Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021
Manuscrever deveria ser considerada uma competência essencial
Webinar do Projeto Maia - “Ideias e Práticas para Melhorar as Aprendizagens, o Ensino e a Avaliação”
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021
Apoio excepcional à família aos pais em teletrabalho também abrange os Educadores e Professores
Pais com filhos mais novos vão poder trocar teletrabalho por apoio
- família monoparental, durante o período da guarda do filho ou outro dependente;
- o agregado familiar integre, pelo menos, um filho ou outro dependente que frequentem equipamento social de apoio à primeira infância, estabelecimento de ensino pré-escolar ou do primeiro ciclo do ensino básico;
- o agregado familiar integre, pelo menos, um dependente com deficiência, com incapacidade comprovada igual ou superior a 60 %, independentemente da idade.
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Comunicado do Conselho de Ministros de 18 de fevereiro de 2021
Proposta do BE para a vinculação dos docentes com 5 ou mais anos de serviço
Projeto de Lei 682/XIV [BE]
Iniciativas do PEV deram entrada no Parlamento
Internet ilimitada nos computadores entregues pelo Estado aos alunos
Internet para alunos pode ser usada para tudo — mas velocidade baixa a partir dos 12 GB atingidos
Músicas e imagens livres de direitos de autor
Músicas Livres
Efeitos Sonoros Livres
Imagens Livres
A prova da incompetência
15 mil computadores para alunos do básico chegam esta semana às escolas
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021
Açores - Concurso Pessoal Docente 2021/2022
Concurso Interno - Concurso Externo
Quando as escolas fecharam
Práticas para ajudar os professores a melhorar a eficácia do E@D
A mudança nas rotinas do ensino causada pela pandemia do coronavírus levou o cientista cognitivo Paul A. Kirschner a elaborar uma síntese das melhores práticas para os professores, que os ajudam a melhorar a eficácia do ensino a distância. Para tal recorreu à investigação científica recente na área, entre a qual alguns dos seus próprios trabalhos.
1. Uma recomendação importante: foque-se no essencial.
2. Enquadre a matéria nova num panorama mais alargado.
3. Remeta para o conhecimento prévio dos seus alunos e explique-lhes como podem consolidá-lo.
4. Comunique claramente os objetivos e os resultados esperados de aprendizagem de cada matéria.
5. Apresente um exemplo pormenorizado aos alunos antes de iniciar os exercícios práticos.
6. Acompanhe os alunos durante os exercícios práticos.
7. Incentive os alunos a processarem ativamente a matéria.
8. Leve os alunos a avaliar o seu conhecimento.
9. Comente e oriente, de forma adequada, os trabalhos e o desempenho dos seus alunos.
10. Distribua as sessões de aprendizagem ao longo do tempo.
Educação e Formação em Portugal
Educação e Formação em Portugal [PDF]
A opinião de Santana Castilho
Santana Castilho
É dura a resposta, a única, que podemos retirar da negritude social em que estamos mergulhados. Em qualquer retrovisor político despido de preconceitos, António Costa só pode sentir vergonha quando olhar para trás
terça-feira, 16 de fevereiro de 2021
"Bazuca" Europeia vai pagar 260 mil computadores
- Aquisição de 260.000 computadores de uso individual (alunos e professores);
- Formar 800.000 formandos em competências digitais com planos de formação individual e acessos a formação online;
- Promover a transição digital das empresas, requalificando 36.000 trabalhadores, apoiando 30.000 PME;
- Promover a digitalização da administração pública, reforçando a interoperabilidade e facilitando o acesso aos serviços públicos, de forma particular à Saúde, Segurança Social, às finanças e à justiça, diminuindo de forma significativa os custos de contexto aos cidadão e empresas;
- Reforçar a qualificação e rejuvenescimento do quadro de recursos humanos da administração pública;
- Promover o desenvolvimento de sistemas avançados de informação, integrando inteligência artificial e a utilização de formas de computação avançada em instalação e Portugal, estimulando a sua utilização pela administração pública e as empresas.
Os objetivos da Reforma para a Educação Digital são:
a) Assegurar a democratização do acesso às tecnologias digitais a todos os alunos, professores e trabalhadores de apoio à gestão;
b) Modernizar o sistema educativo português com a infraestrutura tecnológica necessária para integrar as competências e os conteúdos digitais nos processos pedagógicos;
c) Garantir o acesso seguro e de qualidade à internet em ambiente escolar, dotando as escolas de condições de conetividade que permitam a utilização permanente e massificada de recursos didáticos e educativos digitais em todo o espaço escolar;
d) Produzir conteúdos educativos digitais de qualidade em larga escala e alargar a utilização destes, com suporte em plataformas certificadas;
e) Promover a desmaterialização progressiva de recursos educativos e dos processos de avaliação.
Transição Digital na Educação
Entre outras, serão promovidas as seguintes ações:
- Aquisição de 15.000 equipamentos adequados às necessidades administrativas e de gestão dos agrupamentos de escolas e não agrupadas;
- Alargamento da conetividade da internet da Rede Alargada da Educação para 300 Gbps;
- Criação de cerca de 1.160 Laboratórios de Educação Digital;
- Instalação de equipamentos de projeção em 43.000 salas de aula;
- Aquisição de 260.000 computadores de uso individual (alunos e professores).
Consulta Pública do Plano de Recuperação e Resiliência
NOESIS - Notícias da Educação do mês de fevereiro
Equipamentos informáticos e internet para o E@D - Propostas da oposição entregues no Parlamento
Projeto de Lei 668/XIV [PAN]
Projeto de Resolução 917/XIV [BE]
Projeto de Resolução 915/XIV [PSD]
O direito à proteção da saúde no trabalho é da responsabilidade da Tutela
Encontro 2021 “European Education Policies Network (EEPN)”
Programa +info
Contributos para o apoio e acompanhamento a distância na Educação Pré-Escolar
Apelo aos docentes portugueses #UmApagãoPelaEducação, #EstamosOffPelaEducação, #PorUmaEscolaMelhor
- nos dias 18 e 19 de Fevereiro, quinta e sexta feira, desligar, pelas 9.15h, durante um período de 15 minutos, o equipamento de que são donos e suspender, nesse período, a colaboração com o disfarce de falta de preparação, que tem impedido a opinião pública de perceber que o ministro Brandão mente ao dizer que tudo corre bem e tudo estava preparado.
- Na semana seguinte apelamos a passar a 2 períodos diários de desligamento de 15 minutos, em horas diferentes, ponderando, na semana a seguir, passar a 3 períodos e, assim sucessivamente.