Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
sexta-feira, 17 de setembro de 2021
A proteção da saúde mental infantil é urgente e não decorre só da pandemia.
Novos diplomas e certificados escolares registam atividades, iniciativas e projetos dos alunos
Modelos de diplomas e de certificados em formato eletrónico das ofertas educativas e formativas
Portaria n.º 194/2021
quinta-feira, 16 de setembro de 2021
Relatório da OCDE "Education at a Glance 2021"
Education at a Glance 2021(em pdf)
Country note de Portugal (pdf em língua portuguesa)
Notícias
Em média, entre 2005 e 2020, os ordenados dos docentes com 15 anos de serviço aumentaram 2% no ensino básico e 3% no ensino secundário.
Estas são algumas das conclusões do relatório "Education at a Glance 2021", divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico sobre o estado da educação no mundo.
A maior diferença registou-se nos jardins de infância, que fecharam portas durante 69 dias nestes dois últimos anos. Apenas no ensino secundário as escolas portuguesas estiveram menos tempo encerradas do que na maioria dos países da organização
As crianças de famílias desfavorecidas precisam de cinco gerações para sair da pobreza, sendo essencial o acesso à educação, que deve começar o mais cedo possível e contar com professores capazes de compreender as necessidades individuais dos alunos.
Professores em vigília na sexta-feira no Porto
Recursos - Roteiros Escola 21/23
Recursos | Escola+ (mec.pt)
ITENS S.A. – Explorar os Itens da Avaliação Externa em Sala de Aula
- Características do item: tipologia, formato, tipo de suportes, nível de complexidade cognitiva e capacidades cognitivas mobilizadas, bem como alguns dados estatísticos importantes;
- Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as aprendizagens essenciais e o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória;
- Critérios de classificação;
- Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.
quarta-feira, 15 de setembro de 2021
Não será uma boa ideia entregar a escola a este modelo de gestão autárquica
Entregar a escola a este modelo de gestão autárquica?
Procedimento Concursal para o Projeto CAFE em Timor-Leste 2021/2022
Na opinião de Santana Castilho as crianças estão a ser violentadas na escola por regras sem sentido
O dever de proteger não justifica a supressão das liberdades
Com o pensamento em dois grandes portugueses, que nos deixaram ao mesmo tempo: Jorge Sampaio e Manuel Patrício.
Recordámos há quatro dias um 11 de Setembro, o do World Trade Center. Ficou esquecido um outro 11 de Setembro, o do Chile, de 1973.
O que Bush iniciou a 11 de Setembro de 2001 e outros continuaram, em nome do combate ao terrorismo, é um percurso que não serviu a paz, desprezou liberdades e democracia e ampliou o terror que inicialmente queria combater. Mostra a realidade que ao terror inorgânico se somou o terror de Estado, com milhões de mortos e refugiados e a legalização da violação de direitos humanos fundamentais. Mostra a realidade que a responsabilidade dos estados protegerem os seus cidadãos se exerceu trocando liberdade por aparente segurança e permitindo que os senhores da guerra se afirmassem, no campo político, como simples sugadores de fragilidades, usadas para controlar os recursos energéticos e as riquezas dos outros.
Há ano e meio que assisto à tomada de medidas por parte da maioria dos governos do mundo, que não logram obter os resultados que prometeram. Há ano e meio que assisto, em nome da emergência pandémica, a uma sucessão de medidas frequentemente contraditórias, ilógicas e ineficazes, limitadoras de direitos e liberdades, mas genericamente aceites pela sociedade como os crentes aceitam os dogmas das religiões. Há ano e meio que assisto à promoção de cientistas, pagos a ouro pela indústria farmacêutica, a uma espécie de sacerdotes infalíveis, enquanto outros, com créditos científicos bem mais sólidos e eticamente impolutos, são destratados como hereges e queimados na novel inquisição da opinião pública, vigiada e censurada. Dir-se-ia que à pandemia da covid-19 se juntou uma pandemia de fideísmo, que leva a maioria a acreditar agora em políticos que lhes mentiram toda a vida.
No regresso das nossas crianças às creches e à escola, e apesar de se ler na imprensa que 99% dos seus cuidadores estão vacinados, a Direcção- Geral da Saúde não foi sensível a vários estudos que identificam atrasos no desenvolvimento dos mais pequenos, atribuíveis à ausência da interacção fundamental com o rosto dos adultos, cobertos por máscaras.
Muitas das crianças que estão a ser violentadas na escola por regras sem sentido, serão enviadas para restauro muitas vezes ao longo da vida. Porque, embora não o manifestem de modo a que os adultos o entendam, mais do que nunca sentem-se assustadas na escola. Porque os perigos sanitários a que as poupamos são nada quando cotejados com os custos garantidos dos défices motores, mentais e emocionais que estamos a infligir ao seu desenvolvimento são. E não há vacinas que as protejam das chagas deixadas pela imobilidade forçada, pelos recreios livres suprimidos e pela habituação à inexpressividade de rostos mascarados dentro das quatro paredes das salas, onde passam a maior parte da vida que lhes estamos a roubar. Tantos constrangimentos e tantos isolamentos só podem fazer mal, mais mal do que aquele que evita uma escola tão protectora, mas tão pouco amigável.
segunda-feira, 13 de setembro de 2021
COVID-19: Orientação da DGS sobre a utilização de máscaras
Orientação nº 011/2021 de 13/09/2021
8. Para efeitos do disposto nos pontos 6 e 7:
a. A máscara comunitária certificada ou máscara cirúrgica é fortemente recomendada nas crianças com idade entre 6 e 10 anos, ou por alunos do 1.º ciclo, independentemente da idade, no caso dos estabelecimentos de educação e ensino, desde que:
i. As crianças tenham “treino no uso” e utilizem as máscaras de forma correta;
ii. Seja garantida a supervisão por um adulto.
b. A utilização de máscara não está recomendada nas crianças com 5 ou menos anos.
Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Resolução do Conselho de Ministros n.º 132/2021
sábado, 11 de setembro de 2021
Máscara é mesmo obrigatória nas escolas "em todos os momentos" incluindo no recreio
sexta-feira, 10 de setembro de 2021
Mochila Leve, "sugestões para levar às costas"
- os livros são hoje mais leves e estão divididos em volumes;
- já são disponibilizadas licenças digitais gratuitas associadas aos manuais, abrindo caminho à sua progressiva desmaterialização;
- e o uso de cacifos é uma prática cada vez mais frequente nas escolas;
Perfil do Aluno 2019/2020
- 92,7% na Educação Pré-Escolar;
- 97,2% no 1.º ciclo;
- 90,8% no 2.º ciclo;
- 91,5% no 3.º ciclo;
- 83,8% no Ensino Secundário.
- 2,2% no Ensino Básico;
- 1,4% no 1.º ciclo;
- 2,4% no 2.º ciclo;
- 3% no 3.º ciclo;
- 8,4% no Ensino Secundário.
Perfil do Aluno 2019/2020
Orientações às Instituições Científicas e de Ensino Superior
DGES/DGS - Orientações às Instituições Científicas e de Ensino Superior
Reserva de recrutamento n.º 2
SIGRHE – aceitação da colocação pelo candidato
Medidas de Prevenção e Controlo em Creches, Creches familiares e Amas
COVID-19: Medidas de Prevenção e Controlo em Creches, Creches familiares e Amas
Transição Digital da Administração Pública
Resolução do Conselho de Ministros n.º 129/2021
Resolução do Conselho de Ministros n.º 131/2021
quinta-feira, 9 de setembro de 2021
A Escola do Efémero
Uma Educação Mínima para o sucesso, uma Escola cada vez mais centrada no Efémero, prescindindo da sua função original e “essencial”.