quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Organização Curricular do Ensino Básico para o ano lectivo 2011/2012

Publicado hoje o Decreto-Lei  do Ministério da Educação e Ciência que revê a organização curricular dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, procedendo à quarta alteração do Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

À escolha do freguês!

«Se deitássemos fora os resultados desta avaliação, prejudicaríamos os professores que nela se empenharam. Se só tivéssemos em conta estes resultados, prejudicaríamos os professores que desde início acreditaram que seria suspenso».
«Eu não queria dizer que é uma solução salomónica. Estava à procura de um nome de um rei antigo para classificar esta solução, mas no fundo, o que quer dizer é que cada um pode escolher o modelo que lhe for mais favorável», explicou aos deputados da comissão parlamentar."
(Frases de Nuno Crato no Parlamento)

COMENTÁRIO
Para além de pouco compreensível enquanto argumentação, não estamos num mercado onde a fruta é à escolha do freguês. Para além do não cumprimento dos compromissos assumidos em campanhas eleitorais, parece-nos que estas afirmações são uma forma de levar para a mesa de negociação um assunto já rejeitado pelos educadores e professores e seus representantes sindicais.
 Será para usar em sede de negociação?
A suspensão dos efeitos, do modelo de ADD ainda em vigor, para concursos e  progressão na carreira, permitiria dar um sinal de coerência política, e mais importante que tudo, romperia com as políticas do passado de que gradualmente e perigosamente se vão aproximando, e até de alguma forma legitimando, iniciando a prometida reforma do modelo que para os docentes está morto e enterrado.

Confirmação do percetível

O ministro da Educação admitiu, esta terça-feira, que serão muitos os professores que vão ficar sem colocação (muitos professores contratados vão ficar sem contrato) e com horário zero no ano lectivo que vai começar, muito embora não tenha avançado um número concreto de docentes que vão ficar nestas condições.
Notícia TSF

ADD no Concurso e Manifestação de Preferências a DACL

A avaliação do desempenho requerida para preenchimento dos campos 4.5.1 e 4.5.2 da aplicação na página eletrónica da DGRHE usada na candidatura a DACL, não é a referente ao biénio 2009/2011, como refere a própria aplicação, mas sim a correspondente ao biénio 2007/2009, avaliação feita ainda ao abrigo do Decreto Regulamentar n.º 2/2008. 
Se clicarem no  ao lado do campo da referida aplicação surgirá essa informação.

Ministro da Educação e Ciência no Parlamento


A Comissão irá receber o Ministro da Educação e Ciência para debater a política geral do Ministério.
A audição será transmitida pelo Canal Parlamento.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Opinião - Matias Alves

"No primeiro dia de férias, e sem vontade de aqui vir, não posso deixar este registo breve: tem de se enterrar o mito que a ADD é o instrumento por excelência da valorização do mérito e promoção das qualidades do ensino e das aprendizagens dos alunos (ou seja, o mito da avaliocracia); tem de se ver que uma coisa é a avaliação ao serviço da compreensão dos problemas e da melhoria das práticas (e aqui tem toda a vantagem em ser interna, competente, formadora, capacitadora...) e outra coisa é a classificação, quotas e progressão na carreira.
Sem fazer esta distinção, não há avanço possível. Porque a peregrina ideia de manter (aparentemente) o modelo, mandando avaliadores de outras escolas para não criar ambientes destrutivos no interior da própria escola, é uma ficção que só possível de enunciar por manifesto desconhecimento das culturas profissionais e escolares."

Subsídio de Natal dos Docentes Contratados

 Subsídio de Natal dos Docentes Contratados
(Orientações às escolas sobre o corte a efetuar  (sobretaxa no IRS) no subsídio de natal dos docentes contratados.)

Para rever

(Sobre carreira e avaliação entre os 4 e os 10 minutos)

Concursos 2011/2012 - Manifestação de Preferências DACL

Manifestação de Preferências para os docentes que não têm componente letiva atríbuida decorre de 1 de Agosto a 5 de Agosto.


Este concurso destina-se a docentes:
-Providos em lugar de quadro de agrupamento de escolas ou de escola não agrupada (QA/QE) que se encontrem sem componente lectiva que lhes possa ser distribuída;
-Providos em lugar dos quadros de zona pedagógica (QZP) e não tenham serviço lectivo atribuído.

Docentes - Candidatura e manifestação de preferências - DACL
(Disponível do dia 1 de Agosto até às 18:00 horas de Portugal Continental do dia 5 de Agosto de 2011)



Para esclarecimento de quaisquer dúvidas que surjam no decorrer do preenchimento da sua candidatura, tem ao seu dispor os seguintes contactos: 
Centro de Atendimento Telefónico – CAT - 213 943 480, disponível das 9h30m às 12h30m e das 14h00m às 17h00m (dias úteis).
Loja DGRHE – Centro de Atendimento Presencial na Direcção Geral dos Recursos Humanos da Educação – situada na Av. 24 de Julho n.º 142, 1.º andar, Lisboa, disponível em dois períodos, das 9h30m às 12h30m e das 14h00m às 17h00m (dias úteis).

domingo, 31 de julho de 2011

Opiniões - Paulo Guinote

"Vou, apenas como desabafo de final de Julho, analisar rapidamente qual o melhor processo de arruinar um bom ambiente de escola.

Será mais eficaz o método rápido, em que tudo desaba em poucos meses, perante o processo de adesivagem aos novos tempos, assumindo a cristalização de uma elite clientelar em torno do poder que redistribui as (em muitos casos bem pobres e por vezes meramente simbólicas) os seus favores?

Ou será mais profundo o método lento de, mesmo com boas intenções, tentar adiar certas decisões e de falso compromisso em falso compromisso, acabar por alienar muita gente e ficar em seu redor apenas com os oportunistas e aqueles que, sem o encosto ao poder, não sobreviveriam?"
...
“A manutenção do actual modelo de ADD até final do ciclo vai agravar os problemas existentes. A sua suspensão criaria outros. Mas teria o condão de criar uma ruptura e uma desvinculação clara com as práticas do passado, que só como excepção são boas.

O novo modelo de ADD que aí virá até pode ser melhor (acho que sim, sinceramente) do que o anterior. Mas, ao não ter sido assumida uma ruptura clara com o passado, tudo nascerá em terreno envenenado e dificilmente crescerá de forma sadia.”

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Os princípios ... e as dúvidas que levantam!



"Princípios gerais, questões genéricas..."


No Blogue do Octávio V. Gonçalves

Princípios Gerais da Proposta de Novo Modelo de ADD

Nuno Crato entregou aos sindicatos um conjunto de sete princípios que formam a sua proposta para a avaliação dos docentes.

"Esta proposta de princípios gerais baseia-se na experiência dos últimos anos de avaliação, procura lançar novas bases num processo de avaliação justo, de forma a ultrapassar os problemas detectados nos últimos anos. Queremos iniciar tranquilamente o novo ano lectivo com um novo modelo de avaliação aprovado em que os professores, directores de escola e Ministério, se revejam. 

1.º Princípio. Enquanto não se implementar um novo processo de avaliação, o MEC salienta que ninguém será prejudicado  na fase de transição. 
Após o próximo ciclo de avaliação, com o novo modelo, os professores poderão optar pela melhor classificação obtida num dos ciclos já realizados. Deste modo, no futuro e aquando do descongelamento da carreira, nenhum professor avaliado pelo modelo actual será prejudicado

2.º Princípio. Os ciclos de avaliação serão mais longos,  de forma a permitir uma maior tranquilidade da vida das escolas e a possibilidade de todos os professores participarem no processo sem atropelos e sem concentração do trabalho avaliativo sobre todos os professores. (Os ciclos coincidirão com a duração dos escalões da carreira docente)

3.º Princípio. O processo será desburocratizado, baseando-se em elementos simples para o avaliado – Programa Educativo do Professor e Relatório de Auto-Avaliação. 

4.º Princípio. Hierarquização da avaliação com referência externa, a fim de eliminar conflitos de interesses entre avaliadores e avaliados. Os avaliadores terão de pertencer a um escalão mais avançado que os dos respectivos avaliados. As aulas observadas serão efectuadas por professores do mesmo grupo disciplinar, mas exteriores à escola do professor avaliado

5.º Princípio. Valorização das componentes científica e pedagógica em sala de aula, tendo em vista a melhoria dos resultados escolares. 

6.º Princípio. O estabelecimento de um quadro objectivo de isenções de avaliação, para situações concretas; 

7.º Princípio. Um sistema de arbitragem expedito para os recursos."

Ver Documento
A proposta de novo modelo de ADD será enviada aos sindicatos no próximo dia 12 de Agosto.

As voltas e reviravoltas da política à portuguesa!

Enquanto o novo modelo de avaliação de professores está a ser apresentado aos sindicatos, uma larga maioria chumba suspensão de avaliação de professores ainda em vigor! 
PSD, CDS-PP e PS chumbaram esta sexta-feira os projectos de resolução do PCP e do Bloco de Esquerda para suspensão do modelo de avaliação de professores ainda em vigor.

We Will Survive, ...com muito humor!

Negociação do Novo Modelo de Avaliação Docente


Na reunião com os sindicatos, hoje pelas 15 horas, serão apresentadas as linhas gerais do novo modelo e uma proposta de calendário negocial.

"Esperamos que não desiludam, mais uma vez, os educadores e professores"

Mais um caderno/estudo do CCAP

Autora Isabel Baptista
Colecção "Cadernos do CCAP", n.º 3
Julho de 2011
Estudo sobre o estatuto ético-deontológico da avaliação do desempenho dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário, tendo sido elaborado por solicitação do Conselho Científico para a Avaliação de Professores (CCAP).
Perspectivando a avaliação do desempenho docente num quadro de sabedoria prática que apele à participação informada e responsável dos próprios sujeitos de avaliação, avaliadores e avaliados, o trabalho encontra-se dividido em três partes fundamentais, antecedidas por esta introdução e estruturadas articuladamente de modo a sublinhar a ligação prudencial entre as componentes optativas e imperativas do “dever-ser avaliativo”.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

29 de julho de 2011, mais um lindo dia de muito calor!

Representantes de mais de uma dezena de sindicatos deslocam-se na sexta-feira ao Ministério da Educação, em Lisboa, para ficarem a conhecer a proposta de modelo de avaliação de professores, que lhes será apresentada pelo ministro Nuno Crato.
A ordem de trabalhos da reunião conjunta, que decorrerá às 15:00, inclui também a aprovação do calendário negocial que se vai seguir entre o Governo e os sindicatos para tentar chegar a acordo sobre o modelo de avaliação dos docentes do ensino básico e secundário.
Notícia Jornal I

Um lindo dia de verão!

O Conselho Geral aprova voto de reconhecimento e a DREN suspende!


Opinião Pública - Vila Nova de Famalicão, 27/07/2011

Listas Provisórias Contratação 2011/2012 - Madeira


Contratação - Lista provisória de candidatos excluídos (27/07/2011)

Contratação - Boletim de reclamação

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Conversa da treta

Concursos 2011/2012 - Manifestação Preferências

Destacamento por Ausência da Componente Lectiva (DACL) 
Candidatura e Manifestação de Preferências


Novo Prazo de candidatura de 01 de Agosto a 05 de Agosto

Não nos atirem mais areia para os olhos!

Avaliação do Desempenho no Parlamento
Em 11 de Junho foram apresentados dois Projetos de Lei, um do PCP (Revoga o actual Regime de Avaliação de Desempenho dos Docentes e anula a produção dos efeitos resultantes do ciclo 2009/2011) e outro do BE (SUSPENDE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E ESTABELECE A NÃO INCLUSÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE PARA EFEITOS DE GRADUAÇÃO DOS CANDIDATOS AOS CONCURSOS PARA SELECÇÃO E RECRUTAMENTO DO PESSOAL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO).

Hoje vão estar em discussão no Plenário, apenas, dois meros Projetos de Resolução;
Projecto de Resolução n.º 29/XII (PCP) - Suspensão do regime de avaliação de desempenho dos docentes e anulação da produção dos efeitos resultantes do ciclo 2009/2011.
Projecto de Resolução n.º 22/XII (BE) - Recomenda ao Governo que proceda à suspensão do actual modelo de avaliação do desempenho docente.

Estes Projetos de Resolução fazem recomendações ao governo para que suspenda o atual modelo  e não terão qualquer efeito prático e  imediato no processo de avaliação do desempenho em vigor!?
Onde ficam os dois Projetos de Lei?