O atual relatório Eurydice fornece uma perspetiva geral sobre as diferentes iniciativas desenvolvidas nos sistemas educativos europeus neste domínio. Analisa as medidas adotadas pelas autoridades educativas nacionais, em toda a UE, destinadas a combater a discriminação e promover a diversidade e a inclusão nas escolas. Inclui ainda vários exemplos de iniciativas políticas recentes que podem, potencialmente, inspirar novas dinâmicas que venham a tornar as nossas sociedades e sistemas educativos mais inclusivos. Estou convicto de que, trabalhando em conjunto, conseguiremos alcançar a nossa visão comum de estabelecer o princípio da unidade na diversidade seja nas nossas escolas ou nas nossas sociedades.
No âmbito das políticas ambientais da UE, que visam alcançar um equilíbrio entre a proteção ambiental, o desenvolvimento económico e o bem-estar social, este relatório vem revelar, uma vez mais, o papel essencial que as escolas e os professores desempenham no desenvolvimento de competências nos processos de ensino e de aprendizagem, na preparação efetiva dos alunos para a transição ecológica e para o futuro sustentável. De que forma os sistemas educativos europeus têm aplicado estas questões na prática? É o que este relatório da Eurydice procura responder, analisando, através de dados qualitativos, que medidas políticas e abordagens educativas os 39 sistemas educativos europeus, ao nível dos ensino básico e secundário, têm promovido, desde a aprendizagem para a sustentabilidade integrada nos currículos, passando pelas competências adquiridas pelos alunos e pelos professores, até ao apoio prestado às escolas e demais profissionais no âmbito desta temática.
Relatório em Inglês
Sem comentários:
Enviar um comentário