Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
sábado, 22 de outubro de 2022
Finanças acumulam 1100 milhões pagos pelos beneficiários e têm uma dívida à ADSE de 228 milhões de euros
sexta-feira, 21 de outubro de 2022
Reserva de Recrutamento n.º 08
OCDE: Portugal é dos países que investe menos por aluno
As prioridades da equipa do ME: 409 mil euros para pagar juntas médicas!!
quinta-feira, 20 de outubro de 2022
Greve Nacional de Professores e Educadores
GREVE DIA 2 DE NOVEMBRO
PROFESSORES E EDUCADORES
TODOS JUNTOS NA LUTA
Consulta o Pré-aviso de Greve (pdf)
Dia Mundial de Combate ao Bullying 2022
quarta-feira, 19 de outubro de 2022
Acórdão do Tribunal Constitucional - Leis 46/2021 e 47/2021, de 23 de julho (Concursos docentes)
Tendências atuais e emergentes nas mudanças da educação em sala de aula
Acreditamos que cada aluno e cada educador, em todas as salas de aula, merecem as ferramentas e habilidades que os preparem para o sucesso na construção do futuro que querem para si mesmos. A educação está evoluindo em um ritmo mais rápido do que em qualquer outro período da história recente. Por isso, é mais importante do que nunca entender como e onde ela está mudando, para que os educadores e as escolas possam apoiar os alunos na preparação para desafios e carreiras que não existem hoje. Este relatório visa identificar e examinar as mudanças da educação em sala de aula, baseadas em pesquisas, que estão ocorrendo no mundo todo.
terça-feira, 18 de outubro de 2022
SIPE exige cumprimento de resolução da AR para prevenção de agressões a professores e isenção de custas judiciais e criou a plataforma “Violência nas Escolas – Tolerância ZERO”.
Plataforma de apoio ao professor - Denuncia Aqui.
Período Probatório 2022/2023– Publicação das Listas
Sistema de monitorização da implementação do regime jurídico da Educação Inclusiva em Portugal
Sistema de monitorização da implementação do regime jurídico da Educação Inclusiva em Portugal
segunda-feira, 17 de outubro de 2022
Eleição dos Representantes dos Beneficiários da ADSE no Conselho Geral e de Supervisão
- Comunicação com data da realização das eleições, senha secreta (PIN) individual, horários, listas admitidas, locais, modos e meios de votação;
- Resumo dos programas eleitorais;
- Impresso para manifestação de preferência para votação por correspondência.
Guia do professor Ending
domingo, 16 de outubro de 2022
Guia para enfrentar a transformação digital das Escolas
Temos uma classe desmotivada, revoltada e humilhada, mas ainda não morremos todos!
sábado, 15 de outubro de 2022
Ensinar, aprender e avaliar - Cadernos da Formação
Cadernos da Formação – ENSINAR, APRENDER E AVALIAR
sexta-feira, 14 de outubro de 2022
A política do ME assenta em "meias verdades", acusações e medidas tardias
Falta de professores: ministro anunciou "meias verdades" e estas medidas "surgem tarde"
Listas Provisórias 2023 - Projeto CAFE em Timor-Leste
O que mais massacra é o tempo gasto à volta do documento inútil
* "Risco" surge aqui entre parêntesis porque, a manter-se a "tradição", não haverá risco algum: apenas poder discricionário sem controlo.
** Um professor do 1º Ciclo, “convidado” a justificar um sumário, que registava o tratamento de um conteúdo de matemática, quando, pelo horário aprovado, deveria corresponder uma aula de português, respondeu: “Mas eu não dei a aula em chinês! Dei-a toda, mesmo toda, em português: li o enunciado do problema em português; os alunos repetiram a leitura, também em português; identificamos a pergunta, que estava escrita em português; extraímos a informação relevante e, a partir dela, fizemos perguntas..., tudo, mesmo tudo, em português!” [LER MAIS>>>]
*** António Nóvoa. "Padagogia: a terceira margem do rio", p. 39 [LER MAIS>>>]
**** Luís Goucha, "Crescer em humanidade. Quando o pedagogo se encontra com o filósofo: notas de uma entrevista" [LER MAIS>>>]
***** Philippe Perrenoud, Escola de A a Z, Artmed, Porto Alegre, pp. 41-43
Reserva de Recrutamento n.º 07
Listas – Reserva de recrutamento n.º 07