sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Registo Biográfico de docentes - SIGRHE


e-Bio


O acesso ao presente módulo destina-se a recolher informação sobre a situação profissional do docente.

O docente deve confirmar toda a informação já inserida. Caso verifique a necessidade de proceder a alterações, deve fazê-lo.

Após o preenchimento e submissão, cabe ao Agrupamento de Escolas (AE)/Escola Não Agrupada (ENA) proceder à validação dos dados.

Para suprimir quaisquer dúvidas que possam surgir, consulte o manual de utilizador.

Para aceder ao manual, clique aqui.

Mais informação enviada para o e-mail de contacto;

"Exmo.(a) Senhor(a) Professor(a)
No sentido de uma melhor facilitação e prestação de serviços, a DGAE desenvolveu um sistema de registo de dados biográficos.
Assim o docente para poder usufruir desta mais valia deverá, executar as seguintes tarefas:
Na aplicação SIGRHE em https://sigrhe.dgae.mec.pt, no separador Geral, está disponível o Registo Biográfico (e-Bio).
Nesta aplicação, o docente deve atualizar os seus dados pessoais e preencher todos os campos referentes às habilitações/qualificações profissionais.
Pretende-se com este procedimento, agilizar processos para futuras utilizações e facultar ao docente o acesso aos seus dados pessoais/profissionais .
Após o preenchimento, deve submeter.
Posteriormente, deve aceder à aplicação, dado que a entidade de validação indicada vai validar/corrigir, validar ou deixar pendente a validação.
Se o estado da validação for pendente, apresente os documentos que comprovem os dados por si inseridos.
Para quaisquer dúvidas, consulte o manual disponibilizado na própria aplicação.
Agradecemos a disponibilidade para proceder ao preenchimento dos dados solicitados, com a maior brevidade possível, de modo a permitir a sua validação em tempo útil e a sua utilização em todos os processos que se vão desenvolver já a partir do ínicio de 2013.
Refiro por fim, a enorme importância que este registo tem no futuro de todos os docentes.
Com os melhores cumprimentos,
Eng.º João Góis
Subdiretor Geral da Direção-Geral da Administração Escolar"

34 comentários:

  1. Tento há vários dias, mas não consigo nada preencher no campo "Qualificação profissional".
    Surge ainda um aviso em que se diz "NIF EXISTENTE. CONSULTE O DGAE!". Já enviei e-mail, os dados foram conferidos na escola e não sei como fazer, de forma a poder submeter.
    Poderia ajudar?
    Obrigada pela ajuda, se for possível, e pelo blogue que acabei de adicionar.
    Teresa Leonardo Fernandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os docentes que não consigam, por qualquer motivo, completar o Registo Biográfico devem enviar e-mail para a DGAE expondo as dificuldades encontradas ou informando quais os campos que não conseguem preencher.
      Enviem sempre a identificação completa e o número de candidato!!
      Só a DGAE poderá corrigir os erros detetados.

      Eliminar
  2. Grata pela sua resposta e pela atenção ao meu problema.
    Enviei já vários e-mails dirigidos ao DGAE, de acordo com os contactos que constam da plataforma; tentei ainda toda a manhã o contacto telefónico, mas aguardei o tempo todo a ouvir música e uma voz que me pedia para aguardar até que pelas 12:15 desligaram. De tarde, volatamos a ligar da direção, mas continuaram nos mesmos moldes. Decidiu-se então enviar, de novo, outro e-mail ao DGAE, onde o Diretor psolicitava a resolução do problema para que eu pudesse completar os dados e poder submeter, mas até ao momento não obtivemos resposta alguma.
    Aguardo, mas começo a ficar preocupada, e sem saber o que fazer.
    Com estima e grata pela atenção e ainda pelos conselhos.
    Teresa de Jesus Leonardo Fernandes
    (Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corrijo: "voltamos" e "solicitava".
      Peço desculpa pelo engano.

      Eliminar
  3. Após várias tentativas não se consegue entrar...sistema nada fiável, ou pelo menos nada motivador!

    ResponderEliminar
  4. a mim tambem me aparece NIF já existente, ja se sabe como resolver a situaçao??

    ResponderEliminar
  5. Sou uma docente de carreira com 31 anos de serviço com licenciatura em Ciências Biológicas e quiri recentemente o grau de Mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores.

    Em que campo insiro estas novas qualificações ?.
    Esta dúvida surge porque no campo 3.2.2 Qualificação Profissional refere que se deve inserir todas as qualificações psra a docência (ensino não superior).



    ResponderEliminar
  6. Quando tento aceder ao e-bio, deparo-me com a necessidade de introduzir o número de utilizador e senha. Quando tento recuperar a senha, que nunca utilizei, necessito de mail ou telefone que já não tenho. como resolver?
    obrigado
    Carlos Marques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enviar um fax/requerimento, para o número indicado na página da DGAE, indicando a palavra chave pretendida, anexando cópia do BI ou do Cartão Cidadão. Não esquecer de referir o número de candidato.

      Eliminar
  7. Acabei agora de submeter. Não ficamos com nenhum recibo em como fizemos tal procedimento? Quando concorria ficava com um recibo que confirmava o procedimento!

    ResponderEliminar
  8. Não consigo enviar SMS do telem optimus. O email registado está desativado. Resultado: não consigo obter a password!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enviar um fax/requerimento, para o número indicado na página da DGAE, indicando a palavra chave pretendida, anexando cópia do BI ou do Cartão Cidadão. Não esquecer de referir o número de candidato.
      24 horas depois poderá aceder com a palavra-chave escolhida.

      Eliminar
  9. Olá. Já estou registada mas não sei com que nr de utilizador. Quando peço a recuperação desse dado, e não tendo registado ainda um endereço de e-mail, como é que eles me vão fazer chegar o nr de utilizador? Obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
  10. Quando tento gravar a qualificaçao profissional aparece uma mensagem que diz "Já tem uma qualificaçao profissional introduzida para esse grupo de recrutamento". Agradecia que me informassem da causa desta mensagem. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tem mais que uma habilitação para o mesmo grupo não deve colocar a segunda, pelo menos por agora. Consta que a DGAE irá alterar o registo por forma a introduzir todas as habilitações, assim esperamos!!

      Eliminar
  11. Após introduzir a palavra passe, dá sempre erroo!!!!! Não consigo aceder.

    ResponderEliminar
  12. No código da entidade de validacao preenchi com o da escola onde estou destacada em vez do da escola onde estou efectiva.

    Submeti o e-Bio e só mais tarde detestei o erro, mas não consegui suspender a submissão. O que poderei fazer agora? Quem vai validar? Assim aparece na escola de provimento o nome da escola onde estou a dar aulas e não onde estou no quadro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode anular a submissão e corrigir os dados ou aguardar pela validação ou não da Escola/Agrupamento indicada/o.

      Eliminar
  13. Agradeço que J.Amorim Silva me esclareça: sou professora do quadro do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova e, através de conversas informais com colegas, tive conhecimento que receberam e-mail da DGAE(?) a solicitar o preenchimento do registo biográfico eletrónico. Depois de verificar em todas as contas de e-mail, confirmei que não recebi nenhuma mensagem proveniente de "administrator" nem de qualquer outro remetente, acerca deste assunto. Deduzo, portanto, que não terei que efetuar nenhuma operação /atualização de dados/ submissão, sendo que a minha "situação profissional" é Professora do Quadro de Agrupamento, contrariamente ao que os meus colegas encontraram nos respetivos e-Bios,e não conseguiram corrigir/alterar o erro. Obrigada pela sua atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O e-Bio é para todos os docentes, portanto deverá preencher o seu Registo Biográfico!

      Eliminar
  14. Caros colegas!
    Nas dificuldades devem dirigir-se aos respetivos sindicatos e solicitar a ajuda necessária para este e outros casos.
    Aqui apenas daremos pequenas ajudas que não devem, nem podem, substituir a função dos sindicatos de docentes.
    Bom ano de 2013!

    ResponderEliminar
  15. Sou um docente recrutado para o grupo 910 mas com formação base no grupo 300. Depois de ter submetido o e-bio, falei com colegas em situação análoga e dei-me conta que na parte da "qualificação profissional" eu apenas tinha preenchido a primeira linha do seguinte modo:(Grau de recrutamento:910; Grau de Recrutamento para o qual tem habilitação profissional: 410 e Grau: Licenciatira + Formação Especializada)enquanto eles também fizeram isso mas preencheram uma segunda linha com a formação inicial. Ora,a minha dúvida é saber se é necessário o preenchimento desta segunda linha com informação da formação inicial? e, se de facto o é, como vou proceder à alteração uma vez que já tentei cancelar a submissão mas diz-me que "Não é possível reverter o estado do seu registo Biográfico, uma vez que a escola já iniciou o processo de validação". Então, pergunto qual é o passo seguinte que terei de fazer ou a escola para poder corrigir, se de facto houver essa necessidade?
    Obrigada pela disponibilidade e agradeço a resposta o mais breve possível.

    ResponderEliminar
  16. Sou docente do grupo de recrutamento 110, atualmente encontro-me a lecionar no ensino particular. A minha dúvida é se também sou obrigada a preencher o Registo Biográfico?
    Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
  17. Sou docente do grupo 100, possuo bacharelato mais formação complementar com equivalência à licenciatura que foi possível colocar no meu registo ainda não submetido. Possuo ainda licenciatura em línguas e literaturas modernas-variante de estudos portugueses, sem profissionalização mas que penso ser importante no meu currículo pessoal e profissional não sei como colocar esta formação no registo.
    Será que me pode ajudar?

    ResponderEliminar
  18. Sou Psicóloga e Não Docente. Que opções devo preencher e que dados necessito validar? Já me diriji a um Agrupamento mas não sabem como tratar a minha situação.

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  19. O meu registo Biográfico ficou "válido" mas no campo da qualificação profissional diz "válido com correções" em que a escola fez a observação que tenho mais tempo de serviço do que indiquei. É suposto eu voltar a editar, corrigir e submeter ou deve ficar como está?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  20. O meu registo está válido com correções: tenho o curso de Formação de Professores 2º ciclo de Mat/CN e também o bacharelato no 1º ciclo do ensino básico. Sempre apareci no meu grupo de recrutamento (110) como licenciada e agora a escola diz que sou bacharel em professores do ensino primário. O que fazer? na próxima 2ªf estou na porta da secretaria da minha escola às 9h para tentar resolver este problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já falei com a secretaria e resolveram a questão. Que alívio !...

      Eliminar
  21. Onde é possível encontrar os códigos de validação?

    ResponderEliminar
  22. No campo do Tempo de Serviço Antes e Depois da Profissionalização não consigo registar o devido tempo! Este registo é feito pelos Serviços Administrativos da minha Escola? Obrigada.

    ResponderEliminar
  23. Ao tentar aceder ao registo como docente,não consigo preencher o campo "qualificações profissionais" ,assim como aparece como já existente um NIF igual ao meu. Tenho o nº de utilizador e senha, mas com aquelas dificuldades não consigo "submeter" para validação.
    A Educadora de Infância
    Madalena Reis

    ResponderEliminar
  24. Após introduzir a palavra passe, dá sempre erro. Não consigo aceder à aplicação para proceder à inscrição na prova. Já pedi uma nova palavra passe desde 5.ªfeira e até à data não recebi nada. O prazo para inscrição está a terminar e eu não consigo aceder à inscrição...

    ResponderEliminar
  25. Atualmente, na plataforma não aprece a opção para preenchimento do registo biográfico.Como devo proceder?

    ResponderEliminar