Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
quarta-feira, 13 de abril de 2022
Orçamento do Estado para 2022
Aperfeiçoamento da Candidatura - Concurso Externo/Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento
Nota Informativa – Aperfeiçoamento da Candidatura ao Concurso Externo/Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento 2022/2023
Manual de Instruções – Aperfeiçoamento da Candidatura Eletrónica 2022/2023
Santana Castilho desafia João Costa para um debate público
terça-feira, 12 de abril de 2022
Referencial Educação para a Segurança a Defesa e a Paz em Consulta Pública
Máscaras permanecem pelo menos até ao dia 22 de abril
Comunicado do Conselho de Ministros extraordinário de 12 de abril de 2022
Calendário das matrículas e respetivas renovações para o ano letivo de 2022-2023
Despacho n.º 4209-A/2022
1 - Em cada estabelecimento de educação e de ensino são elaboradas e divulgadas as listas de crianças e alunos que requereram ou a quem foi renovada a matrícula, de acordo com os seguintes prazos:
a) Até 31 de maio de 2022, no caso de matrículas na educação pré-escolar e no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico;
b) Até ao 5.º dia útil após o fim do período de matrícula e de renovação de matrícula para os alunos do 5.º ano, 7.º ano, 10.º ano e 1.º ano do ensino profissional.
2 - As listas dos alunos admitidos são publicadas:
a) No dia 1 de julho de 2022, no caso da educação pré-escolar e do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico;
b) No dia 1 de agosto de 2022, no caso dos restantes anos do ensino básico e do ensino secundário, com indicação do curso em que cada aluno foi admitido.
Máscaras, por agora, são para manter
segunda-feira, 11 de abril de 2022
Oportunidades educativas da integração digital em cenários de gamificação e jogos digitais
OPORTUNIDADES EDUCATIVAS DA INTEGRAÇÃO DIGITAL EM CENÁRIOS DE GAMIFICAÇÃO E JOGOS DIGITAIS
Estamos apenas a viver na ilusão social de um mundo voltado para a transformação do sistema educativo pela inovação com tecnologia?
Marco Bento
A integração da tecnologia no processo educativo sofre de uma grave lacuna entre o que é a realidade e os que são as expetativas, num período de dúvidas de todo o ecossistema educativo.
Na Educação, permanece a controvérsia entre a necessidade de inovação do sistema educativo, e a sua natural evolução social, versus a permanência de um modelo tradicional de ensino consistente, testado e seguro na sua ação pedagógica. Estamos apenas a viver na ilusão social de um mundo voltado para a transformação do sistema educativo pela inovação com tecnologia. Na verdade, a inovação, com e através da tecnologia, é apenas um placebo que nos é dado como se a sua utilização fosse uma prática inovadora num sistema de ensino.
Campanha de Prevenção das Dependências online de Crianças e Jovens
Resultados do Inquérito às Necessidades Especiais de Educação nos Estabelecimentos de Ensino Superior em 2021/2022
domingo, 10 de abril de 2022
Medidas do Governo são insuficientes e os custos serão elevados
sábado, 9 de abril de 2022
Perfil académico e profissional de professores do ensino superior que asseguram a Formação Inicial de Professores
OS DOIS GRILHÕES
sexta-feira, 8 de abril de 2022
Português para Ucranianos - Португальська для українців
Disponível para desktop, smartphones e tablets, esta nova área pode ser facilmente acedida através do RTP Ensina em Португальська для українців – PORTUGUÊS PARA UCRANIANOS.
Reserva de recrutamento n.º 29
Nota informativa – Reserva de recrutamento n.º 29
A ler no JN
Só um terço dos docentes que formam professores tem experiência na área
Medida excecional de proteção temporária, para crianças deslocadas da Ucrânia, em Creche e CATL
Publicada no Diário da República a Portaria que estabelece a medida social excecional, no âmbito da proteção temporária devidamente comprovada, às crianças deslocadas da Ucrânia relativamente à frequência de Creche e de Centro de Atividades de Tempos Livres
Portaria n.º 138/2022
quinta-feira, 7 de abril de 2022
Descentralização de Competências - Esclarecimentos do IGeFE
quarta-feira, 6 de abril de 2022
Manuais escolares da Ucrânia disponíveis
Novos guiões de trabalho para a integração das crianças refugiadas
Validação das Candidaturas – Concurso Externo / Contratação Inicial / Reserva de Recrutamento
terça-feira, 5 de abril de 2022
Formação inicial em reflexão ou a busca de soluções apressadas e pouco sustentadas?
1. Analisar a estrutura global da oferta de programas de Formação Inicial de Docentes ministrados em Portugal por instituições de ensino superior.
2. Avaliar da adequação dos programas de Formação Inicial de Docentes em Portugal aos desafios atuais do sistema educativo.
3. Propor adequações ao Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensino Básico e Secundário
O segundo documento é uma tomada de posição dos Centros de Investigação de Ciências e Políticas de Educação - Por uma formação de professores de qualidade, com data de 30 de março e que alerta para a busca de soluções apressadas e pouco sustentadas, conceptual e empiricamente, para resolver problemas prementes e há muito diagnosticados, face à urgência de renovar o corpo docente e de recrutar professores em número suficiente para suprir as necessidades do sistema, põe em causa a qualidade da formação dos profissionais que devem assegurar a educação das crianças e dos jovens.