Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021
A prova da incompetência
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021
Açores - Concurso Pessoal Docente 2021/2022
Concurso Interno - Concurso Externo
Quando as escolas fecharam
Práticas para ajudar os professores a melhorar a eficácia do E@D
A mudança nas rotinas do ensino causada pela pandemia do coronavírus levou o cientista cognitivo Paul A. Kirschner a elaborar uma síntese das melhores práticas para os professores, que os ajudam a melhorar a eficácia do ensino a distância. Para tal recorreu à investigação científica recente na área, entre a qual alguns dos seus próprios trabalhos.
1. Uma recomendação importante: foque-se no essencial.
2. Enquadre a matéria nova num panorama mais alargado.
3. Remeta para o conhecimento prévio dos seus alunos e explique-lhes como podem consolidá-lo.
4. Comunique claramente os objetivos e os resultados esperados de aprendizagem de cada matéria.
5. Apresente um exemplo pormenorizado aos alunos antes de iniciar os exercícios práticos.
6. Acompanhe os alunos durante os exercícios práticos.
7. Incentive os alunos a processarem ativamente a matéria.
8. Leve os alunos a avaliar o seu conhecimento.
9. Comente e oriente, de forma adequada, os trabalhos e o desempenho dos seus alunos.
10. Distribua as sessões de aprendizagem ao longo do tempo.
Educação e Formação em Portugal
Educação e Formação em Portugal [PDF]
A opinião de Santana Castilho
Santana Castilho
É dura a resposta, a única, que podemos retirar da negritude social em que estamos mergulhados. Em qualquer retrovisor político despido de preconceitos, António Costa só pode sentir vergonha quando olhar para trás
terça-feira, 16 de fevereiro de 2021
"Bazuca" Europeia vai pagar 260 mil computadores
- Aquisição de 260.000 computadores de uso individual (alunos e professores);
- Formar 800.000 formandos em competências digitais com planos de formação individual e acessos a formação online;
- Promover a transição digital das empresas, requalificando 36.000 trabalhadores, apoiando 30.000 PME;
- Promover a digitalização da administração pública, reforçando a interoperabilidade e facilitando o acesso aos serviços públicos, de forma particular à Saúde, Segurança Social, às finanças e à justiça, diminuindo de forma significativa os custos de contexto aos cidadão e empresas;
- Reforçar a qualificação e rejuvenescimento do quadro de recursos humanos da administração pública;
- Promover o desenvolvimento de sistemas avançados de informação, integrando inteligência artificial e a utilização de formas de computação avançada em instalação e Portugal, estimulando a sua utilização pela administração pública e as empresas.
Os objetivos da Reforma para a Educação Digital são:
a) Assegurar a democratização do acesso às tecnologias digitais a todos os alunos, professores e trabalhadores de apoio à gestão;
b) Modernizar o sistema educativo português com a infraestrutura tecnológica necessária para integrar as competências e os conteúdos digitais nos processos pedagógicos;
c) Garantir o acesso seguro e de qualidade à internet em ambiente escolar, dotando as escolas de condições de conetividade que permitam a utilização permanente e massificada de recursos didáticos e educativos digitais em todo o espaço escolar;
d) Produzir conteúdos educativos digitais de qualidade em larga escala e alargar a utilização destes, com suporte em plataformas certificadas;
e) Promover a desmaterialização progressiva de recursos educativos e dos processos de avaliação.
Transição Digital na Educação
Entre outras, serão promovidas as seguintes ações:
- Aquisição de 15.000 equipamentos adequados às necessidades administrativas e de gestão dos agrupamentos de escolas e não agrupadas;
- Alargamento da conetividade da internet da Rede Alargada da Educação para 300 Gbps;
- Criação de cerca de 1.160 Laboratórios de Educação Digital;
- Instalação de equipamentos de projeção em 43.000 salas de aula;
- Aquisição de 260.000 computadores de uso individual (alunos e professores).
Consulta Pública do Plano de Recuperação e Resiliência
NOESIS - Notícias da Educação do mês de fevereiro
Equipamentos informáticos e internet para o E@D - Propostas da oposição entregues no Parlamento
Projeto de Lei 668/XIV [PAN]
Projeto de Resolução 917/XIV [BE]
Projeto de Resolução 915/XIV [PSD]
O direito à proteção da saúde no trabalho é da responsabilidade da Tutela
Encontro 2021 “European Education Policies Network (EEPN)”
Programa +info
Contributos para o apoio e acompanhamento a distância na Educação Pré-Escolar
Apelo aos docentes portugueses #UmApagãoPelaEducação, #EstamosOffPelaEducação, #PorUmaEscolaMelhor
- nos dias 18 e 19 de Fevereiro, quinta e sexta feira, desligar, pelas 9.15h, durante um período de 15 minutos, o equipamento de que são donos e suspender, nesse período, a colaboração com o disfarce de falta de preparação, que tem impedido a opinião pública de perceber que o ministro Brandão mente ao dizer que tudo corre bem e tudo estava preparado.
- Na semana seguinte apelamos a passar a 2 períodos diários de desligamento de 15 minutos, em horas diferentes, ponderando, na semana a seguir, passar a 3 períodos e, assim sucessivamente.
Mas as mentiras e desconsideração atingiram um nível insuportável.
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
Acesso ao 5.º e 7.º escalões. Sobre as vagas…
Calendário Escolar 2020/2021 em Excel
"O encerramento das escolas não aumentou as desigualdades; apenas tornou mais visíveis as existentes"
Amanhã na Renascença a partir das 23:15h
domingo, 14 de fevereiro de 2021
Informação complementar relativa às provas a realizar em 2021
Consulte a Informação Complementar
sábado, 13 de fevereiro de 2021
Pelo fim das vagas no acesso ao 5.º e 7.º escalão da Carreira Docente
Webinar: “O que a escola não diz: da escrita negada ao prazer de escrever”
Programa - Flyer
Como Proteger Crianças e Jovens dos Riscos Online?
- Conteúdos impróprios, legais ou ilegais, tais como a pornografia, pornografia infantil, violência, ódio, racismo e outros ideais extremistas, estão facilmente disponíveis a crianças e jovens através de uma grande variedade de dispositivos. Para além de poderem ser inadequados e prejudiciais a um desenvolvimento harmonioso, podem mesmo ofender os padrões e valores segundo os quais pretende educar os seus filhos ou educandos.
- Contactos potenciais por parte de pessoas mal intencionadas, que usam o email, salas de chat, instant messaging, fóruns, grupos de discussão, jogos online e telemóveis para ganharem acesso fácil a crianças e jovens e que poderão desejar fazer-lhes mal e enganá-las, representam uma verdadeira ameaça.
- Comércio - práticas comerciais e publicitárias não-éticas que, não distinguindo a informação da publicidade, podem enganar crianças e jovens, promover a recolha de informações que violam a sua privacidade e promover a venda directa a crianças, atraindo-as a fazerem compras não autorizadas.
- Comportamentos irresponsáveis ou compulsivos que, aliados ao uso excessivo da tecnologia, podem resultar na redução da sociabilidade e do aproveitamento escolar, podendo mesmo conduzir à dependência. De facto, a American Psychological Association tem vindo a alertar para o facto de que é possível que crianças, jovens e adultos podem tornar-se psicologicamente dependentes da Internet (IAD - Internet Addiction Disorder) e que esta perturbação se pode dar com outras tecnologias como é o caso dos jogos vídeo (online e offline).
- Copyright - a violação dos direitos de autor, resultante da cópia, partilha, adulteração ou pirataria de conteúdos protegidos pela lei, tais como programas de computador, textos, imagens, ficheiros de áudio e/ou vídeo, para fins particulares, comerciais ou de plágio em trabalhos escolares ou outros, pode resultar em graves problemas de natureza jurídica e até financeira.
Regulamentação do Estado de Emergência e medidas excecionais relativas às comunicações eletrónicas
Decreto-Lei n.º 14-A/2021 - Diário da República n.º 30/2021, 2º Suplemento, Série I de 2021-02-12
Estabelece medidas excecionais e temporárias relativas ao setor das comunicações eletrónicas no âmbito da pandemia da doença COVID-19Decreto n.º 3-E/2021 - Diário da República n.º 30/2021, 2º Suplemento, Série I de 2021-02-12
Regulamenta o estado de emergência decretado pelo Presidente da Repúblicasexta-feira, 12 de fevereiro de 2021
Alteração ao calendário escolar do ano letivo 2020/2021
1. Funcionamento das atividades letivas e pausas
- Pausa letiva de Carnaval: eliminada. Prossegue atividade letiva.
- Pausa letiva da Páscoa: de 29 de março a 1 de abril.
- Final do 3.º período:
- Pré-escolar, 1.º ciclo e 2.º ciclo – 8 de julho.
- 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade - 23 de junho.
- 9.º, 11.º e 12.º anos - 18 de junho.
2. Avaliação Externa
- Provas de aferição do 2.º, 5.º e 8.º anos: entre 14 e 21 de junho.
- Componente oral da prova de inglês de 5.º ano – entre 27 de maio e 9 de junho.
Provas finais de ciclo de 9.º ano:
- 1.ª fase: 28 de junho a 2 de julho, com afixação de resultados a 19 de julho
- 2.ª fase: 21 a 23 de julho, com afixação de resultados a 3 de agosto.
- Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário:
- 1.ª fase: 2 a 16 de julho, com afixação de resultados a 2 de agosto.
- 2.ª fase: 1 a 7 de setembro, com afixação de resultados a 16 de setembro.