O alargamento da escolaridade obrigatória a 12 anos criou a necessidade de definir um perfil de competências do aluno no final desse percurso e de entender o modo como o sistema educativo deve promover esse fim.
Sendo certo que nos últimos anos tem havido trabalho curricular sobre disciplinas, esse trabalho tem sido feito de forma fragmentada, sem que seja claro qual o contributo de cada disciplina para o todo.
Torna-se assim necessária a construção de um perfil que permita uma gestão flexível, contextualizada e integrada do currículo, em linha com os projetos internacionais de definição de um perfil de aprendizagens essenciais, de competências sociais e relacionais que se consubstanciem numa predisposição para aprender ao longo da vida.
Para a construção deste perfil de referência, foi nomeado, por despacho do Secretário de Estado da Educação, o seguinte grupo, coordenado por Guilherme de Oliveira Martins:
- Guilherme de Oliveira Martins – Fundação Calouste Gulbenkian
- Teresa Calçada - ex-coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares
- Rui Vieira Nery - Fundação Calouste Gulbenkian e FCSH da Universidade Nova de Lisboa
- Carlos Sousa Gomes - Professor do Ensino Básico e Secundário (Escola Francisco Arruda)
- Manuela Encarnação - Professora do Ensino Básico e Secundário (Escola Almeida Garrett)
- Maria João Horta - Educom e Universidade Nova de Lisboa
- Sónia Valente Rodrigues - Universidade do Porto
- José Leon Acosta - Universidade de Lisboa e Conselho Nacional de Educação
- Joana Brocardo - Instituto Politécnico de Setúbal
- José Vítor Pedroso – Diretor-Geral da Educação
- Luísa Ucha – Adjunta do Gabinete do Secretário de Estado da Educação
Constituem-se ainda como consultores desta equipa, para assegurar a articulação deste perfil com as melhores práticas internacionais, com a educação dos 0 aos 6 anos, com a educação especial e inclusiva e com a aprendizagem ao longo da vida, os seguintes especialistas convidados:
- Andreas Schleicher - OCDE
- Joaquim Azevedo - Universidade Católica Portuguesa
- David Rodrigues - Pró-inclusão
- Alexandra Marques - Fundação Aga Khan