Tendo como foco a Formação Inicial de Professores (FIP), o estudo analisa os cursos de mestrado acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) que, em Portugal, conferem essa formação para a docência nos primeiros seis anos de escolaridade básica, para o 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário. Para além destes cursos, foram também analisadas as licenciaturas em Educação Básica, por constituírem um pré-requisito para acesso aos cursos de mestrados para os 1º e 2º ciclos e por incluírem nos seus planos de estudo formação relacionada com o exercício da docência.
Este relatório, na sua estrutura, tem três partes:
• Parte I – apresenta dados resultantes da análise documental das Fichas de CV,
orientada para a caracterização do perfil académico e profissional dos docentes do
ensino superior que, em Portugal, asseguram a formação inicial de professores nas
UC relacionadas com o exercício da docência/prática curricular relativa ao ensinoaprendizagem-avaliação.
• Parte II – apresenta dados resultantes dos Estudos de Caso relativos a cursos de FIP
de diferentes níveis escolares, e que envolveu coordenadores de cursos e professores
cooperantes de IES público e IES privado.
• Conclusões e Recomendações – apresenta uma síntese do estudo que tem como
intenção apoiar caminhos que possam contribuir para a melhoria da FIP
Sem comentários:
Enviar um comentário