Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
quinta-feira, 17 de março de 2022
Referencial de Competências Digitais para o 1.º CEB
Medidas extraordinárias sobre efeitos da avaliação externa aprovadas em Conselho de Ministros
a) Realizar todos os instrumentos de aferição normalmente previstos, para que seja possível dispor de indicadores do sistema sobre o desenvolvimento das aprendizagens, permitindo uma monitorização das estratégias de recuperação das aprendizagens, com vista à reconfiguração de medidas de apoio às escolas e aos alunos;b) Realizar as provas de 9.º ano para efeitos de aferição, complementando os instrumentos que têm vindo a ser desenvolvidos para monitorização do sistema (de que se destacam o Estudo Diagnóstico, as Provas de Aferição realizadas em 2021 e as Provas de Aferição a realizar este ano). Dos resultados das provas de 9.º ano serão produzidos relatórios de escola desagregados por subdomínios, à semelhança do que acontece com as Provas de Aferição dos 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade;c) Prorrogar as condições excecionais de conclusão do Ensino Secundário, havendo lugar à realização de exames nacionais apenas para efeitos de acesso ao ensino superior.
Comunicado do Conselho de Ministros de 17 de março de 2022
O Abandono Escolar Precoce
O Abandono Escolar Precoce
quarta-feira, 16 de março de 2022
Hora do Planeta - 20:30 horas do dia 26 de março
Abuso Sexual Infantil em Contexto Virtual - Guia para pais e cuidadores
O que é o Abuso Sexual (em Contexto Virtual)?
A informação sobre os crimes de “abuso sexual de menores” (art.º 171.º, C.P.) e “atos sexuais com adolescentes” (art.º 173.º, C.P.) encontra-se largamente difundida na sociedade. No entanto, com o uso crescente das tecnologias por parte de jovens cada vez mais novos, os estratagemas das pessoas agressoras têm-se diversificado e sido implementados no mundo virtual. Neste contexto, o abuso sexual em contexto virtual engloba maioritariamente comportamentos como:
• Existência de conversas íntimas e troca de materiais de cariz sexual;
• Conversas sexualizadas ou fornecimento de informações sexuais;
• Marcação e participação em encontros reais.
ABUSO SEXUAL INFANTIL EM CONTEXTO VIRTUAL
Guia para pais e cuidadores
Sem professores não se recuperam aprendizagens e sem presente nem futuro na carreira não se atraem professores
Medir o quê e medir para quê?
terça-feira, 15 de março de 2022
Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento - 2022
COVID-19: Adequação das Medidas de Saúde Pública
COVID-19: Adequação das Medidas de Saúde Pública
segunda-feira, 14 de março de 2022
Regulamentação de Cursos de Educação e Formação de adultos - Declarações de retificação publicadas hoje
Retifica a Portaria n.º 86/2022, de 4 de fevereiro, que regulamenta os cursos de educação e formação de adultos, designados por «cursos EFA»
Retifica a Portaria n.º 70/2022, de 2 de fevereiro, que regula os cursos de aprendizagem previstos na alínea b) do n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro
Retifica a Portaria n.º 66/2022, de 1 de fevereiro, que regulamenta as formações modulares certificadas previstas na alínea f) do n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro
domingo, 13 de março de 2022
Este modelo de gestão escolar está errado. Ponto final, parágrafo.
Ebook infantil sobre a Guerra na Ucrânia com música de sensibilização
sábado, 12 de março de 2022
Isto é dar com uma mão e continuar a retirar com as duas
Aumenta o subsídio financeiro aplicável a consumos em postos de abastecimento de combustíveis para efeitos de apoio transitório e excecional aos cidadãos nos seus consumos no setor dos combustíveis (benefício «AUTOvoucher»)
Revisão e fixação dos valores das taxas do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos
sexta-feira, 11 de março de 2022
Reserva de Recrutamento n.º 25
Listas – Reserva de recrutamento n.º 25
Nota informativa – Reserva de recrutamento n.º 25
Portugal, Nação Digital – 2 anos de Transição Digital
quinta-feira, 10 de março de 2022
A DGAE partilha conhecimento - 2.º Ciclo formativo: Apresentações das sessões formativas
Poderá aceder às apresentações, para consulta de toda a informação, clicando em:
quarta-feira, 9 de março de 2022
Plataforma “Portugal for Ukraine”
terça-feira, 8 de março de 2022
Exames do 9º ano transformados em Provas de Aferição
Exames no 9.º ano de volta, mas sem impacto nas notas. No secundário só há provas específicas
Integração de crianças e jovens ucranianos no sistema educativo português
- Simplificação de procedimentos na concessão de equivalências de habilitações estrangeiras e/ou posicionamento e inserção num dado ano de escolaridade e oferta educativa;
- Integração progressiva no currículo português e reforço da aprendizagem da língua portuguesa;
- Constituição de equipas multidisciplinares de acordo com os recursos existentes, com a missão de propor e de desenvolver estratégias adequadas às situações concretas;
- Ação Social Escolar.
A importância de uma alimentação e estilos de vida saudáveis
‘Cuidar de Ti – Orientações para Uma Vida Saudável
Prazos importantes para o IRS
A senha de acesso de todos os elementos do agregado familiar é essencial para o cumprimento das obrigações fiscais. Confirme o seu acesso ao Portal das Finanças.
Recupere a sua senha, caso não consiga aceder.
Mais informação aqui.
segunda-feira, 7 de março de 2022
"A guerra afeta-nos a todos: gerir emoções e sentimentos numa situação de crise"
A guerra afeta-nos a todos: gerir emoções e sentimentos numa situação de crise
sexta-feira, 4 de março de 2022
A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) lançou hoje, Dia Mundial da Obesidade, a app Heróis da Fruta
Reserva de Recrutamento n.º 24
Nota informativa – Reserva de recrutamento n.º 24
quarta-feira, 2 de março de 2022
A opinião de Santana Castilho - O tempo da fancaria pedagógica
Enquanto as exigências mínimas vão descendo ao nível dos jardins-de-infância, o vazio criado pela ausência de soluções sérias para um sistema de ensino em desagregação é preenchido pela alienação provocada por pedagogias mágicas. Como se em Educação existissem formações ou poções milagrosas que resolvam a falta de vontade de aprender por parte dos alunos ou substituam o trabalho abnegado, longo e aturado dos professores. Trabalho em que poucos reparam e os mandantes não reconhecem. É principalmente por isso que o deslumbramento com os resultados anunciados por fancarias ocas e palavrosas é perigoso.