Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
terça-feira, 11 de outubro de 2022
OE 2023 - Políticas e Medidas para o Ensino Básico e Secundário
segunda-feira, 10 de outubro de 2022
Mais um DOC SIPE por Paulo Guinote
As propostas do Ministério da Educação para o OE 2023
- Aperfeiçoar o modelo de recrutamento de professores. A revisão do modelo de recrutamento de professores vai garantir mais estabilidade aos docentes e às equipas educativas das escolas de modo a permitir a continuidade dos projetos pedagógicos. Reforça-se a autonomia das escolas na gestão do pessoal docente, apostando-se numa abertura de vagas em Quadros de Escolas e na vinculação anual de mais 5.000 docentes. Esta medida representa um investimento de cerca de 20 M€.
- Consolidar as aprendizagens (Plano de Recuperação das Aprendizagens). O Plano de Recuperação das Aprendizagens (PRA), na linha da flexibilidade curricular, oferece às escolas um conjunto diversificado de medidas e recursos, que, cada escola, na sua autonomia, pode adotar para recuperar e consolidar as aprendizagens perdidas. Este investimento mobiliza mais de 130 M€ que permitem, entre outras, reforçar as horas de apoio educativo e coadjuvação de aulas; aumentar o apoio tutorial e psicossocial aos alunos; o robustecimento da educação inclusiva; a contratação de técnicos, em especial psicólogos; a criação de Clubes Ciências Viva nas escolas ou o acesso a ferramentas digitais para que os professores encontrem formas fiáveis de aferição das competências de leitura.
- Valorizar o ensino profissional e a qualificação de adultos. Em 2023, serão instalados os primeiros 108 de 365 Centros Tecnológicos Especializados (e lançado o concurso para o segundo conjunto de infraestruturas). Os CTE permitem responder às necessidades de qualificação dos jovens e aos desafios da economia, num investimento de 480 M€ até 2025. Também em 2023, será dada continuidade à implementação de projetos locais para a formação e qualificação de adultos, bem como ao Acelerador Qualifica, num investimento conjunto de 95 M€ até 2025.
- Modernizar as escolas e as práticas pedagógicas (Escola Digital). A Escola Digital está a transformar as práticas pedagógicas. Para tal, importa reforçar as competências dos docentes para o que se aposta num programa de formação contínua de docentes no âmbito do digital. O OE 2023 dá continuidade ao caminho já iniciado de reforço dos equipamentos e recursos educativos digitais, através dos trabalhos conducentes à expansão da conectividade das escolas, ao reequipamento das salas de aulas, à instalação de 1.300 Laboratórios de Educação Digital (LED) para potenciar experiências educativas ao nível da programação, do ensino da robótica e outras disciplinas nas áreas STEAM, num investimento total de 500 M€ até 2025. A crescente adesão voluntária das escolas à utilização de manuais digitais envolvendo 68 Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, 569 turmas e 11.434 alunos (triplicando o número de alunos abrangidos em 2021/2022: 3.760) dos 3.º aos 12.º anos representa um sinal desta transformação pedagógica nas escolas.
- Atribuição de bolsas de estudos aos alunos de concelhos sem oferta de ensino secundário. Em 2022/2023, será garantida uma bolsa de estudos aos 2.800 alunos dos 33 concelhos do interior que têm de se deslocar para outros concelhos para frequentar o ensino secundário, num investimento de 1,2 M€
Orçamento do Estado para 2023
Apresentação do Orçamento do Estado para 2023
Proposta de Lei n.º 37/XV/1.ª
Calendário do Orçamento
- 21 e 24 de outubro – audições dos ministros das Finanças e da Segurança Social na comissão parlamentar de Finanças
- 26 e 27 de outubro – debate do Orçamento do Estado na generalidade no plenário da Assembleia da República
- 11 de novembro – fim do prazo para a apresentação de propostas de alteração apresentadas pelos partidos.
- 25 de novembro – votação final global do OE para 2023. Seguirá cerca de um mês depois para o Palácio de Belém, onde o Presidente aprecia e promulga (ou não????) de forma a entrar em vigor a 1 de janeiro de 2023
Listas Provisórias de 2022 de Graduação Nacional dos Docentes Candidatos às Vagas para Acesso aos 5.º e 7.º escalões
Lista Provisória de 2022 de Graduação Nacional dos Docentes Candidatos às Vagas para Acesso ao 5.º escalão
Lista Provisória de 2022 de Graduação Nacional dos Docentes Candidatos às Vagas para Acesso ao 7.º escalão
Nota informativa - Divulgação das listas provisórias de graduação dos docentes candidatos às vagas para a progressão aos 5.º e 7.º escalões (2022) – 10.10.2022
domingo, 9 de outubro de 2022
Funcionários Públicos continuam a acumular perda de rendimentos
sábado, 8 de outubro de 2022
Vale a pena ouvir o podcast Educar Tem Ciência
O debate sobre os temas mais atuais da Educação e o relatório da OCDE, Education at a Glance.
Atenção! Pode causar irritação ouvir Nuno Crato falar sobre a falta de professores e afirmar que já se sabia, desde 2000, que isso iria acontecer.
Alerta aos beneficiários da ADSE
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
Referencial de Educação Para a Segurança, a Defesa e a Paz
Período Probatório 2022/2023
Reserva de recrutamento n.º 06
quarta-feira, 5 de outubro de 2022
Dia Mundial do Professor
terça-feira, 4 de outubro de 2022
Seminários de Programação - Semana Europeia de Programação
Qual é o presente da Profissão professor? E que futuro?
segunda-feira, 3 de outubro de 2022
A proposta do Governo para os aumentos salariais em 2023
- Uma subida global média de 5,1% dos rendimentos dos trabalhadores em funções públicas em 2023. No seu conjunto, as medidas de valorização das diferentes componentes remuneratórias têm um impacto que supera os 1 200M€ em 2023.
- A valorização das carreiras de Técnico Superior, Assistente Técnico e Assistente Operacional, investindo no aumento dos rendimentos dos trabalhadores da Administração Pública e assegurando o necessário equilíbrio na diferenciação entre as carreiras.
- A subida do salário mínimo é um compromisso do Governo para toda a legislatura que merece um acompanhamento diferenciado na Administração Pública, por forma a resolver a compressão na Base Remuneratória da Administração Pública.
Divulgado o relatório da OCDE “Education at a Glance 2022”
Salários dos professores portugueses aumentaram metade do valor médio da OCDE
Educação em um Olhar 2022
Indicadores da OCDE
Resumo - Portugal
domingo, 2 de outubro de 2022
Cessação de vigência de decretos-leis publicados no âmbito da pandemia da doença COVID-19
sábado, 1 de outubro de 2022
Tenham vergonha!
A Fada das Multiplicações
sexta-feira, 30 de setembro de 2022
Estágios na Administração Pública EstágiAPXXI - Vagas na IGEC
5.ª Reserva de Recrutamento 2022/2023
Nota informativa – Reserva de recrutamento n.º 05
quinta-feira, 29 de setembro de 2022
Contra o achismo
quarta-feira, 28 de setembro de 2022
Novas candidaturas à contratação de escola
Nota informativa - Despacho n.º 10914-A/2022, de 8 de setembro
Manual de utilizador – Horários e Colocações 2022/2023 (candidatos)
Habilitação Própria
Propostas da SEDES sobre concursos e colocação de docentes
Sedes quer que escolas contratem professores a partir de uma lista de candidatos
OS PROFESSORES — PROPOSTAS SOBRE CONCURSOS DE COLOCAÇÃO DE DOCENTES NAS ESCOLAS
(Ver páginas 12 a 15 do documento, com a coordenação de Alexandre Homem Cristo, divulgado aqui para conhecimento público, sobretudo dos Educadores e Professores, e não pela qualidade das propostas ou soluções apresentadas sobre a matéria)