quinta-feira, 16 de setembro de 2021

ITENS S.A. – Explorar os Itens da Avaliação Externa em Sala de Aula

No âmbito do programa de recuperação das aprendizagens e, em particular, do domínio de atuação +AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO e da ação "Aferir, Diagnosticar e Intervir", foi criada pelo IAVE a plataforma ITENS S.A. – Explorar os Itens da Avaliação Externa em Sala de Aula, a qual disponibiliza itens utilizados em provas de avaliação externa produzidos pelo IAVE ou itens provenientes de estudos internacionais em que Portugal participa. O objetivo é que estes itens possam ser explorados pedagogicamente em sala de aula para diagnosticar o estado das aprendizagens dos alunos, nomeadamente dos conhecimentos e das competências que apresentem maiores fragilidades e que seja necessário apoiar.

Na Plataforma ITENS S.A. são disponibilizados itens de variadas áreas disciplinares e anos de escolaridade, acompanhados de informações técnicas e didáticas que permitam aos professores fazer uma utilização pedagógica desses itens. Para cada item é apresentada a seguinte informação:
  • Características do item: tipologia, formato, tipo de suportes, nível de complexidade cognitiva e capacidades cognitivas mobilizadas, bem como alguns dados estatísticos importantes;
  • Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as aprendizagens essenciais e o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória;
  • Critérios de classificação;
  • Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.
A plataforma é de acesso livre, mas mais direcionada a professores, permitindo que estes possam pesquisar itens de acordo com a sua área disciplinar, por domínio ou tema, bem como por outras palavras-chave, o que a torna de muito fácil utilização. Pretende-se que a plataforma ITENS S.A. seja orgânica e evolutiva, devendo ser periodicamente alimentada com itens novos, à medida que as provas de avaliação externa se vão desenrolando.

A plataforma é de acesso livre, embora mais direcionada a professores, podendo ser acedida em: https://itenssa.iave.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário