos concursos nacionais e nas preferências de todos os docentes para que acabem os fatos (critérios) por medida para certos clientes, alguns deles perfeitamente inacreditáveis;
  • Retirar o efeito dos resultados da ADD.
O sistema de recrutamento e seleção de professores vigente em Portugal não é perfeito, mas dificilmente vamos encontrar melhor solução por causa da enraizada cultura da cunha e do compadrio, vícios que continuam a fazer de nós um país pobre e atrasado. 
Vejam-se os critérios que algumas escolas fixam para a contratação de docentes onde, em alguns casos, só falta designar o destinatário das vagas a concurso. 

Continua a decorrer a Contratação de Escola através da página eletrónica da DGRHE

A fruta ainda está verde! A 1 de setembro vai ficar madura!


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Informação da DGIDC sobre o acordo ortográfico

De acordo com a resolução n.º 8 do Conselho de Ministros, de 25 de Janeiro de 2011, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entra em vigor no sistema educativo português no ano letivo de 2011/2012.

O portal da DGIDC disponibiliza para professores, alunos, famílias e público em geral informação relevante sobre o Acordo Ortográfico, bem como propostas de atividades que poderão vir a ser desenvolvidas nas escolas.

As novidades de hoje comunicadas pelo Mário Nogueira

É claro que os professores têm que manter o vínculo à sua escola/agrupamento e a afetação administrativa é apenas para os docentes ainda em QZP!

Dias de frustração!

"Não me conformo com a tirania pedagógica, a pelintrice política e académica ..."


Eu quero avaliação para todos, mas não quero esta ADD para ninguém. E por toda a Europa, estou muito e bem acompanhado - Parte II


“O carro à frente dos bois”

O Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida fez publicar no Diário da República o Despacho n.º 10580/201, de 2011-08-23, que revoga a alínea b) do n.º 4 do artigo 11.º do despacho n.º 5328/2011, publicado na 2.ª série do Diário da República, de 28 de março. 
Com a publicação deste despacho, o Secretário de Estado retirou aos relatores/avaliadores as horas que lhes foram atribuídas para o exercício do cargo no período em que mais trabalho terão que executar. 
A grande maioria das escolas marcou como data limite, para a entrega dos relatórios de autoavaliação dos docentes pertencentes aos quadros, o dia 31 de agosto. A partir dessa data o processo ficará nas mãos do relator para efetuar a leitura e apreciação do referido relatório, para a realização de uma possível entrevista individual ao avaliado, quando este a requeira, para o preenchimento da ficha de avaliação global com a proposta de classificação final e a sua presentação ao júri de avaliação e para preenchimento de todos os documentos em suporte digital e/ou em papel. 
Por outro lado, o despacho, agora publicado, contraria de forma ilegítima, na minha modesta opinião, o disposto no nº 3, do Artigo 14º, do Decreto Regulamentar nº 2/2010; “Os relatores que não exerçam em exclusividade as funções referidas no n.º 6 do artigo 35.º do ECD beneficiam da redução de um tempo letivo por cada três docentes em avaliação.” 
Não estando concluído o processo de ADD (a data limite é 31 de dezembro), ao abrigo do Decreto Regulamentar nº 2/2010, de 23 de junho, esta decisão é irregular e ilegal e obrigará todos os relatores a concretizar este trabalho fora do seu horário e em regime de voluntariado! Se todos os relatores se recusarem a fazê-lo, o processo de avaliação ficará parado e só se irá concluir se estes educadores e professores se deixarem sujeitar a mais esta arbitrariedade de quem não assumiu politicamente promessas e compromissos eleitorais e que agora pretende concluir o processo à custa dos próprios docentes que, na  grande maioria, exigiram a sua suspensão. 
Em 1 de Setembro o processo de avaliação do desempenho pode e deve ficar parado e até nunca se concluir!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Hoje foi a vez dos grandes, mas não saiu grande coisa



Campanha DGC - APED : "Regresso às aulas em segurança"

No âmbito da cooperação institucional entre a APED e a Direcção Geral do Consumidor, a APED promove a campanha dedicada ao período de “regresso às aulas” que alerta para questões relacionadas com a segurança e cuidados a ter na escolha e utilização do material escolar.

Para consultar o documento clique aqui

Contrariando a legislação em vigor

Colocações a 31 de agosto e com 3 dias para apresentação ao serviço!
As colocações de professores para o próximo ano lectivo vão ser publicadas no dia 31 de Agosto, mas em vez de apenas um dia para se apresentarem na escola atribuída os docentes vão ter três dias para o fazer. A revelação foi feita hoje pelo Mário Nogueira à saída da primeira reunião, com a equipa negociadora do MEC, para discutir o novo modelo de avaliação.

Revogada a atribuição de horas para o exercício do cargo de relator

Revoga a alínea b) do n.º 4 do artigo 11.º do despacho n.º 5328/2011, publicado na 2.ª série do Diário da República, de 28 de Março

A primeira ronda de negociações