Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
terça-feira, 5 de março de 2024
Reposicionamento dos docentes dispensados do Período Probatório - Fase 2
segunda-feira, 4 de março de 2024
O ChatGPT também tem opinião sobre a reformulação dos ciclos de escolaridade
- Maior continuidade no processo de aprendizagem dos alunos, facilitando a transição entre os ciclos.
- Possibilidade de personalização do processo educativo, adaptando-o às necessidades individuais de cada aluno.
- Integração de diferentes disciplinas e áreas de conhecimento, promovendo uma abordagem mais holística no ensino.
- Maior flexibilidade na organização do currículo, permitindo uma maior diversidade de atividades e projetos multidisciplinares.
- Melhor aproveitamento dos recursos educativos, como espaço físico, materiais e professores, que podem ser compartilhados entre os dois ciclos.
- Diferenças de desenvolvimento e maturidade entre os alunos do 1º e 2º Ciclo, que podem dificultar a adaptação ao novo sistema.
- Possível sobrecarga de trabalho para os professores, que terão que lidar com alunos de idades e níveis de aprendizagem diferentes.
- Risco de despersonalização do ensino, com a perda da atenção às necessidades individuais dos alunos.
- Dificuldade de articulação entre os diferentes níveis de ensino, podendo afetar a coerência e sequencialidade do currículo.
- Possíveis resistências por parte dos professores e da comunidade educativa, que podem não estar preparados para uma mudança tão significativa no sistema de ensino.
Destacamento para o exercício de funções em duas Escolas Europeias
A graduação profissional não é o critério mais justo?
Autorização de despesa do Programa de Recuperação e Reabilitação de Escolas
Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Educação nas Prisões
sexta-feira, 1 de março de 2024
Reserva de recrutamento 2023/2024 n.º 24
Beneficiários da ADSE com doenças incapacitantes sem acesso a baixas alargadas
Beneficiários da ADSE com doenças incapacitantes sem acesso a baixas alargadas
quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024
Apoios ao transporte e ao alojamento para a frequência do ensino secundário em concelhos sem qualquer oferta de ensino secundário
quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
Para ler ou ouvir em Podcast
terça-feira, 27 de fevereiro de 2024
Recursos Tecnológicos das Escolas
O dashboard, à semelhança das publicações anuais de RTE, encontra-se dividido em secções temáticas, respeitantes a:
- Número médio de alunos por computador;
- Número médio de alunos por computador com ligação à internet;
- Parque informático;
- Internet.
Painel de Alto Nível do Secretário-Geral da ONU sobre a Profissão Docente: Recomendações e Resumo das deliberações
Projeto DICA — Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender
Estado da Educação 2022
- A existência do 2º ciclo do ensino básico.
- A inteligência artificial e as suas relações com as múltiplas dimensões do sistema educativo e formativo.
- O imperativo do desenvolvimento do ensino artístico especializado.
- O ensino profissional e a sua relevância para o desenvolvimento de novas e inovadoras ideias fundadoras da educação secundária.
- As novas demografias e a necessidade de as integrar plenamente na conceção de um sistema aberto, livre, inclusivo e socialmente responsável.
segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
Plataforma de Progressão na Carreira e Acelerador de Progressão
2. A aplicação dos mecanismos de aceleração da progressão na carreira obriga ao cumprimento cumulativo dos requisitos previstos no artigo 37.º do Estatuto da Carreira Docente (ECD)?Sim, com exceção daqueles casos em que, por via da aquisição imediata de tempo de serviço, os docentes estejam objetivamente impedidos de obter os demais requisitos, previstos nas alíneas b) e c) do n.º 2 e na alínea a) do n.º 3 do artigo 37.º do ECD, até à nova data de completamento do módulo de tempo de serviço do escalão em que se encontram, casos em que podem requerer a progressão nessa data, com efeitos remuneratórios ao dia 1 do mês seguinte, devendo os restantes requisitos ser cumpridos até ao final do ano escolar de 2023-2024.
Nestas situações, o docente deve, em documento entregue nos serviços administrativos da Escola/Agrupamento, devidamente datado e assinado, declarar, sob compromisso de honra, que cumprirá a totalidade dos requisitos previstos no Artigo 37.º do ECD até 31/8/2024.
Nove meses depois...
sábado, 24 de fevereiro de 2024
António Damásio: “Há a substituição da educação, do tempo pessoal e de reflexão, pela diversão e entretenimento”
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira – consulta pública
Conselho de Ministros aprova alterações ao regime jurídico da habilitação profissional para a docência
Este diploma tem o intuito de flexibilizar o modelo de realização da prática de ensino supervisionada de modo a reforçar a autonomia científica e pedagógica dos estabelecimentos de ensino superior.
Concurso de docentes do ensino artístico especializado da música e da dança – Apuramento de vagas 2024/2025
Reserva de recrutamento 2023/2024 n.º 23
Inteligência Artificial Responsável na Educação - Desafio Éticos e Oportunidades
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024
Guia geral de exames e Guia para aplicação de adaptações na realização de provas e exames
Distribuição e devolução dos manuais escolares no 1º Ciclo
1 — No ano letivo de 2023 -2024, em derrogação do disposto na alínea a) do n.º 4 do artigo 5.º da Lei n.º 47/2006, de 28 de agosto, na sua redação atual, os alunos do 1.º ciclo do ensino básico ficam isentos de devolver os manuais escolares no final do presente ano letivo, devendo a sua devolução ocorrer no ano letivo seguinte.
2 — No início do ano letivo de 2024 -2025 são distribuídos gratuitamente manuais escolares novos a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do Ministério da Educação.