Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
sábado, 5 de novembro de 2011
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Leituras
O Espelho do Perito
Inquéritos internacionais, conhecimento e política em educação - O caso do PISA, editado pela Fundação Manuel Leão
O livro faz uma análise ao PISA como um instrumento, baseado e gerador de conhecimento, que apoia e participa no labor de coordenação da ação e da política pública no domínio da educação, de forma a contribuir para a compreensão das atuais relações entre conhecimento e política, na área da educação.
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
E porquê só agora e apenas na Bolsa de Recrutamento - BR2?
O PSD e o CDS apresentaram na Comissão de Educação o Projecto de Resolução 115/XII, que recomenda ao Governo a realização de uma auditoria ao concurso de colocação de docentes da Bolsa de Recrutamento n.º 2.
...
"Face ao exposto, os deputados abaixo assinados
apresentam o seguinte Projecto de Resolução, para que nos termos da alínea b)
do Artigo 156º da Constituição e da línea b) do nº 1 do artigo 4º do Regimento,
a Assembleia da República recomenda ao Governo que:
Solicite à Inspecção Geral de Educação a realização de uma auditoria ao processo de colocação de docentes através do mecanismo da Bolsa de Recrutamento nº 2."
Solicite à Inspecção Geral de Educação a realização de uma auditoria ao processo de colocação de docentes através do mecanismo da Bolsa de Recrutamento nº 2."
Ver Projeto de Resolução
Esta semana, na Bolsa de Recrutamento - BR8, assistimos mais uma vez à transformação pela DGRHE de vagas anuais em temporárias, pelo menos em mais um caso que já comprovamos numa vaga por mobilidade de uma docente em destacamento por condições específicas, vaga que será para todo o ano letivo e que aparece com duração de 30 dias, impedindo que docentes, que apenas concorreram a vagas anuais, sejam colocados e se vejam ultrapassados por colegas muito menos graduados.
Qual a justificação legal para que uma vaga que comprovadamente terminará a 31 de agosto apareça com a duração de 30 dias?
Mandem realizar uma auditoria completa senhores deputados, mas a todos os procedimentos de colocação de docentes nas Bolsas de Recrutamento!
"21 especiais" em destaque
Marques Mendes elogia agentes de um projeto “notável”
Ler no Jornal O Povo Famalicense (pag.7 pdf)
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Contratação de Psicólogos
Subsídio de Natal do pessoal contratado
Informação do Gabinete de Gestão Financeira sobre o Subsídio de Natal do pessoal contratado e sobre a aplicação da sobretaxa extraordinária.
Ação Social Escolar 2011/2012
Republicação do Despacho n.º 12284/2011 sobre as medidas de ação social escolar para o ano lectivo de 2011-2012.
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Empobrecimento educativo!
A afirmação do actual ministro da Educação de que o "princípio geral" que presidirá à "sua" reforma curricular do ensino básico e secundário é o de que "é necessário concentrar nas disciplinas essenciais" constitui todo um programa ideológico.
Deixando de lado o obsessão de todo o bicho-careta que chega a ministro da Educação em Portugal em "reformar" mais uma vez os curricula escolares, tornando o ensino num laboratório de experiências educativas e os alunos em cobaias que se usam e deitam fora na próxima "reforma", tudo com os resultados que se conhecem, a opção por um ensino público limitado a "disciplinas essenciais" segue fielmente a rota ideológica do "saber ler, escrever e contar" de Salazar.
Falta apurar o que o ministro entenderá por "essencial", mas outras medidas que tem tomado, como triplicar o valor dos cortes na Educação pública previsto no acordo com a "troika" enquanto financiava generosamente os colégios privados, levam a crer que o programa de empobrecimento anunciado por Passos Coelho é mais vasto do que parece. E que, além do empobrecimento económico das classes médias e mais desfavorecidas, está simultaneamente em curso o seu empobrecimento educativo.
Para a imensa maioria que não tem meios para pôr os filhos em colégios privados (que, no entanto, financia com os seus impostos), o "essencial" basta. Mão-de-obra menos instruída é mão-de-obra mais barata. E menos problemática.
Manuel António Pina
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Opinião - Bárbara Wong
«Não é fácil aos jornalistas "entrar" na educação. Não são só os índices remuneratórios, é toda a linguagem das escolas que nós aprendemos e que os outros jornalistas desconhecem: das siglas (CEF, NEE, DT...) aos palavrões da pedagogia. E quando tentamos sair da 5 de Outubro ou da 24 de Julho, esbarramos com escolas fechadas, com directores que dizem que não têm autorização para falar, que são rudes ao telefone, que se escondem atrás de legislação; de professores que têm medo dos directores...
E vai ser pior, afiançam os docentes sentados na plateia.
Vai ser pior...
Pode ser que sim. Cabe-nos a nós, jornalistas, lutar contra isso, continuar a insistir com as escolas, com os professores. Cabe aos professores ter coragem e lembrarem-se que vivemos em democracia.»
BW
Texto completo Educar em Português
Bolsa de Recrutamento
Disponível das 10h00 de segunda-feira, dia 31, até às 18h00 de segunda-feira dia 7
A entrevista
Uma entrevista amplamente divulgada e como chamada de 1ª página uma grande reforma é anunciada;
domingo, 30 de outubro de 2011
Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama
Um abraço solidário a todas as mulheres que sofreram e sofrem de cancro da mama.
"Se for detectado precocemente o cancro da mama tem tratamento rápido e eficaz, e na grande parte dos casos a cura é definitiva" por isso a prevenção é extremamente importante!
sábado, 29 de outubro de 2011
Porquê, há dúvidas?!
Neste início de ano lectivo, no meu papel de mãe, participei na reunião geral de pais no âmbito da abertura do período escolar, no colégio no qual estuda a minha filha, em Lisboa, superiormente dirigido por uma Directora (Freira de uma Ordem Religiosa), uma personalidade notável.
Até aqui, nada de novo, pensarão aqueles que gentilmente lêem esta crónica, muitos dos quais terão certamente tido o mesmo compromisso de agenda recentemente. O que tem isto a ver com protocolo e etiqueta? Bem, talvez não directamente, tem a ver é com respeito nas relações em sociedade.
Começou esta Directora por “falar aos Pais”… E todos nós, pais, deveríamos, no mínimo, ter ficado embaraçados por ouvir verdades tão irrefutáveis e que aqui me permito partilhar, para reflexão de quem assim entender.
Este colégio, tal como milhões de outros estabelecimentos de ensino, localiza-se numa zona nevrálgica da cidade pelo que, necessariamente, o momento de largar e buscar as crianças deve ser breve e sem causar impedimentos aos demais condutores ou, pior ainda, sem provocar engarrafamentos. Todos nós sabemos, contudo, que às respectivas horas de entrada e saída das escolas, o trânsito fica caótico. Isto, porque cada família pensa em si própria, revelando total desrespeito pelas demais e - igualmente mau -, dando péssimo exemplo aos mais jovens (primeiro nós, os outros que esperem…).
Também com muita frequência os horários não são cumpridos, provocando interrupções nas actividades e deixando nos jovens a noção de que chegar tarde “é normal” e “não tem importância nenhuma”, comportamento que depois prolongam ao longo da sua vida profissional e que é revelador de desrespeito pelo tempo e pelas actividades dos demais.
Depois, existem aqueles pais que comunicam (ou emitem ruídos…) de forma rude, por vezes até agressiva, autoritária, ao se dirigirem aos profissionais da instituição (desta ou de qualquer outra!), dando ordens e fazendo exigências, “porque pagam”, “porque são”, “porque têm”, cometendo não só a falta de respeito para com os outros como, e uma vez mais, dando um deplorável exemplo aos filhos, que acabam por se achar no “direito” de assumir as mesmas atitudes e tons que observam nos pais o que, a juntar aos ímpetos da adolescência, por vezes se transforma em comportamentos absolutamente desadequados e nocivos. Uma vez mais, a falta de respeito, neste caso pelos mais velhos e por aqueles que social ou profissionalmente, naquela circunstância, ocupam um estatuto superior.
Fiquei a pensar que razões levarão as pessoas a serem mal-educadas tantas vezes, desrespeitadoras tão frequentemente, desprovidas de boas maneiras quase sempre… Não encontro argumentos sólidos. O dia-a-dia de todos nós é actualmente muito difícil – às vezes até penoso – e estas atitudes só tornam tudo muito pior ainda!
Ah, faltava-me dizer, que enquanto a reunião decorria, no amplo auditório tocaram vários telemóveis, muitos dos presentes enviavam sms’s e outros navegavam nos seus iPads… Pensemos duas vezes antes de nos queixarmos dos nossos jovens…
Cristina Marques Fernandes
Vale a pena escutar e divulgar
Destruído o argumento da inevitabilidade dos cortes nos subsídios dos funcionários públicos
A não perder o vídeo no blogue do Octávio V. Gonçalves
Um livro especial
Os "21 especiais" apresentando em língua gestual "O Jardim Secreto dos Sons", no Auditório do Centro de Estudos Camilianos completamente esgotado.
Foi um privilégio ter estado presente na apresentação do livro. Foi um momento verdadeiramente especial!
"Os 21 especiais"
Apresentado ontem pelas 21 horas e 30 minutos, no Centro de Estudos Camilianos, em Vila Nova de Famalicão
"O Jardim Secreto dos Sons"
O livro "O Jardim Secreto dos Sons" tem 21 páginas, tantas quantas o número de alunos da turma. Foi proposto um desafio aos Encarregados de Educação: escrever um conto. Este, foi desenvolvido por todas as famílias onde cada uma deu o seu contributo para a criação do texto e para a respetiva ilustração. A gestualização de cada página foi produzida pelos alunos com a colaboração de uma formadora de Língua Gestual Portuguesa.
O livro conta a história de Matilde, uma menina que trata de um jardim onde as palavras nem sempre eram ouvidas da mesma maneira.
Os parabéns a todas as crianças da turma e às professoras Paula Azevedo e Manuela Sarmento que tiveram a ideia e que a colocaram em prática. Um excelente e verdadeiro exemplo de integração.
Para conhecer melhor o projeto ver o vídeo divulgado aqui.
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Subscrever:
Mensagens (Atom)