Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021
Educação e Formação em Portugal
A opinião de Santana Castilho
Santana Castilho
É dura a resposta, a única, que podemos retirar da negritude social em que estamos mergulhados. Em qualquer retrovisor político despido de preconceitos, António Costa só pode sentir vergonha quando olhar para trás
terça-feira, 16 de fevereiro de 2021
"Bazuca" Europeia vai pagar 260 mil computadores
- Aquisição de 260.000 computadores de uso individual (alunos e professores);
- Formar 800.000 formandos em competências digitais com planos de formação individual e acessos a formação online;
- Promover a transição digital das empresas, requalificando 36.000 trabalhadores, apoiando 30.000 PME;
- Promover a digitalização da administração pública, reforçando a interoperabilidade e facilitando o acesso aos serviços públicos, de forma particular à Saúde, Segurança Social, às finanças e à justiça, diminuindo de forma significativa os custos de contexto aos cidadão e empresas;
- Reforçar a qualificação e rejuvenescimento do quadro de recursos humanos da administração pública;
- Promover o desenvolvimento de sistemas avançados de informação, integrando inteligência artificial e a utilização de formas de computação avançada em instalação e Portugal, estimulando a sua utilização pela administração pública e as empresas.
Os objetivos da Reforma para a Educação Digital são:
a) Assegurar a democratização do acesso às tecnologias digitais a todos os alunos, professores e trabalhadores de apoio à gestão;
b) Modernizar o sistema educativo português com a infraestrutura tecnológica necessária para integrar as competências e os conteúdos digitais nos processos pedagógicos;
c) Garantir o acesso seguro e de qualidade à internet em ambiente escolar, dotando as escolas de condições de conetividade que permitam a utilização permanente e massificada de recursos didáticos e educativos digitais em todo o espaço escolar;
d) Produzir conteúdos educativos digitais de qualidade em larga escala e alargar a utilização destes, com suporte em plataformas certificadas;
e) Promover a desmaterialização progressiva de recursos educativos e dos processos de avaliação.
Transição Digital na Educação
Entre outras, serão promovidas as seguintes ações:
- Aquisição de 15.000 equipamentos adequados às necessidades administrativas e de gestão dos agrupamentos de escolas e não agrupadas;
- Alargamento da conetividade da internet da Rede Alargada da Educação para 300 Gbps;
- Criação de cerca de 1.160 Laboratórios de Educação Digital;
- Instalação de equipamentos de projeção em 43.000 salas de aula;
- Aquisição de 260.000 computadores de uso individual (alunos e professores).
Consulta Pública do Plano de Recuperação e Resiliência
NOESIS - Notícias da Educação do mês de fevereiro
Equipamentos informáticos e internet para o E@D - Propostas da oposição entregues no Parlamento
Projeto de Lei 668/XIV [PAN]
Projeto de Resolução 917/XIV [BE]
Projeto de Resolução 915/XIV [PSD]
O direito à proteção da saúde no trabalho é da responsabilidade da Tutela
Encontro 2021 “European Education Policies Network (EEPN)”
Programa +info
Contributos para o apoio e acompanhamento a distância na Educação Pré-Escolar
Apelo aos docentes portugueses #UmApagãoPelaEducação, #EstamosOffPelaEducação, #PorUmaEscolaMelhor
- nos dias 18 e 19 de Fevereiro, quinta e sexta feira, desligar, pelas 9.15h, durante um período de 15 minutos, o equipamento de que são donos e suspender, nesse período, a colaboração com o disfarce de falta de preparação, que tem impedido a opinião pública de perceber que o ministro Brandão mente ao dizer que tudo corre bem e tudo estava preparado.
- Na semana seguinte apelamos a passar a 2 períodos diários de desligamento de 15 minutos, em horas diferentes, ponderando, na semana a seguir, passar a 3 períodos e, assim sucessivamente.
Mas as mentiras e desconsideração atingiram um nível insuportável.
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
Acesso ao 5.º e 7.º escalões. Sobre as vagas…
Calendário Escolar 2020/2021 em Excel
"O encerramento das escolas não aumentou as desigualdades; apenas tornou mais visíveis as existentes"
Amanhã na Renascença a partir das 23:15h
domingo, 14 de fevereiro de 2021
Informação complementar relativa às provas a realizar em 2021
Consulte a Informação Complementar
sábado, 13 de fevereiro de 2021
Pelo fim das vagas no acesso ao 5.º e 7.º escalão da Carreira Docente
Webinar: “O que a escola não diz: da escrita negada ao prazer de escrever”
Programa - Flyer
Como Proteger Crianças e Jovens dos Riscos Online?
- Conteúdos impróprios, legais ou ilegais, tais como a pornografia, pornografia infantil, violência, ódio, racismo e outros ideais extremistas, estão facilmente disponíveis a crianças e jovens através de uma grande variedade de dispositivos. Para além de poderem ser inadequados e prejudiciais a um desenvolvimento harmonioso, podem mesmo ofender os padrões e valores segundo os quais pretende educar os seus filhos ou educandos.
- Contactos potenciais por parte de pessoas mal intencionadas, que usam o email, salas de chat, instant messaging, fóruns, grupos de discussão, jogos online e telemóveis para ganharem acesso fácil a crianças e jovens e que poderão desejar fazer-lhes mal e enganá-las, representam uma verdadeira ameaça.
- Comércio - práticas comerciais e publicitárias não-éticas que, não distinguindo a informação da publicidade, podem enganar crianças e jovens, promover a recolha de informações que violam a sua privacidade e promover a venda directa a crianças, atraindo-as a fazerem compras não autorizadas.
- Comportamentos irresponsáveis ou compulsivos que, aliados ao uso excessivo da tecnologia, podem resultar na redução da sociabilidade e do aproveitamento escolar, podendo mesmo conduzir à dependência. De facto, a American Psychological Association tem vindo a alertar para o facto de que é possível que crianças, jovens e adultos podem tornar-se psicologicamente dependentes da Internet (IAD - Internet Addiction Disorder) e que esta perturbação se pode dar com outras tecnologias como é o caso dos jogos vídeo (online e offline).
- Copyright - a violação dos direitos de autor, resultante da cópia, partilha, adulteração ou pirataria de conteúdos protegidos pela lei, tais como programas de computador, textos, imagens, ficheiros de áudio e/ou vídeo, para fins particulares, comerciais ou de plágio em trabalhos escolares ou outros, pode resultar em graves problemas de natureza jurídica e até financeira.
Regulamentação do Estado de Emergência e medidas excecionais relativas às comunicações eletrónicas
Decreto-Lei n.º 14-A/2021 - Diário da República n.º 30/2021, 2º Suplemento, Série I de 2021-02-12
Estabelece medidas excecionais e temporárias relativas ao setor das comunicações eletrónicas no âmbito da pandemia da doença COVID-19Decreto n.º 3-E/2021 - Diário da República n.º 30/2021, 2º Suplemento, Série I de 2021-02-12
Regulamenta o estado de emergência decretado pelo Presidente da Repúblicasexta-feira, 12 de fevereiro de 2021
Alteração ao calendário escolar do ano letivo 2020/2021
1. Funcionamento das atividades letivas e pausas
- Pausa letiva de Carnaval: eliminada. Prossegue atividade letiva.
- Pausa letiva da Páscoa: de 29 de março a 1 de abril.
- Final do 3.º período:
- Pré-escolar, 1.º ciclo e 2.º ciclo – 8 de julho.
- 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade - 23 de junho.
- 9.º, 11.º e 12.º anos - 18 de junho.
2. Avaliação Externa
- Provas de aferição do 2.º, 5.º e 8.º anos: entre 14 e 21 de junho.
- Componente oral da prova de inglês de 5.º ano – entre 27 de maio e 9 de junho.
Provas finais de ciclo de 9.º ano:
- 1.ª fase: 28 de junho a 2 de julho, com afixação de resultados a 19 de julho
- 2.ª fase: 21 a 23 de julho, com afixação de resultados a 3 de agosto.
- Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário:
- 1.ª fase: 2 a 16 de julho, com afixação de resultados a 2 de agosto.
- 2.ª fase: 1 a 7 de setembro, com afixação de resultados a 16 de setembro.
Provas de Aferição do Ensino Básico
De acordo com o Anexo V ao Despacho n.º 1689-A/2021, foram anuladas as Provas de Aferição do 2º ano nas áreas das Expressões Física e Artística , mas mantêm-se as provas de Português e Estudo do Meio, para o dia 18 de junho e de Matemática e Estudo do Meio, para o dia 21 de junho.