Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
A Reforma Curricular de Nuno Crato
Está em curso mais uma reforma curricular. Mais hora ou menos hora. Tira aqui e coloca ali. Reforçando a visão disciplinar do conhecimento. Decretando que os conhecimentos mobilizáveis para agir, conhecer, intervir e transformar o mundo e dar sentido à vida não têm dignidade curricular. Só o conhecimento puro (mesmo que seja o sistema nervoso da mosca que para “nada” serve) é que importante.
Está em curso uma suposta mudança de paradigma. Mas não se conhece o horizonte, a substância, a rota, o rumo. Vive-se na era do vazio, da incerteza e da ameaça. De cortes e de asfixia. Com os diretores das escolas transformados nos chefes de secretaria preenchendo formulários eletrónicos nas plataformas centrais. Com os professores cansados de tanta mudança inútil porque não toca no essencial.
E é inútil porque não é isso que faz os professores ensinar melhor. Que faz os alunos aprender mais. Que faz a organização escolar querer mudar de registo e de práticas. E pode ser até prejudicial porque há um enorme cansaço e desilusão nas escolas. Que esperam (mesmo que disso não tenham consciência) que seja possível um outro sentido para a ação profissional. Muito mais fundado na liberdade e na autonomia e no risco. Na possibilidade de autoria de normas próprias no campo da organização do conhecimento, do agrupamento dos alunos, na gestão do tempo.
Como o atesta a insuspeita OCDE (2010):
Les réformes ont un impact constant sur les structures superficielles et les paramètres institutionnels des écoles, mais il est beaucoup plus difficile d’agir sur les activités fondamentales et la dynamique des apprentissages de classe.
Justamente. Entre nós persiste esta ilusão. Precisamos de passar da ordem do mando para a ordem da autonomia e da responsabilidade. Da ordem do domínio e do controlo remoto para a ordem da criação local. Porque é isto que nos faz crescer. Porque é isto que nos faz querer. Como pessoas, como profissionais e membros de organizações que também podem aprender.
J. Matias Alves
Opinião
Que pensaria um cidadão comum se alguém em quem tivesse confiado e com quem tivesse feito um acordo, apanhando-se com o acordo na mão, violasse todos os compromissos assumidos fazendo exactamente o contrário daquilo a que se comprometera?
Imagine agora o leitor que esse alguém é um político que obteve o seu voto jurando-lhe repetidamente que faria determinadas coisas e nunca, nunca!, faria outras ("Dizer que o PSD quer acabar com o 13º mês é um disparate"; "Do nosso lado não contem com mais impostos"; "O IVA, já o referi, não é para subir").
Um político que lhe jurou que "ninguém nos verá impor sacrifícios aos que mais precisam" e que fez o que a própria CE já reconheceu, que em Portugal as medidas de austeridade estão a exigir aos pobres um esforço financeiro (6%) superior ao que é pedido aos ricos (3%, metade).
Um político que lhe garantiu que "não quero ser eleito para dar emprego aos amigos; quero libertar o Estado e a sociedade civil dos poderes partidários" e cujos amigos aparecem, como que por milagre, com empregos de dezenas e centenas de milhares de euros na EDP, na CGD, na Águas de Portugal, nas direcções hospitalares e em tudo o que é empresa ou instituto público.
Quando os eleitos actuam impunemente à margem de valores elementares da sociedade como o da honra e o do respeito pela palavra dada não é só o seu carácter moral que está em causa mas a própria credibilidade do sistema democrático.
Manuel António Pina
JN (negrito nosso)
domingo, 15 de janeiro de 2012
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Resolução do Parlamento
Publicado hoje a Resolução da Assembleia que recomenda ao Governo que promova a estabilidade e qualificação do corpo docente nas escolas.
"A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que:
1 — Proceda ao levantamento exaustivo e rigoroso das necessidades permanentes dos recursos docentes do sistema educativo.
2 — Proceda, em tempo útil, à regulamentação do acesso à habilitação profissional para a docência dos docentes que ainda a não tenham obtido."
Aprovada em 16 de dezembro de 2011.
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
Testes Intermédios
Na sequência da revogação do CNEB, republicam-se as Informações n.º 2, relativas aos testes intermédios do 1.º e do 3.º ciclos do ensino básico, a realizar em 2012.
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Braga 2012 - Capital Europeia da Juventude
No próximo sábado, dia 14 de Janeiro, 19 horas, é a Cerimónia de Abertura de Braga 2012.
Divulgação “ Gira, girassol “
Ainda é cedo. Eu sei. Mas queria dar-vos a conhecer o meu novo projecto atempadamente.
Chama-se “ Gira, girassol “. É um projecto musical para crianças consubstanciado em disco e livro.
É um disco/livro especial. Porquê? Eu explico.
Bem pertinho de nós há muitas crianças que, pela sua natureza, exigem cuidados especiais. As instituições que as apoiam lutam com grandes dificuldades financeiras.
Tive uma ideia:
Produzi o disco/livro “ Gira,girassol “ ( os encargos são todos suportados por mim ). Agora proponho-me trocá-lo convosco por um apoio financeiro para uma instituição que apoia crianças com deficiência mental – APPACDM de V. N. De Famalicão.
Que acham?
Se estiverem disponíveis para ajudar convidava-vos para a apresentação.
Tomem nota, desde já, na vossa agenda.
17 de Março de 2012 – 16:00h
Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão
Bolsa de Recrutamento BR14 - DACL
Bolsa de Recrutamento - BR14, de 10/01/2012, para os colegas dos Quadros de Escola e de Zona Pedagógica
Novas Instalações da IGE - Porto
Novas instalações da Delegação Regional do Norte da Inspeção Geral da Educação, situadas na;
Rua António Carneiro, n.º 140
4300-025 PORTO
Telef.: 225 021 634
Fax: 225 094 261
E-mail: drn-ige@ige.min-edu.pt
Financiamento do Ensino Particular e Cooperativo - Relatório IGE
Divulgado pela Inspeção Geral da Educação o Relatório sobre os Contratos de Financiamento dos Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo relativos a 2010
"O presente relatório tem por objectivo analisar e divulgar os resultados das auditorias realizadas pela Inspecção-Geral da Educação (IGE) no âmbito da Actividade III.3, Contratos de Financiamento dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, constante do Plano de Actividades de 2010, bem como propor recomendações que permitam a melhoria deste segmento do sistema educativo."
Organização e Desenvolvimento de Cursos EFA
Publicado em Diário da República o despacho sobre a aplicação de normas ao nível da organização e desenvolvimento dos cursos EFA Educação e Formação de Adultos.
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
A não perder no Público (Caderno P2) de hoje
"Na Escola Básica Conde de S. Cosme, em Vila Nova de Famalicão, há uma turma com quatro meninos surdos. A solução foi ensinar a língua gestual aos 17 ouvintes. Professores, familiares dos alunos e crianças não podiam estar mais satisfeitos com os resultados. E há um livro à venda a prová-lo."
Uma excelente reportagem da jornalista Patrícia Carvalho, com fotografias de Paulo Pimenta.
Ministro da Educação e Ciência na Comissão de Educação, Ciência e Cultura
A Comissão de Educação, Ciência e Cultura recebe (15 Horas), em audição, o Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, na sequência de um requerimento apresentado pelos Grupos Parlamentares do PSD e do CDS-PP, relativo à proposta de revisão da estrutura curricular.
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Assine esta petição se quer que todos os seus direitos sejam garantidos!
O Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais é uma ferramenta crucial para garantir o respeito por direitos tão essenciais como o direito a alojamento adequado, alimentação, água, saúde, trabalho, educação e segurança social negados diariamente.
Peça ao Governo Português para ratificar o Protocolo e garantir todos os seus direitos.
Concurso Segurança para todos
O Programa Internacional de Educação Rodoviária da Renault acaba de lançar a 12ª edição do concurso escolar seguranca para todos. A iniciativa, destinada a todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende sensibilizar os mais jovens para as questões da seguranca rodoviaria.
As candidaturas decorrem até ao dia 27 de abril. Para mais informacoes visite
domingo, 8 de janeiro de 2012
Provas de Aferição e Testes Intermédios
Foram divulgados os Relatórios Nacionais das Provas de Aferição de Língua Portuguesa e de Matemática dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.
Os relatórios podem ser consultados aqui.
Encontra-se disponível, para consulta, a informação conjunta relativa às provas de aferição de Língua Portuguesa e de Matemática, do 1.º ciclo do ensino básico, a realizar em 2012.
Consultar Informação conjunta aqui
sábado, 7 de janeiro de 2012
Revisão Curricular
O semanário SOL anuncia que o ministro da Educação e a sua equipa começam na próxima quarta-feira a reunir-se com os directores de escolas de todo o país para discutir a proposta governamental de revisão curricular do ensino básico e secundário.
E com os professores?
Quando e quem vai reunir com quem está no terreno e em muitos casos não se sente representado pelos diretores e pelos Conselhos Pedagógicos por eles nomeados?! Consultar os diretores não é a mesma coisa que consultar as escolas e os professores!
Sem a participação e colaboração dos professores e da comunidade educativa não há reforma de sucesso!
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