Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
sábado, 6 de julho de 2024
Governo vai mudar a lei que permite regresso de funcionários públicos à Caixa Geral de Aposentações
sexta-feira, 5 de julho de 2024
Ensino Superior: mais abandono na pandemia, sobretudo nos cursos de Educação
Estudo do Edulog avalia impacto das mudanças das políticas de acesso durante a covid. Apesar de mais diplomados e inscritos, desistência aumentou.
quinta-feira, 4 de julho de 2024
Prazo para matrículas novamente prolongado até 8 de julho
Proposta do Governo: Grandes opções para 2024/2028
A degradação da aprendizagem, o elevado número de alunos sem aulas a pelo menos uma disciplina por períodos prolongados, o conflito e a instabilidade social nas escolas e a escassez de professores constituem um cenário que gera enorme preocupação a toda a comunidade educativa e que não pode ser ignorada pelos agentes políticos. Esta degradação afeta sobretudo as famílias mais desfavorecidas, pondo em causa o direito constitucional à igualdade de oportunidades. A escassez de professores prejudica o funcionamento das escolas e a aprendizagem dos alunos, colocando em causa os elevados investimentos das famílias e do Estado, e as expectativas geradas em relação à educação, sendo, por isso, essencial tomar medidas para a revalorização da carreira docente.
Para a prossecução destes objetivos estratégicos, serão adotadas, entre outras, as seguintes medidas:
- Iniciar a recuperação integral do tempo de serviço congelado dos professores, a ser implementada, à razão de 25% ao ano;
- Revisão da carreira e do regime de avaliação de docente;
- Implementar o A+A, “Aprender Mais Agora”, um plano de recuperação da aprendizagem que realmente permita aos alunos construir um caminho de sucesso escolar. O A+A incluirá recursos adequados para o apoio aos alunos nas escolas, a capacitação de docentes para implementar um sistema de tutorias, assim como o reforço de créditos horários e o investimento em recursos educativos digitais de apoio ao estudo.
Neste âmbito, procura-se igualmente alargar o âmbito e promover maiores níveis de transparência e de acesso público aos dados estatísticos de monitorização do sistema educativo e melhorar o sistema de transferência de competências para as autarquias locais, articuladamente com as escolas. Pretende-se também contribuir para a revisão da Lei de Bases do Sistema Educativo de 1986, alinhando-a com os desafios do século XXI.
A área informática da Educação “tem sido um problema e não uma solução”
Professores e Educadores com decisão favorável de reinscrição na CGA (vídeo)
quarta-feira, 3 de julho de 2024
Princípios e normas na organização da administração direta do Estado
Relatório Técnico da Agenda Anticorrupção
Mudança do logótipo e do visual do símbolo da República Portuguesa
O manual foi desenvolvido pelo Gabinete do Primeiro-Ministro. As normas de utilização deverão ser respeitadas de forma rigorosa, seja qual for o suporte, por forma a garantir a coerência e consistência da aplicação da Identidade República Portuguesa.
Alterações ao Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior
terça-feira, 2 de julho de 2024
Mobilidade de docentes por motivo de doença 2024/2025
REINCRIÇÃO NA CGA – TAF DO FUNCHAL DÁ RAZÃO AO SIPE
Estudo 9 da coleção do PNPSE
- Quais as medidas em implementação na Escola que mais contribuem para a melhoria das aprendizagens?
- Quais as maiores fragilidades identificadas pela Escola que impedem uma melhor ação educativa?
- Quais as medidas para o futuro que deveriam ser tomadas na área educativa?
Elencos de provas de ingresso para a candidatura ao ensino superior
A Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, reunida para o efeito, deliberou o seguinte:
Elencos de provas de ingresso para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior nos anos letivos de 2025/2026 e 2026/2027
1 - São homologadas as propostas de elencos de provas de ingresso dos ciclos de estudos para 2025/2026 e 2026/2027, apresentadas pelas Instituições de Ensino Superior à Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
2 - Os elencos de provas de ingresso a considerar na candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior nos anos letivos de 2025/2026 e 2026/2027, decorrentes da homologação referida no número anterior, são divulgadas no Anexo à presente deliberação, que dela faz parte integrante.
3 - O teor da presente deliberação não dispensa a consulta nos Guias do Ensino Superior, nomeadamente, do Guia “Provas de Ingresso 2024 e Informação sobre provas de ingresso 2025”.
segunda-feira, 1 de julho de 2024
Projeto MAIA aumentou exponencialmente a "burrocracia" em muitas escolas
Paulo Guinote - DN
...
domingo, 30 de junho de 2024
Problemas com os computadores da Escola Digital?
De acordo com as informações colhidas nas redes sociais, muitos educadores e professores estão com dificuldades de acesso à internet para realizar os trabalhos de final de ano, nomeadamente avaliações, acesso às plataformas e aos drives das suas escolas ou agrupamentos.
Com a ajuda divulgada por um colega, podemos informar que se for desativado um item do serviço do computador, o problema estará resolvido.
sábado, 29 de junho de 2024
Mobilidade Estatutária – Pessoal Docente 2024/2025
Alterações à mobilidade por doença de docentes adiada para setembro
sexta-feira, 28 de junho de 2024
Dashboard Educação em Números
Estatísticas da Educação 2022/2023 – Estatísticas Oficiais
Lista de docentes com concessão de Equiparação a Bolseiro – Ano Escolar 2024/2025
quinta-feira, 27 de junho de 2024
APEnP Magazine (Jun'24) da Associação Portuguesa de Educação nas Prisões
Concurso externo extraordinário de vinculação de docentes às EPERP – Aceitação e Recurso hierárquico
Concursos 2024/2025 - Notificação da decisão da reclamação
ESTATÍSTICAS DOS CONCURSOS 2024-2025
Gráfico comparativo entre Escolas Públicas Portuguesas / Agrupamentos de Escolas e o número de Professores que manifestaram interesse em mudar de instituição de ensino onde exercem funções.