- Reavaliar os programas, diminuindo a quantidade de conteúdos para se apostar na qualidade das aprendizagens;
- Repensar as práticas pedagógicas, abandonando as aulas expositivas e metodologias passivas, recorrendo a práticas mais activas e que requeiram mais a participação e acção dos alunos, ajudando-os a desenvolver a sua autonomia na construção do seu saber, com actividades e formas de trabalho diversificadas; educar para a autonomia, dando os objectivos e orientando a pesquisa.
- Repensar as actividades curriculares e extracurriculares propostas aos alunos, apostando em actividades mais práticas e mais úteis para a vida (por exemplo, incentivar a realização de outro tipo de trabalhos de casa, tais como: construir hortas biológicas, prestar serviços à comunidade, ajudar os pais, entre outros);
- Reconsiderar os recursos educativos utilizados, indo mais ao encontro de recursos que trazem maior motivação às novas gerações, com a utilização e com a efectiva integração nas aulas das novas tecnologias, ajudando os alunos a lidar, como terão de fazer na sua vida adulta, com as vantagens e desvantagens do seu uso;
- Repensar as práticas avaliativas, tornando efectivamente a avaliação formativa, mais reflexiva, mais contínua e mais ao serviço da aprendizagem, regulando e melhorando o processo de ensino e de aprendizagem, e não como sendo externa a esse processo;
- Abandonar a hegemonia do teste como instrumento de avaliação único e rigoroso, quando sabemos que este avalia apenas um conjunto muito limitado das competências previstas no “perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória”, diversificando instrumentos para dar aos estudantes oportunidades verdadeiramente justas de demonstrarem as aprendizagens e as competências desenvolvidas;
- Reavaliar a utilidade e as vantagens dos exames nacionais do 9.º ano. Se estes podiam fazer algum sentido quando a escolaridade obrigatória se prolongava apenas até ao final do 3.º ciclo, agora que esta foi alargada até ao final do ensino secundário não trazem nenhum benefício. Pelo contrário, provocam grande pressão em professores e alunos, levando à degradação das práticas lectivas que se concentram na preparação dos alunos para o teste e não na aprendizagem de qualidade, como tem vindo a demonstrar a investigação na área;
- Analisar as vantagens de introduzir de forma permanente as alterações introduzidas no ano lectivo anterior nos exames nacionais do ensino secundário que conduziram a melhores resultados, mais próximos das avaliações internas.
Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
terça-feira, 26 de janeiro de 2021
Para refletir!
DGS e DGEstE publicam orientação sobre campanha de rastreio nas escolas
Direção-Geral da Saúde | Campanha de Rastreio com testes laboratoriais para SARS-COV-2 na Comunidade Escolar
O empregador deve disponibilizar os equipamentos de trabalho e de comunicação necessários para o teletrabalho
Portugal voltou a confinar, agora com medidas mais restritivas e sérias! É hora de ir para casa, mas nem sempre o teletrabalho é visto com os melhores olhos. Muitos patrões consideram que o trabalhador “rende” menos em casa, algo que nem sempre é verdade.
Afinal o que é o teletrabalho? Empregador deve disponibilizar ferramentas ao trabalhador
Decreto refere que empregador deve disponibilizar equipamentos de trabalho
segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
Pacotes de leite entregues aos pais esta segunda-feira
Exmo.(a) Sr.(a)
Diretor(a)/Presidente da CAP,
Na sequência da informação recebida do IFAP, solicitamos a V. Exª que providencie o fornecimento do leite escolar aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo para ser consumido fora do ambiente escolar, podendo essa distribuição ser feita em forma de cabaz, para 1 ou 2 semanas. Deverão ser elaboradas listas nominativas dos alunos a quem a entrega for feita, registando também a quantidade entregue. Estas listas deverão ser digitalizadas juntamente com as faturas e colocadas no REVVASE.
Mais se informa, que não será elegível o leite entregue para fins caritativos ou fornecido a outros alunos que não aqueles a quem o programa se destina, pelo que devem envidar todos os esforços no sentido de entregar o leite às famílias dos alunos do pré-escolar e 1º ciclo.
Com os melhores cumprimentos,
Sérgio Afonso
Delegado Regional de Educação do Norte
Declaração médica comprovativa em situação de doença crónica - Esclarecimento
Apoio excecional à família – declaração já disponível na Segurança Social
Recenseamento de Pessoal Docente – Reanálise
Governo pede a escolas que se preparem para aulas à distância
domingo, 24 de janeiro de 2021
Novas inscrições na ADSE de trabalhadores com contrato individual de trabalho (CIT)
Webinar - Cibersegurança e Ensino a Distância
sábado, 23 de janeiro de 2021
DGAEP atualizou as perguntas frequentes (FAQ)
Consultar FAQ
Com as escolas encerradas, como vão ser os apoios aos pais?
1. Quem pode beneficiar?
2. Quanto vão receber as famílias?
3. Como podem os pais requerer este apoio?
Foo Fighters prestam homenagem aos professores
Em tempos assim, aprendemos a viver de novo
sexta-feira, 22 de janeiro de 2021
Abstenção não é a solução! Não deixe que os outros decidam por si!
Como é habitual, a votação decorrerá entre as 08h00 e as 19h00. Ultrapassada a hora de encerramento das urnas só podem votar os eleitores que se encontrem dentro da assembleia ou secção de voto.
Consulta dos cadernos de recenseamento
Procedimento Concursal para contratação de Assistentes Operacionais – 01/2021
Nota Informativa
Escolas de referência para acolhimento
Reservas de Recrutamento estão suspensas
Nota informativa
Transição digital? Sim, mas devagarinho!!!
Talvez o nervoso, irritação e teimosia do ministro Tiago (e do próprio primeiro-ministro) resultem da consciência de que, no caso de ser preciso passar para novo período de E@D, se perceberia com muita clareza tudo o que não foi feito apesar de gongóricas promessas