sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Os números do Concurso

Comunicado do MEC

Do total de 13130 docentes de carreira opositores à mobilidade interna, foram colocados 11936. Prevê-se que o número de docentes de carreira que ficou por colocar (373 docentes QA/QE sem componente letiva e 821 docentes QZP) venha a reduzir significativamente ao longo das próximas semanas.

Destes horários, 11936 foram preenchidos por professores de carreira (1606 docentes QA/QE sem componente letiva e 10330 docentes QZP), 2833 por docentes contratados em horários de contratação inicial e 949 por docentes contratados que renovaram a sua colocação, tendo em vista a continuidade pedagógica, em benefício dos alunos.


Necessidades Transitórias
2015*i
Candidaturas
Candidatos
Colocados
QA/QE
1979
1606
QZP
11151*ii
10330
Totais (Quadros)
13130
11936






Contratação Inicial
25296
2833
Renovações
1434
949
Totais (Contratação)
26730
3782

Horários
Recolha de Horários


Pedidos Escolas

17850*ii
Colocações


QA/QE

1606
QZP

10330*ii
Contratação Inicial

2833
Renovações

949
Totais

15718

*i – Ano de concurso interno e externo
*ii – Por se tratar de ano de concurso interno e externo, todos os QZP foram opositores à mobilidade interna.

Publicadas as Listas da Mobilidade Interna e Contratação Inicial

Publicitação das listas definitivas de Ordenação, Exclusão, Colocação, Não Colocação, Desistências, Retirados, Renovação e Colocação Administrativa de Mobilidade Interna e Contratação Inicial 2015/2016

Mobilidade Interna – ano escolar de 2015/2016

Listas definitivas de Ordenação, Exclusão, Colocação e Não Colocação

100 – Educação Pré-EscolarOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
110 – 1º Ciclo do Ensino BásicoOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
120 – Inglês (1º Ciclo do Ensino Básico)OrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
200 – Português e Estudos Sociais-HistóriaOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
210 – Português e FrancêsOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
220 – Português e InglêsOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
230 – Matemática e Ciências da NaturezaOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
240 – Educação Visual TecnológicaOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
250 – Educação MusicalOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
260 – Educação FísicaOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
290 – Educação Moral e Religiosa CatólicaOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
300 – PortuguêsOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
310 – Latim e GregoOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
320 – FrancêsOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
330 – InglêsOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
340 – AlemãoOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
350 – EspanholOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
400 – HistóriaOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
410 – FilosofiaOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
420 – GeografiaOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
430 – Economia e ContabilidadeOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
500 – MatemáticaOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
510 – Física e QuímicaOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
520 – Biologia e GeologiaOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
530 – Educação TecnológicaOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
540 – EletrotecniaOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
550 – InformáticaOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
560 – Ciências AgropecuáriasOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
600 – Artes VisuaisOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
610 – MúsicaOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
620 – Educação FísicaOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
910 – Educação EspecialOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
920 – Educação EspecialOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação
930 – Educação EspecialOrdenaçãoExclusãoColocaçãoNão Colocação

Lista definitiva de Retirados – Consulte

Lista definitiva de Colocação Administrativa – Consulte

Listas definitivas de Ordenação, Colocação e Não Colocação

100 – Educação Pré-EscolarOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
110 – 1º Ciclo do Ensino BásicoOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
120 – Inglês (1º Ciclo do Ensino Básico)OrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
200 – Português e Estudos Sociais-HistóriaOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
210 – Português e FrancêsOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
220 – Português e InglêsOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
230 – Matemática e Ciências da NaturezaOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
240 – Educação Visual TecnológicaOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
250 – Educação MusicalOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
260 – Educação FísicaOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
290 – Educação Moral e Religiosa CatólicaOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
300 – PortuguêsOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
310 – Latim e GregoOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
320 – FrancêsOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
330 – InglêsOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
340 – AlemãoOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
350 – EspanholOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
400 – HistóriaOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
410 – FilosofiaOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
420 – GeografiaOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
430 – Economia e ContabilidadeOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
500 – MatemáticaOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
510 – Física e QuímicaOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
520 – Biologia e GeologiaOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
530 – Educação TecnológicaOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
540 – EletrotecniaOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
550 – InformáticaOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
560 – Ciências AgropecuáriasOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
600 – Artes VisuaisOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
610 – MúsicaOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
620 – Educação FísicaOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
910 – Educação EspecialOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
920 – Educação EspecialOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação
930 – Educação EspecialOrdenaçãoColocaçãoNão Colocação

Lista definitiva de Desistências – Consulte

Lista definitiva de Retirados – Consulte

Lista definitiva de Renovação – Consulte

Oferta de Emprego - Região Autónoma dos Açores


  Projeto de Lista Ordenada de Graduação

  Lista Ordenada de Graduação

  Lista de Não Colocados
  Colocações
DataGrupos onde ocorreram colocações
27-08-2015 
 

Contratação Inicial Região Autónoma da Madeira

Listas do Concurso Contratação Inicial


Lista ordenada provisória de candidatos admitidos (27/08/2015)

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

AEC para o ano letivo 2015/2016 - Aplicação disponível

Informa-se que se encontra disponível a plataforma para contratação dos Técnicos das AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular, na página eletrónica da Direção-Geral da Administração Escolar (www.dgae.mec.pt). 

A utilização da aplicação informática para a divulgação e a inscrição do processo de seleção é obrigatória para os agrupamentos de escolas. (n.º 3, do artigo 6.º, do Decreto-Lei n.º 212/2009, de 3 de setembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-lei n.º 169/2015, de 24 de agosto). 

Nota Informativa - Plataforma para contratação técnicos AEC 2015/2016.pdf



A consulta do Manual deve ser antecedida da leitura Decreto-Lei n.º 212/2009, de 3 de setembro com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 169/2015, de 24 de agosto que estabelece o regime aplicável à contratação de técnicos, por parte dos municípios e agrupamentos de escolas da rede pública, que asseguram o desenvolvimento das atividades de enriquecimento curricular (AEC) no 1.º ciclo do ensino básico, e Portaria n.º 644-A/2015, de 24 de agosto de 2015.



AEC - “Atividades de enriquecimento curricular para o ano letivo 2015/2016”

Aplicação disponível

Legislação:


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Rede TIC e Sociedade - I Congresso Nacional de Professores de Informática

CNPII Congresso Nacional de Professores de Informática realiza-se nos dias 2 e 3 de outubro de 2015, em Lisboa, no auditório da Microsoft.

O congresso tem como lema “BUILD THE NETWORK”, e pretende desenvolver uma reflexão, entre docentes de informática, de diferentes níveis de ensino, mas também com outros agentes educativos, envolvidos no desenvolvimento do ensino da informática em Portugal.
O congresso centra-se em torno dos temas:

· Ensino da informática em Portugal: que futuro?

· O ensino da informática e o mercado de trabalho.

· Tecnologias - O formal e o informal.

· O Papel das Fundações/Associações no desenvolvimento das tecnologias.

· Desenvolvimento profissional do docente de informática.

O evento decorre no formato de formação acreditada, na modalidade de curso, e as inscrições devem ser efetuadas até ao dia 15 de setembro.

A opinião de Santana Castilho no Público

Para os pais que não são professores, isto pode ser difícil de entender

Santana Castilho - Público

É real e de conhecimento pessoal. Tem 53 anos, 26 de profissão a que se entregou com amor, hoje cansado. Estava efectivo a 160 quilómetros diários (80 para lá e 80 para cá) da casa onde vive com duas filhas. Concorreu para mudança de quadro de escola, para se aproximar da residência. Conseguiu colocação numa escola 40 quilómetros mais perto (20 para lá e 20 para cá). Dois dias depois, o absurdo caiu-lhe em cima: a escola onde o colocaram não tem horário para ele. Alma angustiada, empurraram-no para a dança macabra da “mobilidade por ausência de componente lectiva”, que pode terminar em “requalificação” e despedimento.

Está apresentado. É um dos muitos, com vidas adiadas. Algumas, para sempre! É professor.

Daqui a dias vai falar-se, muito, do costume: das crianças que voltam às aulas, do que os pais gastaram para lá as pôr e das escolas que ainda não abriram. Não se falará, certamente, da situação profissional dos professores.

São muitos os estudos que têm procurado estabelecer o impacto das condições de trabalho na saúde física e mental dos profissionais. Esse impacto, em organizações humanamente evoluídas, é também assumido como um dos indicadores determinantes do grau de eficácia das organizações. Claro está que não estou a falar do nosso ministério da Educação, para quem pouco importa que cresçam exponencialmente os níveis de ansiedade dos professores e diminuam os que medem a motivação profissional. É outra a eficácia que atrai o interesse do ministério.

O stress ocupacional crónico (desequilíbrio entre as exigências e a capacidade de lhes responder) está genericamente presente na classe dos professores e pode originar o chamado burnout, entendido como um estádio continuado de fadiga física e psicológica. Sendo um problema das pessoas, é, antes, um problema do clima social criado e das organizações para as quais as pessoas trabalham.

Um pouco por toda a parte, é a insuspeita OCDE que o diz, os professores apresentam índices de mal-estar superiores, quando comparados com outros profissionais. A Organização Internacional do Trabalho classificou a profissão como de risco físico e mental e os que lidam de perto com os professores portugueses identificam níveis consideráveis de exaustão emocional, face ao aumento de situações problemáticas e desagradáveis, designadamente impotência para reagir e resolver perturbações de comportamento por parte dos alunos, e conflitos importantes de compatibilização da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

Há dias, noticiava-se num telejornal que os médicos do hospital de Faro estavam exaustos. Motivo? O aumento sazonal da população estava a obrigá-los a 48 horas de “banco” por semana. É fácil avaliar o nível de responsabilidade que se abate sobre um médico, particularmente em serviço de urgências. Não é difícil admitir que os médicos têm limites humanos e que tal stress imposto diminui, forçosamente, a capacidade para responderem ao que lhes é pedido. Se, genericamente, não terei dificuldade em ganhar apoiantes para o que acabo de afirmar, o mesmo não direi quando a reflexão analisa os níveis de responsabilidade, stress e carga de trabalho a que os professores estão sujeitos.

As referências habituais à carga de trabalho dos professores raramente procuram perceber a influência que ela pode ter na qualidade das aprendizagens dos alunos e no contributo que dá (ou não dá) para o seu processo de desenvolvimento humano. Outrossim, quase sempre se centram em comparações injustas e descabidas, a maior parte das vezes movidas por essa chaga que é a inveja social. E por aqui chego ao que deu título à crónica de hoje. Estava no blog de Diana Ravitch, que muitos professores conhecerão. Não sei eu, nem sabe ela, quem foi o autor. Mas é uma bela proposta. Pode ser que muitos pais portugueses a aceitem, quando em breve voltarem a levar os filhos à escola. Reza assim, em tradução livre:

“Cinco dias por semana, ensinamos os vossos filhos./Significa isso que os educamos./ Que brincamos com eles./ Que os disciplinamos./Que nos divertimos com eles./ Que os consolamos./ Que os elogiamos./ Que os questionamos./Que batemos com a cabeça na parede por causa deles./ Que rimos com eles./ Que nos preocupamos com eles./ Que tomamos conta deles./ Que sabemos coisas deles./ Que investimos neles./ Que os protegemos./ Que os amamos./Todos nos deixaríamos matar pelos vossos filhos./Não está escrito em lado nenhum./ Não faz parte do manual do professor./ Não vem citado nos nossos contratos./ Mas todos o faríamos.

Por isso, por favor, hoje à noite, dêem aos vossos filhos, sim, um abraço muito, muito apertado.

Mas na segunda-feira, se virem os professores dos vossos filhos, abracem-nos também a eles.”
Público, 26/08/2015