Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023
IV Jornadas de Currículo, Avaliação e Profissão Docente na Universidade do Minho
Maria de Lurdes Rodrigues preocupada com a Escola Pública
terça-feira, 21 de fevereiro de 2023
Estratégias e mecanismos para incluir a participação de crianças baseada em direitos nas escolas
Manual que apresenta estratégias e mecanismos para incluir a participação de crianças baseada em direitos nas escolas.
sábado, 18 de fevereiro de 2023
Calendários de Provas e Exames 2023
Os docentes financiam o Estado em despesas que deveriam ser da sua responsabilidade
Os professores são responsáveis por poupanças milionárias, dispensando o Estado, ou seja, o patrão, de gastar dinheiro em despesas que deveriam ser da sua responsabilidade.
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023
Marcelo vê uma janelinha, João Costa abre a porta à negociação
Serviços mínimos (para a greve do Stop) continuam até 10 de março
Acórdão - Arbitragem para definição de serviços mínimos
António Costa continua a MENTIR!
É FALSO que descongelar todas as carreiras teria um "custo de €1.300 milhões de despesa permanente"
Reserva de Recrutamento n.º 21
Listas – Reserva de recrutamento n.º 21
Aplicação da aceitação disponível das 0:00 horas de segunda-feira dia 20 de fevereiro, até às 23:59 horas de quarta-feira dia 22 de fevereiro de 2023 (hora de Portugal continental).
SIGRHE – Aceitação da colocação pelo candidato
Tolerância de ponto no dia 21 de fevereiro de 2023
A Educação Inclusiva na Região Autónoma da Madeira
1 - O presente diploma estabelece o regime jurídico da educação inclusiva e visa a criação das condições para a adequação do processo educativo, de todos e cada um dos alunos, de modo a responder à diversidade das suas necessidades e potencialidades, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.
2 - O presente diploma identifica as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, bem como os recursos específicos a mobilizar, para responder às necessidades educativas, de todas e de cada uma das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar, nas diferentes ofertas de educação e formação.
3 - As opções metodológicas subjacentes ao presente diploma assentam na abordagem multinível no acesso ao currículo, bem como no desenho universal para a aprendizagem.
Aprendizagens Essenciais de Matemática - Coletânea de tarefas do 1.º Ano
Conselho das Escolas faz recomendações ao governo
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023
PGR põe em causa legalidade da greve convocada pelo Stop
terça-feira, 14 de fevereiro de 2023
As Propostas do ME enviadas hoje aos Sindicatos
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023
Governo concede tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval
A luta dos professores e dos educadores não irá parar
- Semana de Luto e Luta nas Escolas, de 13 a 17 de fevereiro, ou seja, de hoje até final da semana;
- Concentrações de protesto e exigência junto às portas das escolas nos dias 15 e 17 (quarta e sexta), coincidindo, nos dias, com novas rondas negociais do atual processo (respetivamente às 15 horas e 10 horas, em mesa única) que o ME pretende que sejam as últimas;
- Dias 4D (Debate Democrático pela Dignificação da Docência) - 23, 24, 27 e 28 de fevereiro - com a realização de um amplo conjunto de reuniões e plenários nos quais serão analisadas as propostas do ME, estabelecidas as prioridades negociais e consultados os docentes sobre as formas de luta a desenvolver;
- Dias 2 e 3 de março: Greves e Manifestações dos Professores e Educadores, que se realizarão da seguinte forma:
- Dia 2 - Greve nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Viseu, com Manifestação no Porto
- Dia 3 - Greve nos distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal, com Manifestação em Lisboa
Estatísticas da Educação, Regiões em Números, Perfil do Aluno e Perfil do Docente
- Alunos: natureza e localização geográfica do estabelecimento onde se encontram matriculados (NUTS I, II, III e município), ano letivo, nível, ciclo, oferta de educação e formação, orientação, ano de escolaridade, sexo e idade;
- Recursos Humanos: natureza e localização geográfica do estabelecimento onde exercem funções (NUTS I, II, III e município), ano letivo, nível/ciclo de docência (Docentes), grupo de recrutamento (Docentes), funções (Docentes), habilitações académicas, vínculo contratual (estabelecimentos públicos do Ministério da Educação), sexo e grupo etário;
- Estabelecimentos: natureza, localização geográfica (NUTS I, II, III e município) e tipologia.
domingo, 12 de fevereiro de 2023
Não paramos!
Definição de serviços mínimos para a greve do STOP de 16 a 24 de fevereiro
- Prestação de 3 horas educativas (Pré-escolar) ou letivas (1.e Ciclo) diárias, com termo no período de refeição (abertura do refeitório);
- Garantia dos apoios às crianças e alunos que beneficiam de medidas seletivas eadicionais prev¡stas no Decreto-Lei n.s 54/201, regime jurídico da Educação lnclusiva;
- Garantia dos apoios terapêuticos prestados nas escolas e pelos Centros de Recursos para a lnclusão, bem como o acolhimento nas unidades integradas nos Centros de Apoio à Aprendizagem, para as crianças e os alunos para quem foram mobilizadas medidas adicionais;
- Garantia dos apoios às crianças e alunos em risco ou perigo sinalizados pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e aos alunos em situaçöes mais vulneráveis, em especial perigo de abandono escolar;
- Garantia da continuidade das medidas em curso que visam apoiar o bem-estar social e emocional das crianças e alunos, no âmbito do Plano 2t123 Escola+ - Plano lntegrado para a Recuperação das Aprendizagens.
- Prestação de 3 tempos letivos (aulas) diários, por turma, garantindo semanalmente a cobertura das diferentes áreas disciplinares/disciplinas/componentes de formação do currículo;
- Garantia dos apoios aos alunos que beneficiem de medidas seletivas e adicionais previstas no Decreto-Lei n.e 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da Educação lnclusiva;
- Garantia dos apoios terapêuticos prestados nas escolas e pelos Centros de Recursos para a lnclusão, bem como o acolhimento nas unidades integradas nos Centros de Apoio à Aprendizagem, para os alunos para quem foram mobilizadas medidas adicionais;
- Garantia dos apoios aos alunos em risco ou perigo sinalizados pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e aos alunos em situações mais vulneráveis, em especial perigo de abandono escolar;
- Garantia da continuidade das medidas em curso que visam apoiar o bem-estar social e emocional dos alunos, no âmbito do Plano 21,123 Escola+ - Plano lntegrado para a Recuperação das Aprendizagens.
- 1 por cada grupo/turma na educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo.
- 1 por cada aula/disciplina nos restantes ciclos de acordo com os serviços mínimos acima identificados.
- l docente ou técnico por apoio, de acordo com a especialidade, aos alunos que carecem das medidas acima identificadas nos diferentes ciclos de ensino.
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023
Aprovadas pela maioria alterações ao Código do Trabalho
Alterações na regulação do Programa Qualifica
Reserva de recrutamento n.º 20
E o que faz o governo para colmatar a falta de docentes? NADA!
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023
A luta não terminou! Não paramos!
- a recuperação de tempo de serviço,
- as ultrapassagens;
- a abolição das quotas na avaliação de desempenho docente;
- as vagas de acesso aos 5º e 7º escalões;
- a aposentação;
- a Mobilidade por Doença;
- a burocracia.