Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
terça-feira, 28 de março de 2023
Sessões de formação aos Conselhos Gerais
Alterações ao regime jurídico de constituição e funcionamento das Ordens Profissionais
Publicada hoje, no Diário da República, a alteração à Lei n.º 2/2013, de 10 de janeiro, que estabelece o regime jurídico de criação, organização e funcionamento das associações públicas profissionais, e à Lei n.º 53/2015, de 11 de junho, que estabelece o regime jurídico da constituição e funcionamento das sociedades de profissionais que estejam sujeitas a associações públicas profissionais
segunda-feira, 27 de março de 2023
O ME a violar o direito à greve. Sindicatos já apresentaram queixa na PGR
Propinas e apoios financeiros existentes no ensino superior em Portugal e na Europa
- Em Portugal, todos os estudantes são obrigados a pagar propinas.
- A taxa diferenciada com base no campo de estudo ou tipo de programa é aplicada para estudos de segundo ciclo.
- Isenções e reduções não estão disponíveis.
- O apoio financeiro direto, sob a forma de subsídios baseados nas necessidades e no mérito, está disponível apenas para estudantes a tempo inteiro e a tempo parcial. Os empréstimos estão disponíveis apenas para estudantes de casa.
- O apoio financeiro indireto é fornecido através de benefícios fiscais para os pais dos alunos e alocações familiares.
- Os limites de idade são aplicados apenas no que diz respeito ao acesso aos abonos de família.
Curso de formação online “Competência digital docente: avaliação pedagógica”
- Ao longo deste curso irá:Aprofundar o conceito de Avaliação, refletindo sobre potencialidades e constrangimentos do recurso a tecnologias digitais para diversificar formatos, estratégias e informar práticas;
- Explorar tecnologias digitais que podem apoiar a diversificação de estratégias de avaliação, a recolha de evidências e a prestação de feedback;
- Refletir sobre os desafios colocados por tecnologias/tendências emergentes (p. ex. inteligência artificial, analytics, dataficação) nos processos de avaliação;
- Desenhar avaliações apoiadas por ferramentas digitais, selecionando aquelas que melhor respondem ao objetivo e conteúdo da avaliação.
domingo, 26 de março de 2023
Associações sindicais de professores queixam-se do Governo à Comissão Europeia
A defesa do direito à greve e à liberdade sindical é causa maior para nós, tanto em Portugal e nas instituições nacionais como nas europeias
Lisboa, 25 de março de 2023
As organizações sindicais
ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU
sábado, 25 de março de 2023
Redução das tarefas burocráticas? Monitorização do Plano 21|23 Escola+
• a todos os estudos e relatórios de monitorização já produzidos (com breve sumário, período de recolha de dados e de disponibilização pública), bem como aos estudos e relatórios em desenvolvimento, com publicação prevista no âmbito do Plano;• ao estado de implementação de cada ação específica e seus principais indicadores e resultados.
• seleção de estudos e relatórios de monitorização realizados, ou em curso, por organismos e estruturas do Ministério da Educação diretamente responsáveis pela sua conceção e edição;• pesquisa do estado de execução das medidas de cada um dos eixos do Plano 21|23 Escola+;• cruzamento das informações relativas à monitorização de cada ação específica com os respetivos roteiros, que apresentam, para muitas das ações, a descrição dos seus objetivos e procedimentos, acompanhados de sugestões de práticas, para implementação nas escolas.
sexta-feira, 24 de março de 2023
A resposta do governo ao aumento do custo de vida é insuficiente
- IVA zero num cabaz de bens essenciais de abril a outubro, (ainda não fora revelados detalhes)
- Aumento do subsídio de refeição para 6 euros
- Subida adicional de 1% nos salários da função pública. O aumento adicional de salários em 2023, de 1%, aplicar-se-á a todos os Funcionários Públicos, independentemente do seu nível salarial.
- Apoio às famílias mais vulneráveis de 30 euros por mês, mais 15 euros por mês por cada criança, durante o ano de 2023.
Reserva de Recrutamento n.º 26
Nota informativa – Reserva de recrutamento n.º 26
Pré-requisitos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano letivo de 2023-2024
Petição: Fim do Projeto MAIA
Fim do Projeto MAIA
A luta vai continuar!
Quanto à luta dos professores, o que se passou na reunião de 22 de março confirmou a necessidade da sua continuação.
As organizações sindicais
ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU
quinta-feira, 23 de março de 2023
Migalhas para uns e nada para outros é a proposta do ME
A. Recuperação do tempo em que os docentes ficaram a aguardar vaga no 4.º e no 6.º escalões a partir do ano de descongelamento.
B. Isenção de vagas do 5.º e 7.º escalões para todos os professores posicionados entre o 1.º e o 6.º
C. Redução de um ano na duração do escalão para os docentes que estão num escalão superior ao 6.º e que não tenham ficado a aguardar vaga de acesso.
Quem não fica abrangido? - (Leia-se quem não tem nada)? Todos os docentes que:1. Não estavam em funções em 30/08/2005, inclusive; - Estes docentes estão sujeitos a a vagas e a quotas2. Não trabalharam durante TODO o período de congelamento - Basta um dia, um contrato incompleto, uma licença sem vencimento ... para não serem abrangidos. Estes docentes estão sujeitos a a vagas e a quotas3. Quem ficou isento de vaga por força da avaliação.4. Os docentes que estão no topo da carreira implicando consequências financeiras na aposentação.
• Uma grande parte dos docentes continua a não chegar ao topo da carreira;• O tempo do congelamento não é contabilizado;• Não são corrigidas as assimetrias entre as transições de carreira;• Não são corrigidas as ultrapassagens;• Não são eliminadas as vagas e as quotas;• Não são reabertos novos processos negociais propostos pelo SIPE tais como aposentação, mobilidade por doença, horários de trabalho, entre outros.
1 - QUOTAS E VAGAS - com passagem a 100% de todos os docentes que se encontrem no 4.º e 6.º com consequente devolução do tempo de serviço retido nestes escalões2 - Aplicação da proposta entregue a 13 de março pelas organizações sindicais de que o SIPE faz parte, na qual exigem que o ME a correção de todas as assimetrias: contagem integral do tempo de serviço, de forma faseada até ao final da Legislatura, e eliminação definitiva das vagas para progressão e das quotas da avaliação.
Candidaturas para promotores de Ocupação de Tempos Livres
quarta-feira, 22 de março de 2023
Orientações e limites de fixação de vagas para acesso e ingresso no ensino superior no ano letivo de 2023-2024
Despacho n.º 3580/2023
As notícias sobre a reunião de negociação com os sindicatos
Declarações do Ministro da Educação no final da reunião com os Sindicatos
As declarações do Ministro João Costa, à comunicação social, no final da reunião com as organizações sindicais de docentes. A proposta do Governo propõe fim das quotas e recuperação do tempo perdido devido às mesmas para quem esteja em funções desde 2005, quanto à recuperação do tempo de serviço para quem está nos escalões mais altos será apenas de 1 ano.
Consulta Pública sobre o calendário das matrículas e respetivas renovações
terça-feira, 21 de março de 2023
Salário médio real de entrada no mercado de trabalho regrediu de 2006 para 2023
O Banco de Portugal divulga, em antecipação, o tema em destaque do Boletim Económico de março, intitulado “A distribuição dos salários em Portugal no período 2006-2020”.
A versão integral do Boletim Económico de março, que inclui projeções detalhadas para a economia portuguesa em 2023 e nos dois anos seguintes, é publicada a 24 de março, de acordo com o calendário oficial do Banco de Portugal.”
A distribuição dos salários em Portugal no período 2006-2020
"... e o perfil salarial ao longo da vida dos trabalhadores depende do momento (e condições) de entrada no mercado de trabalho. Em particular, aponta para uma redução do salário médio de entrada dos trabalhadores com ensino superior entre 2010 e 2014. No período mais recente, o salário médio real de entrada destes trabalhadores ainda é inferior ao observado entre 2006 e 2010, embora se observe um perfil ascendente dos salários compatível com um ajustamento gradual da procura de trabalho ao aumento significativo da oferta de trabalhadores com níveis de escolaridade mais elevados."