Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
segunda-feira, 27 de dezembro de 2021
Recomendação do CNE: "Perspetivar o futuro do Ensino Profissional"
A ler no jornal online Observador
Os governos de Costa cortaram mais no investimento público que os governos dos tempos da troika
Não há atualização dos apoios financeiros para a Educação Pré-Escolar no Setor Social e Solidário desde 2017
Despacho n.º 12591/2021
Parlamento recomenda ao Governo medidas no âmbito da educação de infância
Resolução da Assembleia da República n.º 364/2021
domingo, 26 de dezembro de 2021
Programa de atividades lúdicas para as competências pré-académicas, emocionais e psicomotoras
Alterações à tabela do regime convencionado entram em vigor a 1 de janeiro de 2022
Rubricas pedagógicas e outros olhares
sexta-feira, 24 de dezembro de 2021
De 27 a 30 de dezembro e de 3 a 7 de janeiro - Escolas de Acolhimento de portas abertas
quinta-feira, 23 de dezembro de 2021
Diplomas com alterações às medidas aplicáveis no âmbito da pandemia da doença COVID-19
No regresso do 2.º período letivo será testado todo o pessoal docente e não docente das escolas
Parecer - Estratégia de Testes Laboratoriais para SARS-CoV-2 – Escolas 2021/2022
Declaração para pedir apoio à família nos períodos de suspensão das atividades
Toda a informação em: Covid 19 - Apoio Excecional à Família
Alterações às medidas no âmbito da pandemia da doença COVID-19
Decreto-Lei n.º 119-A/2021
Tolerância de ponto nos dias 24 e 31 de dezembro
Despacho n.º 12564-A/2021
quarta-feira, 22 de dezembro de 2021
Segundo relatório do Projeto MAIA
Para Uma Avaliação Pedagógica: Dinâmicas e Processos de Formação no Projeto MAIA (2020-2021).
A opinião de Santana Castilho denunciando os sinais da distopia pedagógica que o PS abraçou e os diáconos destas doutrinas têm propalado
terça-feira, 21 de dezembro de 2021
Prosseguimento de estudos entre os diplomados de cursos de Técnico Superior Profissional em 2019/20
Prosseguimento de estudos entre os diplomados de cursos de Técnico Superior Profissional em 2019/20
Reforço das Medidas de Controlo da pandemia – 22 de dezembro 2021
- teletrabalho obrigatório;
- encerramento de discotecas e bares;
- encerramento de creches e ATL;
- estabelecimentos turísticos e alojamento local;
- casamentos e batizados;
- eventos corporativos;
- espetáculos culturais;
- recintos desportivos, salvo decisão da DGS.
- teste negativo obrigatório para acesso a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano;
- proibição de ajuntamentos na via pública de mais de 10 pessoas na passagem de ano;
- proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública.
Controlar a pandemia - Conselho de Ministros de 21 de dezembro de 2021
A Escola pública converteu-se num espaço maquinal, falho de espírito crítico, avesso à reflexão. Incapaz de ensinar a pensar.
Interrupção letiva, sem desligar da rede. Significado e serventia
Pessoas com vacinação completa que coabitem com um caso confirmado de infeção por SARS-Cov-2 são consideradas contacto de alto risco
segunda-feira, 20 de dezembro de 2021
IRS - Tabelas de retenção na fonte para residentes nos Açores
Despacho n.º 12408-A/2021
domingo, 19 de dezembro de 2021
O Ministro que chamou a task force "tem o trabalho todo feito"!?!?
Basta de palavras. Queremos atos!!
Mudanças na política educativa
Educação: ser mais exigente
"A infância de hoje está exposta a uma orgia digital"
Nesta obra tão pertinente como inquietante, o neurocientista Michel Desmurget traça um cenário doloroso sobre os efeitos que esse consumo em excesso está a ter nos cérebros dos nossos filhos quando as novas gerações passam a interagir demasiado tempo com smartphones, tablets, computadores e com a televisão.
Ao contrário do que se pensava, a profusão de ecrãs a que os nossos filhos estão expostos está longe de lhes melhorar as aptidões.
Estamos a viver uma situação muitíssimo preocupante. O autor deste livro afirmou, numa entrevista à BBC que se tornou viral, que os nativos digitais são os primeiros filhos a terem um QI inferior ao dos pais. Após milhares de anos de evolução, o ser humano está agora a regredir em termos cognitivos e de capacidades intelectuais — por culpa da exposição excessiva a ecrãs.