Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
segunda-feira, 9 de janeiro de 2023
“Ser Professor – a forma mais eficaz de construir um mundo melhor”
domingo, 8 de janeiro de 2023
Pais apoiam a luta dos Educadores e Professores
Podem seguir o exemplo desta Associação de Pais de uma Escola Básica do Algarve
sábado, 7 de janeiro de 2023
Petição do SIPE em debate no plenário do Parlamento no dia 19 de janeiro
"As políticas têm sido fracas e desinteressantes. A educação está sem governo"
Obrigado, professores
As políticas públicas têm sido fracas e desinteressantes. A educação está sem governo.
Diretores acusam o ME de afrontar os Professores
Diretores escolares acusam ministério de “novas afrontas” aos professores
Em carta aberta, a Associação Nacional de Dirigentes Escolares apela ao ministério que se centre na solução dos problemas de base da Educação.
sexta-feira, 6 de janeiro de 2023
Organizações sindicais entregam no ME 18 pré-avisos de greve
Reserva de Recrutamento n.º 15
quinta-feira, 5 de janeiro de 2023
Pais apoiam a luta dos Professores e Educadores
Quando sai?
Habitualmente publicado no final do ano, aguarda-se a publicação do relatório do CNE sobre o Estado da Educação relativo a 2021.
quarta-feira, 4 de janeiro de 2023
Ministro recua em algumas ideias apresentadas, mas terá que fazer muito mais!
Transporte de alunos com necessidades específicas individuais e aquisição de equipamentos para atividades educativas
- Portaria que determina a forma de cálculo das transferências financeiras do Fundo de Financiamento da Descentralização para o exercício, pelos órgãos das autarquias locais, da competência relativa ao transporte de alunos com necessidades específicas individuais
- Portaria que determina a fórmula de cálculo das transferências financeiras do Fundo de Financiamento da Descentralização para o exercício, pelos órgãos das autarquias locais, da competência relativa ao financiamento das despesas com a aquisição de equipamentos utilizados para a realização das atividades educativas
terça-feira, 3 de janeiro de 2023
Atualização das Remunerações processadas já em janeiro
NOVA VERSÃO DA Nota Informativa n.º 1/IGeFE/2023
PROCESSAMENTO DE REMUNERAÇÕES 2023
Situação após 3 anos dos alunos que ingressaram no 3.º Ciclo do Ensino Básico, 2020/21
Entre as conclusões deste estudo o governo destaca;
A luta vai continuar|
segunda-feira, 2 de janeiro de 2023
Pensar pela própria cabeça
Tendências de tecnologia educacional para 2023
domingo, 1 de janeiro de 2023
A partir de janeiro e até que os respeitem!
sábado, 31 de dezembro de 2022
sexta-feira, 30 de dezembro de 2022
Para ler e refletir! «A “união” só acontece no respeito pela diversidade e não pela sua anulação»
Publicado no DR o Orçamento do Estado para 2023 e as Grandes Opções 2022-2025
Aumento do valor pago aos estabelecimentos de educação especial do ensino particular e cooperativo
quinta-feira, 29 de dezembro de 2022
João Costa e António Costa devem ficar envergonhados!!
Não podemos continuar a aceitar esta diferenciação de Estatuto na profissão docente!!
Mas ... então o governo dos Açores, com a participação do Chega, aprova estas alterações e o governo Socialista, dito de esquerda, continua a desvalorizar e a humilhar os docentes do continente????
No dia 21 de dezembro, decorreu a reunião de negociação suplementar, solicitada pelo Sindicato dos Professores da Região Açores, para a revisão do Estatuto da Carreira Docente na Região Autónoma dos Açores, terminando, assim, este processo negocial.
Da negociação, destaca-se:
- O acordo sobre as reivindicações do SPRA, que remontam a quase uma década e meia, sobre a uniformização dos horários e das condições de trabalho para todos os níveis e ciclos de ensino, com a base da componente letiva em 22 tempos semanais e as reduções da componente letiva por antiguidade e idade iguais para todos os docentes.
- A possibilidade de as reuniões previstas, com exceção das reuniões de caráter extraordinário e de avaliação sumativa, passarem a integrar o horário de estabelecimento.
- A redução de duas horas na componente não letiva de estabelecimento para os docentes que atinjam os sessenta anos de idade.
- A recuperação de três anos perdidos na transição entre carreiras num limite temporal de quatro anos, podendo ocorrer, conforme os casos, num período temporal menor.
- A recuperação do tempo de serviço congelado entre 2005 e 2007 realizado na RAA, para quem o tenha cá prestado e não o tenha recuperado por não reunir todas as condições previstas no diploma que, em 2008, determinou a recuperação deste tempo.
- A contagem, para efeitos de carreira, do tempo de serviço prestado em valência de creche, para os/as educadores/as que transitam das IPSS para o ensino público.
Face aos problemas apontados pelo SPRA relativamente às orientações emanadas pela DREAE sobre o regime das itinerâncias entre Escolas da mesma Unidade Orgânica, houve abertura, por parte da SREAC, de as rever e melhorar.
Quanto ao tempo de serviço docente prestado entre 30 de agosto de 2005 e 31 de dezembro de 2007 fora da RAA, ficou a possibilidade da sua recuperação através de um diploma legal a criar para o efeito.
Entre outras reivindicações do SPRA que não foram acolhidas, salientamos:
- O pagamento de salários aos docentes contratados a termo iguais aos dos docentes do quadro nas mesmas condições, dando cumprimento, assim, à Diretiva Europeia de combate à precariedade laboral. Sobre esta matéria, o Governo assumiu que adotará os mesmos procedimentos que vierem a ser adotados pelo Governo da República.
- A regulamentação dos incentivos à fixação do pessoal docente, já previstos no ECD na RAA, em ilhas ou escolas que não conseguem fixar os docentes do quadro. Nas ilhas de Santa Maria, Graciosa, Flores e Corvo, a enorme dificuldade em fixar os docentes do quadro é um problema recorrente. O Governo não aceitou a proposta do SPRA para que os critérios de aplicação destes incentivos ficassem já definidos no diploma em apreço, remetendo-os para posterior regulamentação.
- O combate ao desgaste profissional dos docentes, nomeadamente antecipando as reduções da componente letiva por idade e antiguidade para os 45 anos e reduzindo o serviço que pode ser atribuído na componente não letiva de estabelecimento com alunos, que o SPRA considera ser de natureza letiva, por implicar promoção de aprendizagens.