Consideramos que isto não se resolve com recomendações ao governo mas, tendo em conta que se aproximam as negociações com o BE e o PCP para o Orçamento do Estado para 2022, porque consideramos que o acesso às vagas exigido nesses
escalões acaba por constituir, na verdade, uma violação do direito à
progressão destes docentes, já que, por conta de um afunilamento criado artificialmente, os docentes acabam por se encontrar num escalão que não corresponde ao real e efetivo
tempo de serviço prestado e porque é urgente a resolução deste grave problema, aqui fica o projeto de resolução que o Bloco de Esquerda apresentou no Parlamento, recomendando ao governo que;
1. Proceda, no ano de 2022, à abertura de um número de vagas de acesso ao 5º e 7º
escalão igual ao número de docentes que integrem as listas de acesso a estes dois
escalões.
2. Proceda, mediante negociação sindical, à revisão do Estatuto da Carreira Docente
de forma a eliminar os obstáculos à progressão da carreira, nomeadamente o
critério da obtenção de vaga para acesso ao 5º e 7º escalão.
3. Proceda à recuperação do tempo de serviço dos docentes que estiveram presos
no 4º e 6º escalões nas listas de vagas, para efeitos de contagem do seu tempo de
serviço
Pela remoção dos obstáculos à progressão de docentes para 5º e 7º escalões
O sistema de quotas é injusto, ilegal e viola o princípio da igualdade. Mais injusto é ainda quando um avaliado é avaliado com 10 (DEZ) na avaliação externa e 10 (DEZ) na avaliação interna , correspondente à classificação final de "EXCELENTE" e depois foi-lhe atribuída a classificação final de "BOM". Como é que se pode aceitar uma situação desta??????
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