Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
sexta-feira, 13 de agosto de 2021
VI Encontro Internacional SUPERTABi 202, dias 4,11 e 18 de setembro
quinta-feira, 12 de agosto de 2021
Leituras em tempo de férias
"À medida que se foram modificando as relações de produção, de poder e de experiência, nas nossas sociedades globalizadas, tornou-se cada vez mais evidente a necessidade de repensar a educação escolar contemporânea. Dos currículos e programas à formação de professores, passando pelos modos de organização e funcionamento, é urgente reimaginar a escola(rização).
Com a universalização do acesso, as escolas encheram-se de diversidade social e cultural que lhes trouxe novos desafios. Fora da escola multiplicaram-se as fontes, os recursos e as oportunidades de aprendizagem, atraentes, dinâmicas, interessantes, frequentemente integradoras de diferentes saberes. Já quase não chegam à escola crianças com pais não escolarizados. Mas são os filhos das famílias em situações de maior vulnerabilidade e com menos escolarização que continuam a engrossar as estatísticas do abandono e insucesso escolar.
Afinal, que projeto político é este a que chamamos escola? De onde vem e por que razão é tão resistente à mudança? Como podem os professores liderar a metamorfose da escola? Qual deverá ser o seu papel nas sociedades contemporâneas? E como pode a ideia de justiça social e curricular estruturar, através da participação, uma educação escolar em que ninguém fica para trás?"
Pelas razões apontadas no próprio livro, concordando-se ou não com o autor, Pedro Patacho, na obra Pensar a Educação - Escola, justiça social e participação, valerá a pena gastar um tempinho de férias com a leitura desta obra, que nos faz questionar a realidade da educação no país e do papel central dos educadores professores que, antes de mais e com urgência, precisam conquistar mais autonomia escolar e profissional, ponderando abrir a escola à participação de outros atores, mas uma participação que só poderá ser liderada por professores.
Contratos de associação 2021/22 - Ensino Particular e Cooperativo
Lista Definitiva do Procedimento para celebração de contratos de associação
quarta-feira, 11 de agosto de 2021
Apoio remoto por videochamada com marcação através do portal "ePortugal.gov.pt"
- Revalidar a carta de condução
- Confirmar a alteração de morada do Cartão de Cidadão
- Pedir o certificado de registo criminal de pessoas singulares
- Associar atributos empresariais com o Sistema de Certificação de Atributos Profissionais (SCAP)
- Marcar uma consulta no centro de saúde
- Alterar os dados associados à Chave Móvel Digital.
Protocolo de Colaboração para a frequência, pelos alunos, do ensino básico geral e dos cursos científico-humanísticos no ensino individual e no ensino doméstico
PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO NO ÂMBITO DO ENSINO INDIVIDUAL E DO ENSINO DOMÉSTICO
Docentes coordenadores para o Plano Nacional das Artes
Despacho n.º 7826/2021-Diário da República n.º 154/2021, Série II de 2021-08-10
Direção-Geral da Saúde recomenda a vacinação de todos os adolescentes de 12-15 anos
Ver documento
terça-feira, 10 de agosto de 2021
Estamos a matar o Planeta!
(Imagem: Capa do dia do jornal Daily Mirror)
segunda-feira, 9 de agosto de 2021
Manuais Escolares 2021/2022 - Acesso para Encarregados de Educação
Para mais informações, consulte as FAQ.
Rede de cursos do ensino português no estrangeiro para o ano letivo de 2021/2022
Despacho n.º 7720/2021-Diário da República n.º 152/2021, Série II de 2021-08-06
A quem pedir o reembolso de cuidados de saúde em caso de acidente em serviço?
domingo, 8 de agosto de 2021
Remunerações brutas nominais em 2021 são inferiores às de 2010
Metade dos docentes em Portugal tem mais de 50 anos
Metade dos docentes em Portugal tem mais de 50 anos
sábado, 7 de agosto de 2021
Glossário de termos jurídicos destinado ao cidadão comum
Glossário OA de Termos Jurídicos
Novo processo de candidatura para acreditação de Centros de Recursos para a Inclusão
quinta-feira, 5 de agosto de 2021
Documentos Curriculares em vigor no ano letivo 2021/2022
- Aprendizagens Essenciais
Aprendizagens Essenciais - Ensino Básico
Aprendizagens Essenciais - Ensino Secundário
Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho
FAQ – Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho
Decreto-Lei nº 54/2018, 6 junho
Estabelece o regime jurídico da Educação InclusivaFAQ Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho
Portaria que determina os coeficientes de revalorização das remunerações anuais
Portaria n.º 169/2021169132316
FINANÇAS E TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIALDetermina os coeficientes de revalorização das remunerações anuais
quarta-feira, 4 de agosto de 2021
Calendário do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público
Despacho n.º 7668-A/2021 169103644
- Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior
Aprova o calendário de ações do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público para a matrícula e inscrição no ano letivo de 2021-2022
A avaliação do desempenho dos professores, tal como hoje é promovida, é um cancro pernicioso na vida das escolas
Candidatura ao Programa Escolas Bilingues/Bilingual Schools Programme em Inglês
Documento Enquadrador do Programa
Orientações para a implementação do Programa
Formulário de Candidatura
Regulamentos do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público e Privado
Portaria n.º 168-C/2021169035157
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIORRegulamento Geral dos Concursos Institucionais para Ingresso nos Cursos Ministrados em Estabelecimentos de Ensino Superior Privado para a Matrícula e Inscrição no Ano Letivo de 2021-2022
Portaria n.º 168-D/2021169035158
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIORRegulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público para a Matrícula e Inscrição no Ano Letivo de 2021-2022
terça-feira, 3 de agosto de 2021
Leituras: Crianças, Jovens e Media na Era Digita - Consumidores e Produtores?
Crianças, Jovens e Media na Era Digital - Consumidores e Produtores?
Novo regime jurídico do ensino individual e do ensino doméstico
Decreto-Lei n.º 70/2021
segunda-feira, 2 de agosto de 2021
Médias nos exames nacionais desceram na maioria das disciplinas
Nas quatro principais disciplinas, só Português com 34.318 provas realizadas manteve a média de 12 valores registada no ano anterior.
Física e Química, por outro lado, foi aquela em que os estudantes demonstraram mais dificuldades, comparativamente ao ano anterior, e os resultados médios pioraram em mais de três valores, passando de uma média de 13,2 valores para 9,8 valores, a única abaixo dos 10 valores.
Com uma descida menos acentuada, na prova de Biologia e Geologia, a mais realizada este ano e importante para os alunos que querem entrar em Medicina, a classificação média também piorou, fixando-se nos 12 valores, quando no ano anterior se tinha alcançado os 14 valores.
Na prova de Matemática A, outra das mais importantes, a média passou dos 11,5 em 2020 para os 10,6 valores.
Entre as disciplinas com um número de alunos superior a 2.500, as únicas subidas foram nas disciplinas de Geometria Descritiva A e Matemática Aplicada às Ciências Sociais, em que a classificação média aumentou 1,2 valores em ambas.
A média mais elevada entre as disciplinas mais concorridas foi registada em Inglês (14,9 valores) e entre a totalidade das provas, Mandarim (iniciação) volta a liderar com os sete alunos que realizaram a prova a conseguirem uma classificação média em exame de 16,7 valores.
Num comunicado também divulgado hoje, o Júri Nacional de Exames sublinha que este ano os alunos realizaram os exames finais nacionais que elegeram como provas de ingresso e, também, para melhoria da classificação final de disciplina apenas para efeitos de acesso ao ensino superior, justificando assim que quase todas as provas tenham tido média acima dos 10 valores.
No entanto, se no ano passado os alunos foram beneficiados pelas regras excecionais introduzidas devido à pandemia da covid-19, e cuja principal novidade foi a existência de um grupo de questões opcionais em que era contabilizada a melhor resposta, este ano o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) trocou o peso da balança e houve mais perguntas de resposta obrigatória, aumentando ligeiramente o grau de dificuldade.