quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas no Parlamento

A Proposta de Lei n.º 184/XII/3.ª que aprova a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas é discutida hoje na Assembleia da República na generalidade e o processo legislativo só deverá estar concluído no final de Janeiro ou início de Fevereiro. Ao contrário da intenção do Governo, cujo objectivo era que o diploma entrasse em vigor em Janeiro, as novas regras laborais na Função Pública só começarão a aplicar-se no final do primeiro trimestre de 2014.

Aprova a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas

IAVE - Instrumentos de Avaliação Externa - Tipologia de Itens

O IAVE, que ainda é GAVE, divulgou no seu site a  informação relativa à terminologia utilizada na identificação dos tipos de itens utilizados nos instrumentos de avaliação externa.
Consultar aqui

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Minuta para requerer escusa às tarefas da PACC


Minuta jurídica para requerer escusa de tarefas na realização da “PACC” 

Magazine de Educação de dezembro


Espaço ProfessorNesta edição do Magazine de Educação, fazemos um balanço do que mudou na Educação em Portugal através de várias perspetivas de professores e diretores. 
Ouvimos, ainda, David Justino, presidente do Conselho Nacional de Educação, e Jorge Ascensão, da CONFAP, que apresentam a sua visão sobre estas recentes mudanças.

Descarregue aqui o seu Magazine em PDF ou consulte no site

Reponham a página anterior rapidamente!

Depois de ter arrancado na manhã de segunda-feira com muitos problemas, o novo site do Diário da República ainda não está a operar em condições normais  e revela graves problemas de funcionamento.


Ocorreu hum Erro Inesperado nenhum Sistema Sistema. 
javax.persistence.PersistenceException: org.hibernate.exception.GenericJDBCException: não poderia executar a consulta

Quanto tempo vai durar o erro?

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Não (h)à Prova!!!

Foto

Publicitação das listas de Reserva de Recrutamento 13 - 2013/2014

A aceitação na aplicação do SIGRHE é obrigatória e poderá ser efetuada nos dias 11 e 12 de dezembro 

Candidatos à Contratação


Docentes de Carreira

Retirados (Docentes de Carreira e Contratação)

Aplicações
Aplicação disponível nos dias 11 e 12 de dezembro
Aplicação disponível, durante os dias úteis, das 10:00 horas de quarta-feira, dia 11 de dezembro, até às 23:59 horas de terça-feira, dia 17 de dezembro de 2013

Não à PACC


Para bom entendedor...

O líder da UGT negociou em segredo com o ministro da Educação a dispensa da prova de avaliação de contratados dos docentes com cinco ou mais anos de experiência, em troca da desmarcação da greve convocada pela Federação Nacional de Educação (FNE).

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Apelo aos Educadores e Professores







Somos todos Professores!
Autocolante


UNIDOS, VAMOS DEFENDER  A NOSSA PROFISSÃO  E A NOSSA DIGNIDADE!

Tempo de serviço para efeitos de isenção na PACC

Que tempo de serviço releva para efeitos dos números 1. e 3. do Aviso n.º 14962-A/2013, de 5 de dezembro?

É considerado, para este efeito, todo o tempo de serviço devidamente certificado prestado antes e após a profissionalização, quer nos estabelecimentos da rede pública, quer nos estabelecimentos de ensino da rede privada e cooperativa.
Considera-se serviço docente qualquer atividade equiparada a função letiva, independentemente do grupo de recrutamento, designadamente, as Atividades de Enriquecimento Curricular.

Ler nas Perguntas Frequentes

Isenção da Prova de Avaliação

Termina hoje o prazo para os professores contratados com mais de cinco anos de serviço, contados até 31 de agosto de 2013, pedirem isenção da prova de avaliação.
O pedido de isenção tem de ser feito via internet até às 18h00.

Anulação da inscrição - https://sigrhe.dgae.mec.pt/openerp/login

Formulário para registo do NIB - http://pacc.gave.min-edu.pt/np4/formNIB.html

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Bom fim de semana!

Pré-Aviso de Greve para 18 de dezembro e Apelo aos Educadores e Professores

Os Sindicatos de Professores – ASPL, FENPROF, SEPLEU, SIPE, SIPPEB e SPLIU – entregaram no MEC o Pré-Aviso de Greve para 18 de dezembro [em anexo], a todo o serviço relacionado com a realização da designada Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC).

Simultaneamente, foi divulgado publicamente um Apelo [em anexo] particularmente dirigido aos professores dos quadros para que rejeitem qualquer envolvimento que leve à viabilização desta prova, nomeadamente através da adesão à greve convocada.


Subsídios anuais por turma das escolas profissionais privadas

Define as tabelas com os valores dos subsídios anuais por turma e por curso a atribuir aos cursos profissionais ministrados nas escolas profissionais privadas criadas ao abrigo do Decreto-Lei nº 4/98, de 8 de janeiro

Fixa os valores dos subsídios anuais por turma e por curso a atribuir aos cursos profissionais ministrados nas  criadas ao abrigo do Decreto-Lei nº 4/98, de 8 de janeiro

Um exemplo para o mundo


O que nasce torto...

Os candidatos inscritos para a realização da PACC com cinco ou mais anos de serviço que não a pretendam realizar devem proceder à manifestação dessa intenção.
Aviso n.º 14962-A/2013, de 5 de dezembro - consultar aqui

Anulação da inscrição -  https://sigrhe.dgae.mec.pt/openerp/login

Formulário para registo do NIB - http://pacc.gave.min-edu.pt/np4/formNIB.html

Autocolante

As trapalhadas (i)legais do MEC


Aditamento ao aviso n.º 14185-A/2013, de 19 de novembro, com as alterações introduzidas pelo aviso n.º 14712-A/2013, de 28 de novembro.


Aditamento ao aviso n.º 14185 -A/2013, de 19 de novembro, com as alterações introduzidas pelo aviso n.º 14712 -A/2013, de 28 de novembro

Realização da prova de avaliação de conhecimentos e capacidades

1 — Para os efeitos previstos no artigo 3.º do Decreto Regulamentar  n.º 7/2013, de 23 de outubro, os candidatos inscritos para a realização da prova de avaliação de conhecimentos e capacidades com cinco ou mais anos de serviço docente que não a pretendam realizar devem proceder à manifestação dessa intenção.
2 — O procedimento previsto no número anterior é efetuado através de ligação disponibilizada em http://pacc.gave.min-edu.pt, no período compreendido entre o dia 6 de dezembro de 2013 e as 18 horas do dia 9 de dezembro de 2013.
3 — O tempo de serviço docente é contabilizado até 31 de agosto de 2013.

Devolução do valor da inscrição

1 — Aos candidatos que manifestem a intenção de não realizar a prova será devolvido o montante pago.
2 — A devolução prevista no número anterior é feita através de transferência bancária, sendo creditada a conta associada ao número de identificação bancária indicado pelos candidatos em formulário próprio, disponibilizado em http://pacc.gave.min-edu.pt.

5 de dezembro de 2013. - O Diretor do Gabinete de Avaliação Educacional,
Helder Manuel Diniz de Sousa.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Hoje a partir das 15 horas no Parlamento

Decreto-Lei n.º 152/2013, de 4 de novembro que "Aprova o Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo de nível não superior";

Decreto-Lei n.º 152/2013, de 4 de novembro que aprova o Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo de nível não superior.

Decreto-Lei n.º 146/2013 de 22 de outubro, que "Procede à 12.ª alteração do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 139-A/90, de 28 de abril, e à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho";

Da iniciativa de Marco Gabriel Lopes Teixeira e outros - Solicitam que não seja implementada a Prova de Avaliação de Conhecimentos e Competências para Ingresso na Carreira Docente

Da iniciativa da FENPROF - Federação Nacional dos Professores - Pela revogação da prova de acesso ao exercício da profissão docente.

Selecção de docentes de carreira, para o exercício de funções no Projeto Escolas de Referência -Timor Leste

Comunicação enviada pelo Diretor-Geral da Administração Escolar às Escolas/Agrupamentos

"Exmo.(a) Senhor(a) Diretor(a)/ Presidente da CAP

Tendo a Coordenação do Projeto Escolas de Referência-Timor Leste manifestado a necessidade de selecionar docentes de carreira, para o exercício de funções no Projeto Escolas de Referência, venho informar o seguinte:

No âmbito do Protocolo de Cooperação entre Portugal e a República Democrática de Timor-Leste, pretende-se selecionar docentes de carreira, com qualificação profissional nos grupos de recrutamento 100 ou 110, para o exercício de funções em Timor-Leste, no Projeto Escolas de Referência mediante a figura de mobilidadeprevista no artigo 68.º do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Não podem ser admitidos docentes das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, por não se encontrarem abrangidos pelo disposto no referido artigo 68.º.

Será dada preferência a:
1. Docentes posicionados nos 1.º, 2.º e 3.º escalões da carreira docente sem componente letiva.
2. Docentes posicionados nos 1.º, 2.º e 3.º escalões da carreira docente com componente letiva e que não estejam a lecionar o 4º ano do ensino básico.


A seleção dos candidatos será efetuada pela Coordenação do PERTL-CF, na qualidade de entidade proponente.

Os interessados deverão remeter para o email DSEEPE@dgae.mec.pt , até dia 9 de dezembro de 2013, os seguintes documentos:
a) Cópia de documento de identificação;
b) Cópia do Registo Biográfico atualizado;
c) Declaração do Diretor emitindo parecer favorável sobre a mobilidade ao abrigo da alínea a) do art.º 68.º do ECD, com a indicação do escalão em que o docente se encontra e se temou não componente letiva no presente ano escolar. Caso tenha componente letiva, deve também ser mencionado o ano de escolaridade que o professor se encontra a lecionar.
d) Curriculum Vitae.
e) Declaração de robustez física.

Mais solicito a V. Ex.ª que proceda à divulgação desta comunicação junto de todos os docentes do Agrupamento.

Com os melhores cumprimentos,
O Diretor-Geral da Administração Escolar
Mário Agostinho Pereira

Para os que ainda não pagaram os 20 €

Referências de multibanco caducadas
Até ao final do dia 6 de dezembro, é possível gerar novas referências para o pagmento da inscrição para a realização da PACC
Os candidatos inscritos para a realização da PACC que não tenham efetuado o respetivo pagamento podem gerar uma nova referência de multibanco até ao final do dia 6/12 (sexta-feira), na sua área reservada da plataforma da DGAE (SIGRHE).
A data limite para proceder ao pagamento é dia 7/12 (sábado).

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Uma Prova para Professores... com certo grau de dificuldade

A explicadora que limpa a borrada que os professores fazem

Violência - Opinião de Santana Castilho

Violência
Santana Castilho - Público

A arrogância, o ódio aos professores, a ignorância sobre a realidade do sistema educativo e das escolas e a impreparação política e técnica são os eixos identificadores daquilo que poderemos designar por bloco central de governo da Educação da última década. Se apelarmos à memória, salta à vista a convergência ideológica entre Maria de Lurdes Rodrigues e Nuno Crato, relativamente ao papel dos professores. Uma ou outra divergência quanto a processos não apaga o essencial. Do outro lado da barricada, a classe dos professores não interiorizou, enquanto tal, a dimensão política da sua profissão. E, em momentos vitais das lutas a que tem ido, soçobrou por isso.

As mudanças sociais e económicas que varrem a vida dos portugueses colocam à Educação problemas novos e emprestam uma dimensão maior aos problemas de sempre. Mas o maior de todos é político e como tal ideológico e intencional. A Educação nacional está a ser confrontada com caminhos que desprezam a sua natureza axiológica e procuram impor-lhe o modelo de mercado. Trata-se de apresentar a Educação como um simples serviço, circunscrito a objectivos utilitários e instrumentais e regulado apenas por normas de eficiência e eficácia. Trata-se de impor um acto educativo transformado em produto e a escola transformada em empresa de serviços. Trata-se de impor uma ideologia marcada pela sede de desinstitucionalizar e pela pressa de privatizar. De entre tantas mudanças que aqui não cabem, recordemos as duas que melhor servem tal desígnio: a criação da Parque Escolar e o regime jurídico de gestão das escolas. Com a primeira, passou-se para o domínio empresarial a propriedade de mais de metade das escolas secundárias do país. São milhares e milhares de metros quadrados urbanizados nas zonas mais nobres das maiores cidades. Se o BPN foi nacionalizado e a SLN ficou de fora, por que não considerar que a Parque Escolar pode vir a ser vendida ao grupo GPS ou à empresária Isabel dos Santos? Com a segunda, escancararam-se as portas à possível gestão privada das escolas públicas. Porquê? Porque o órgão de gestão das escolas passou a ser escolhido por uma espécie de assembleia de accionistas das empresas (Conselho Geral, onde a maioria dos membros não pertencem à Escola); porque o director assim escolhido também pode, ele próprio, ser estranho à própria Escola ou mesmo, no momento, a qualquer escola, um simples contratado por alguém, que cumpra os requisitos legais. Muitos não pensaram nisto, nem no como pode ser atraente para outros juntar as duas peças, sob a bênção da ideologia de Passos e Crato. Aos primeiros recordo Sun Tzu:

“… Se conheces o inimigo e te conheces a ti mesmo, não precisas temer o resultado de cem batalhas. Se te conheces mas não conheces o inimigo, por cada vitória sofrerás uma derrota. Se não te conheces nem a ti próprio nem ao inimigo, perderás todas as batalhas. …” 

A distorção nas representações sobre as condições de exercício da profissão docente, ardilosamente passada pelo Governo para a sociedade em geral, atingiu o limite do suportável e ameaça hoje a própria integridade profissional dos professores, que não se têm afirmado suficientemente vigorosos para destruir estereótipos desvalorizantes. Com tristeza o digo, mas a classe dos professores manifesta-se cada vez mais como classe de dependências. E quem assim se deixa aculturar, dificilmente compreenderá o valor da independência e aceitará pagar o seu custo. É neste contexto que devemos olhar para a Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades, criada por Maria de Lurdes Rodrigues, importa não esquecer, e então fortemente contestada pelo PSD, importa recordar. Não é coisa de alguns. É coisa de todos. Pese embora tudo o que se possa dizer, o carácter facilitista da prova serve para esvaziar a sua contestação. O “Público” evidenciou o grotesco da prova quando mostrou que adolescentes dos 8º e 9º anos a resolvem com facilidade e rapidamente. Mas, recordemos, há uma segunda prova, sobre conhecimentos específicos, que … pode ser bem diferente. Enquanto chamarmos básica, ridícula, elementar, insultuosa, apatetada, desadequada, absurda, a uma prova que é tudo isso, não nos ocupamos de uma política, que vem de longe, que a utiliza para descredibilizar os docentes da escola pública e para os apontar como responsáveis pela degradação da Educação, etapa importante para o que virá a seguir. A todos aqueles vocábulos há que acrescentar a palavra que falta: violência. É o que esta prova é: uma violência.

Dizem os dicionários que a violência é a qualidade de tudo aquilo que opera com ímpeto, que se exerce com força, que se opõe ao direito ou à justiça. Porque há vários tipos de força, o conceito de violência é, de forma mais lata, aplicado comummente a todo o tipo de comportamento que, com intencionalidade, agride ou intimida. Não só do ponto de vista físico, mas, também, do ponto de vista psíquico e moral. O rompimento abrupto das normas e dos princípios constitutivos da moral social vigente é, no meu entendimento, sempre, uma violência. Quantas vezes mais bárbara que a que se exerce de bastão na mão.
Público, 4/12/2013

Formação - Inglês no 1º Ciclo

A DGE, em articulação com a APPI, vai realizar a 2.ª edição da ação de formação “Teaching English in 1º CEB”. Esta ação destina-se aos professores/técnicos que se encontram a lecionar Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico em estabelecimentos de ensino público do continente.

Para mais informações consulte:  Formação_Ingles_1_ciclo_divulgação

Estão disponíveis as listas de formandos selecionados para a 1.ª edição da ação de formação “Teaching English in 1º CEB”.

Para qualquer esclarecimento adicional contactar: aec@dge.mec.pt


terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A Prova de Acesso no Editorial do jornal Publico

Editorial do Público, 3/12/2013

Publicitação das listas de Reserva de Recrutamento 12 - 2013/2014

A aceitação na aplicação do SIGRHE é obrigatória e poderá ser efetuada nos dias 04 e 05 de dezembro 

Candidatos à Contratação

Docentes de Carreira


Retirados (Docentes de Carreira e Contratação)

Aplicações
Aplicação disponível nos dias 04 e 05 de dezembro
Aplicação disponível, durante os dias úteis, das 10:00 horas de quarta-feira, dia 04 de dezembro, até às 23:59 horas de terça-feira, dia 10 de dezembro de 2013

Projeto Testes Intermédios 2013/2014


As aplicações de cada teste intermédio ocorrem em simultâneo em todo o território nacional e, de acordo com o horário de cada escola, deverá ter início entre as 10 h e as 10 h 45 min, em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, e entre as 9 h e as 9 h 45 min, na Região Autónoma dos Açores.

Salvo indicação em contrário nas respetivas Informações, os testes terão a duração de 90 minutos, sem intervalo. Compete à escola, no âmbito da sua autonomia, enquadrar o horário previsto na realidade da escola.

Se a Prova deve ser abolida para quê esta acordo?

Depois de vários meses de pura teimosia a partir pedra com os sindicatos, um acordo pela metade, injusto e que apenas serve para lavar a face do Ministro.
Um entendimento prejudicial e discriminatório que só engana os tolos. 

Comunicado do MEC

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Depois da teimosia, dividir para reinar

Os sindicatos da UGT comprometeram-se a desconvocar a greve à prova de acesso à carreira, marcada para 18 de dezembro, depois de a tutela garantir dispensa aos professores contratados com mais de 05 anos de serviço.
A informação foi adiantada à Lusa pelo secretário-geral da União Geral de Trabalhadores (UGT), Carlos Silva, que disse ter obtido esta garantia após uma reunião, hoje, de representantes da central sindical com o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.
O ministro da Educação, Nuno Crato, convocou uma conferência de imprensa para hoje, às 18:00.
Informação divulgada no site da FNE

"É Preciso Ter Lata! Canstruction Portugal"

O projeto de solidariedade "É Preciso Ter Lata! Canstruction Portugal" é um projeto levado a cabo pelo Agrupamento de Escolas de Fajões, Oliveira de Azeméis que conjuga o trabalho de equipa (comunidade educativa de cada escola), a criatividade (esculturas com latas de comida) e a solidariedade social através da distribuição das milhares de latas angariadas por instituições de solidariedade social (mais de 21 000 na primeira edição).
As inscrições terminam a 31 de janeiro de 2014.

Uma causa contra a fome. Um desafio à criatividade. 
Não esperes que as coisas aconteçam... O génio da lata és tu!

Opiniões

Expresso,30/11/2013 

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Bom fim de semana!

Provedor pediu dispensa da prova para os docentes que há vários anos satisfazem necessidades permanentes

O Provedor de Justiça pediu dispensa da prova de avaliação ao Ministro da Educação e Ciência

O Provedor de Justiça pediu ao Ministro da Educação e Ciência que ponderasse dispensar da prova de avaliação os docentes que há vários anos satisfazem necessidades permanentes.
A iniciativa foi tomada na sequência da apresentação de cerca de 4.000 queixas de docentes sobre o assunto.

Hypatiamat um projeto para promover a aprendizagem da Matemática

Um grupo de investigadores da Escola de Psicologia da Universidade do Minho e de matemáticos da Universidade de Coimbra construiu uma plataforma digital com aplicações hipermédia para trabalhar os conteúdos de Matemática do 5º ao 9.º ano.

Neste sítio, professores, alunos e pais poderão encontrar aplicações interativas para trabalhar conteúdos de matemática e milhares de exercícios com feedback.

Os conteúdos de matemática são apresentados de uma forma interativa e dinâmica com muitos exemplos e propostas de tarefas de modo a envolver e apoiar os utilizadores no seu processo de aprendizagem.
Tutores digitais e skillometros são algumas das ferramentas que ajudarão os alunos na autorregulação da sua aprendizagem. Algumas das aplicações hipermédia são, também, disponibilizadas gratuitamente nos dispositivos móveis.

No site e no facebook (https://pt-pt.facebook.com/hypatiamat) poderão seguir o lançamento de novidades.

Pré-Aviso de Greve - Apreciação Parlamentar da "Prova de Acesso"

Contra a Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades.

No próximo dia 5 de dezembro, o Decreto-Lei nº 146/2013, de 22 de outubro, irá a plenário onde será submetido a um processo de apreciação parlamentar. Espera-se que, desse processo, resulte a suspensão de realização da prova prevista para o dia 18 de dezembro, com vista à sua posterior eliminação.

Professores e Educadores deslocar-se-ão à Assembleia da República para acompanharem os trabalhos tendo, muitos deles, de se ausentar das suas escolas, faltando ao serviço. Prevenindo a eventual necessidade de justificar essas faltas por parte de docentes que não tenham outra forma de o fazer, ASPL, FENPROF, SEPLEU, SINAPE, SINDEP,SIPE, SIPPEB e SPLIU, nos termos da Lei, apresentam este Pré-Aviso de Greve para o dia 5 de dezembro de 2013, entre as 0 e as 24 horas, abrangendo todos os docentes , de todos os níveis de educação e ensino.

Aprovado em Conselho de Ministros

...
"3. O Conselho de Ministros aprovou um diploma que regulamenta o regime de avaliação, certificação e adoção dos manuais escolares dos ensinos básico e secundário.
Com o novo diploma são atualizados e simplificados procedimentos e regulamentados os modelos de acreditação de entidades avaliadoras e certificadoras e modelos de avaliação, certificação e adoção dos manuais escolares mais eficazes e eficientes.
A introdução de mecanismos mais flexíveis e simplificados, adaptando procedimentos anteriores, tem como objectivo desburocratizar este processo e possibilitar a avaliação e certificação atempada dos manuais escolares.
O processo de acreditação das entidades certificadas é complementado por ações de auditoria e controlo do desempenho, de forma a assegurar a qualidade e o rigor indispensáveis do processo de avaliação e certificação de manuais escolares.

4. O Conselho de Ministros aprovou a revisão do regime jurídico da formação contínua de professores, definindo o respetivo sistema de coordenação, administração e apoio.
Este regime aplica-se a todos os docentes em exercício efetivo de funções nas escolas da rede pública, aos docentes das escolas portuguesas no estrangeiro e aos docentes dos estabelecimentos do ensino particular e cooperativo associados de um Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE), e visa dotar as entidades formadoras e as escolas de autonomia acrescida, quer no domínio pedagógico, quer no da organização da formação considerada prioritária para a melhoria dos resultados no âmbito da concretização dos seus projetos educativos.
A acreditação e certificação da formação são da responsabilidade do Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua e processam-se de acordo com regulamentação própria. Já o reconhecimento e certificação da formação de curta duração competem às entidades formadoras de acordo com critérios expressos nos respetivos regulamentos internos.
É objetivo deste diploma centrar a formação nas matérias científicas de lecionação e nas necessidades das escolas, com vista à melhoria dos resultados dos alunos."
...

Prolongado o prazo de inscrição na Prova de Acesso

Publicadas ontem ao final do dia algumas alterações ao aviso n.º 14185-A/2013, de 19 de novembro, que também prolonga o período de inscrição na Prova de Acesso até às 18 horas do dia 2 de dezembro, porque o senhor Ministro da Educação e Ciência, com a sua inteira benevolência, pretende que nenhum docente fique impossibilitado de demonstrar todas as suas capacidades e competências.


quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Regime jurídico da requalificação de trabalhadores em funções públicas - Mobilidade Especial

Publicada a Lei que estabelece o regime jurídico da requalificação de trabalhadores em funções públicas (Mobilidade Especial) visando a melhor afetação dos recursos humanos da Administração Pública, e procede à nona alteração à Lei n.º 12-A/2008, de 27 de fevereiro, à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 74/70, de 2 de março, à décima segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 139-A/90, de 28 de abril, à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 209/2009, de 3 de setembro, e à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, revogando a Lei n.º 53/2006, de 7 de dezembro

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O governo não quer ninguém feliz e realizado!

Trabalhar entre 25 a 30 horas é o ideal para alcançar felicidade

"Um estudo europeu indica que uma jornada laboral de 21 a 34 horas por semana faz com que os cidadãos sejam mais produtivos e mais realizados, sendo que o ideal seria que todos trabalhassem entre 25 e 30 horas semanais. Os dados são divulgados numa altura em que o Tribunal Constitucional aprovou em Portugal o aumento do horário de trabalho da Função Pública para 40 horas semanais e em que a média europeia é de 39 horas.
...
Com os resultados obtidos, o relatório conclui que a carga de trabalho ideal seria entre as 25 e as 30 horas, pois garante um maior balanço entre a vida pessoal e o trabalho e uma maior realização a nível profissional."

Tolerância de ponto no dia 24 e na tarde do dia 31 de dezembro

Publicado o Despacho que concede tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas no Estado, nos institutos públicos e nos serviços desconcentrados da administração central no dia 24 e na tarde do dia 31 de dezembro de 2013.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Publicitação das listas de Reserva de Recrutamento 11 - 2013/2014

A aceitação é obrigatória e poderá ser efetuada nos dias 27 e 28 de novembro 

Candidatos à Contratação

Docentes de Carreira


Retirados (Docentes de Carreira e Contratação)

Aplicações
Aplicação disponível nos dias 27 e 28 de novembro

Aplicação disponível, durante os dias úteis, das 10:00 horas de quarta-feira, dia 27 de novembro, até às 23:59 horas de terça-feira, dia 03 de dezembro de 2013

Aprovado no Parlamento o Orçamento do Estado para 2014

Aprova o Orçamento do Estado para 2014

 Aprova as Grandes Opções do Plano para 2014

Execução de sentença - Concurso Externo Extraordinário

Execução das sentenças dos TAF do Funchal e Ponta Delgada, transitadas em julgado, no âmbito do concurso externo extraordinário.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Todos contra a Prova


Tribunal Constitucional declara constitucional a LEI DAS 40 HORAS na Função Pública

Processos n.os 935/13 e 962/13 
Relator: Conselheiro Pedro Machete 


Na sua sessão plenária de 21 de novembro de 2013, o Tribunal Constitucional apreciou dois pedidos de fiscalização abstrata sucessiva de constitucionalidade referentes aos artigos abaixo indicados da Lei n.º 68/2013, de 29 de agosto – Lei que estabelece a duração do período normal de trabalho dos trabalhadores em funções públicas e altera outros diplomas -, apresentados, ao abrigo do disposto no artigo 281.º, n.º 2, alínea f), da Constituição, respetivamente, por um grupo de Deputados eleitos pelo PS e por um grupo de Deputados eleitos pelo PCP, PEV e BE. 

O Tribunal Constitucional entendeu que os preceitos sindicados em ambos os pedidos estabelecem apenas o aumento do limite máximo da duração do período normal de trabalho dos trabalhadores em funções públicas, de sete para oito horas diárias e de trinta e cinco para quarenta horas semanais, não impedindo que, para o futuro, seja definida, nos termos gerais aplicáveis quer a trabalhadores nomeados, quer a trabalhadores contratados, uma duração inferior. Em conformidade, o Tribunal Constitucional decidiu não declarar a inconstitucionalidade das normas dos artigos 2.º, em conjugação com o 10.º, 3.º, 4.º e 11.º da Lei n.º 68/2013, de 29 de agosto. 

A decisão foi tomada por maioria. 

Projetos de jornalismo escolar levados a cabo pelas escolas

A Direção-Geral da Educação lançou, em maio de 2013, uma plataforma dedicada à divulgação dos projetos de jornalismo escolar levados a cabo pelas escolas portuguesas.

Esta iniciativa, realizada no âmbito da ação da DGE em torno da Educação para a Cidadania/Educação para os media, pretende não só apoiar, como fazer a divulgação de boas práticas de utilização de jornais em contexto educativo, dando conta do trabalho realizado pelos docentes, nas escolas, com os seus alunos.

Nesta plataforma, as escolas poderão ainda aceder à divulgação de ferramentas e conteúdos que as habilitem a fazer a edição digital dos seus jornais, dando origem a novos formatos ou, até, a novos projetos.

Os professores coordenadores dos projetos de Jornal Escolar poderão registar no formulário disponível em http://jornaisescolares.dge.mec.pt o jornal que dinamizam no seu agrupamento / escola. Findo o processo de registo, o Jornal, após aprovação, será publicado numa ficha específica e ficará visível para os utilizadores.

O cartaz da iniciativa pode ser descarregado para impressão a cores ou preto e branco, em formato A3, em http://jornaisescolares.dge.mec.pt/files/2013/04/cartaz_jornais_escolares_dge.pdf
DGE

Tomada de posição do Conselho Técnico-Científico da ESE de Bragança

...
"Foi apontada a ausência de bases técnicas, científicas ou pedagógicas que fundamentem a prova de avaliação de conhecimentos e capacidades, assim como a ausência de qualquer tipo de diálogo com as instituições formadoras para a sua génese, estrutura ou contexto.
Mais foi considerado que este tipo de avaliação põe em causa a formação e experiência dos candidatos, a formação de professores pelas instituições de ensino superior e concretamente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e em última instância o mesmo ministério que a promove, por dele depender a organização e avalização do processo de formação, que ora se questiona. Tal constitui uma quebra de confiança entre os vários intervenientes do processo de formação de docentes, sendo vexatória dos mesmos ao lhes impor o ferrete da falta de qualidade e até mesmo por se desenvolver posteriormente à formação legalmente prevista, mostrando falta de rigor, clareza e justiça. Não se vislumbra função para a prova que não a de obstaculizar o acesso à docência, apoiando-se para o efeito em dados que não permitem de modo cabal avaliar os conhecimentos e capacidades exigidas aos docentes na riqueza e diversidade da nobre função que pretendem desenvolver."

Bragança, 21 de novembro de 2013

domingo, 24 de novembro de 2013

Informação dos Sindicatos de Docentes à Comunicação Social

FEDERAÇÕES E SINDICATOS DE PROFESSORES REUNIRAM-SE PARA COORDENAREM AÇÕES E LUTA CONTRA A “PROVA DE ACESSO” À PROFISSÃO

Federações e Sindicatos de Professores – ASPL, FENPROF, FNE, SINAPE, SINDEP, SIPE, SIPPEB, SEPLEU e SPLIU – convergem na rejeição da prova de avaliação de conhecimentos e capacidades (PACC) de docentes, com uma convicção que se torna mais forte por cada quadro legal que é publicado ou documento divulgado pelo MEC, o último dos quais a “matriz” de prova que se conheceu no final do dia 21 de novembro.

Face a essa convergência e à necessidade de unir esforços, estas organizações sindicais – as mesmas que, em convergência, promoveram a grande luta do passado mês de junho que terminou com a obtenção de resultados positivos fixados em ata negocial assinada no dia 25 – decidiram reunir na sexta-feira dia 22 de novembro, daí saindo, como conclusão principal, o compromisso de tudo fazerem no sentido da não realização desta absurda prova.

Nesse sentido,

- Declaram a sua disponibilidade para, com o governo ou a Assembleia da República, negociarem uma solução que, no imediato, passe pela suspensão da prova;

- Divulgarão nos seus sites, por email e através das redes sociais os contactos eletrónicos institucionais de todos os deputados que integram a Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República. Pretende-se facilitar uma aproximação entre os professores e os senhores deputados para que, junto deles, os docentes exponham a sua situação profissional e argumentem no sentido destes intervirem junto dos respetivos grupos parlamentares para que a PACC seja suspensa;

- Apelam a todos os professores para uma presença muito forte nas galerias da Assembleia da República, em 5 de dezembro, a partir das 14.30 horas, dia em que o Decreto-lei 146/2013, de 22 de outubro (legislação que impõe a PACC), estará em “apreciação parlamentar”;

- A manter-se a prova, entregarão no MEC, em 6 de novembro, os Avisos Prévios de Greve a realizar em 18 de dezembro a todo o serviço relacionado com a prova para que os docentes sejam convocados;

- Em 7 de dezembro iniciarão a divulgação pública de um Apelo Conjunto contra a PACC, subscrito pelas organizações sindicais, que visa esclarecer e mobilizar todos os docentes para se envolverem na luta contra esta prova;

- Caso a PACC se mantenha, em 18 de dezembro, realizar uma Greve a todo o serviço relacionado com esta prova impedindo a sua realização.

As organizações sindicais manifestam ainda:

- A sua inteira disponibilidade para levarem, até às últimas consequências, as iniciativas jurídicas já em curso ou outras que se considerem adequadas com o objetivo de travar a PACC;

- Uma posição de apoio a todos os protestos contra a PACC, com a certeza de que nenhum estará a mais nesta luta;

- A intenção de fazerem chegar a todos os professores dos quadros das escolas e agrupamentos um autocolante com a afirmação: “Vigiar os meus colegas? Não, obrigado!

As organizações sindicais articularão entre si as iniciativas a desenvolver e, quando necessário, encontrar-se-ão para definirem as estratégias mais adequadas ao sucesso desta luta. Nesta reunião foram ainda manifestadas preocupações, por parte dos dirigentes presentes, relativamente ao futuro da Escola Pública.

As organizações sindicais

Uma prova-espantalho


Paulo Guinote
António Couto dos Santos
Luís Picado
Santana Castilho
Jornal I