Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
quarta-feira, 26 de outubro de 2022
Reunião de Negociação no ME
Juntas médicas são tarefa impossível e servem para lançar lama sobre médicos e professores
terça-feira, 25 de outubro de 2022
Será mais um forte motivo para fazer GREVE
O acordo com os sindicatos da UGT, assinado com pompa e circunstância no dia de ontem, (O que pensa a FNE sobre este acordo?) que inclui a valorização da carreira dos técnicos superiores da administração pública, será aplicado aos educadores e professores?
Se este aumento extraordinário não se aplicar à carreira docente, teremos mais um declarado ataque a esta classe profissional uma vez que terminará com a paridade entre as duas carreiras, paridade criada em 1986 e atualizada nos tempos da também socialista Maria de Lurdes Rodrigues.
segunda-feira, 24 de outubro de 2022
Quadro europeu de competências em matéria de sustentabilidade ambiental
domingo, 23 de outubro de 2022
Governo e sindicatos da UGT fecham acordo na Administração Pública
• Atualização da Base Remuneratória da Administração Pública para o valor de 761,58€;• Atualização salarial anual equivalente a um nível remuneratório (cerca de 52€) ou de um mínimo de 2% para todos os trabalhadores da AP, garantindo um aumento de, pelo menos, 208€ para todos os trabalhadores até 2026;• Aumento do subsídio de refeição para 5,20€, com efeitos a partir de outubro de 2022;• Acompanhamento das medidas previstas no Acordo de Médio Prazo de Melhoria dos Rendimentos, dos Salários e da Competitividade, em sede de evolução da Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG), e de Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares;• Implementação de regra de acumulação de pontos sobrantes do SIADAP, para efeitos de alteração do posicionamento remuneratório, em sede de avaliação de desempenho, com início no ciclo avaliativo de 21/22;• Valorização da carreira de Técnico Superior, com produção de feitos em janeiro de 2023, através do estabelecimento de um salto adicional de um nível remuneratório em toda a escala da carreira, correspondendo a uma valorização de 104€. Esta medida corresponderá, em 2023, a um aumento médio de 5,6% para os trabalhadores da 3.ª à 14.ª posição remuneratória da carreira;• Valorização da carreira /categoria de Assistente Técnico, que beneficia já em 2023 de uma subida adicional de um nível remuneratório. Esta medida, conjugada com a valorização remuneratória, representa um aumento médio de 10,7% das remunerações dos Assistentes Técnicos em 2023;• Valorização da carreira/categoria de Assistente Operacional, com início em 2023, procedendo-se a uma diferenciação da carreira tendo em vista valorizar a antiguidade, com uma subida de um ou de dois níveis, respetivamente para os trabalhadores com mais de 15 ou de 30 anos de serviço na categoria. Esta medida, conjugada com a valorização remuneratória, representa um aumento médio de 7,5% em 2023.
sábado, 22 de outubro de 2022
Finanças acumulam 1100 milhões pagos pelos beneficiários e têm uma dívida à ADSE de 228 milhões de euros
sexta-feira, 21 de outubro de 2022
Reserva de Recrutamento n.º 08
OCDE: Portugal é dos países que investe menos por aluno
As prioridades da equipa do ME: 409 mil euros para pagar juntas médicas!!
quinta-feira, 20 de outubro de 2022
Greve Nacional de Professores e Educadores
GREVE DIA 2 DE NOVEMBRO
PROFESSORES E EDUCADORES
TODOS JUNTOS NA LUTA
Consulta o Pré-aviso de Greve (pdf)
Dia Mundial de Combate ao Bullying 2022
quarta-feira, 19 de outubro de 2022
Acórdão do Tribunal Constitucional - Leis 46/2021 e 47/2021, de 23 de julho (Concursos docentes)
Tendências atuais e emergentes nas mudanças da educação em sala de aula
Acreditamos que cada aluno e cada educador, em todas as salas de aula, merecem as ferramentas e habilidades que os preparem para o sucesso na construção do futuro que querem para si mesmos. A educação está evoluindo em um ritmo mais rápido do que em qualquer outro período da história recente. Por isso, é mais importante do que nunca entender como e onde ela está mudando, para que os educadores e as escolas possam apoiar os alunos na preparação para desafios e carreiras que não existem hoje. Este relatório visa identificar e examinar as mudanças da educação em sala de aula, baseadas em pesquisas, que estão ocorrendo no mundo todo.
terça-feira, 18 de outubro de 2022
SIPE exige cumprimento de resolução da AR para prevenção de agressões a professores e isenção de custas judiciais e criou a plataforma “Violência nas Escolas – Tolerância ZERO”.
Plataforma de apoio ao professor - Denuncia Aqui.
Período Probatório 2022/2023– Publicação das Listas
Sistema de monitorização da implementação do regime jurídico da Educação Inclusiva em Portugal
Sistema de monitorização da implementação do regime jurídico da Educação Inclusiva em Portugal
segunda-feira, 17 de outubro de 2022
Eleição dos Representantes dos Beneficiários da ADSE no Conselho Geral e de Supervisão
- Comunicação com data da realização das eleições, senha secreta (PIN) individual, horários, listas admitidas, locais, modos e meios de votação;
- Resumo dos programas eleitorais;
- Impresso para manifestação de preferência para votação por correspondência.
Guia do professor Ending
domingo, 16 de outubro de 2022
Guia para enfrentar a transformação digital das Escolas
Temos uma classe desmotivada, revoltada e humilhada, mas ainda não morremos todos!
sábado, 15 de outubro de 2022
Ensinar, aprender e avaliar - Cadernos da Formação
Cadernos da Formação – ENSINAR, APRENDER E AVALIAR
sexta-feira, 14 de outubro de 2022
A política do ME assenta em "meias verdades", acusações e medidas tardias
Falta de professores: ministro anunciou "meias verdades" e estas medidas "surgem tarde"
Listas Provisórias 2023 - Projeto CAFE em Timor-Leste
O que mais massacra é o tempo gasto à volta do documento inútil
* "Risco" surge aqui entre parêntesis porque, a manter-se a "tradição", não haverá risco algum: apenas poder discricionário sem controlo.
** Um professor do 1º Ciclo, “convidado” a justificar um sumário, que registava o tratamento de um conteúdo de matemática, quando, pelo horário aprovado, deveria corresponder uma aula de português, respondeu: “Mas eu não dei a aula em chinês! Dei-a toda, mesmo toda, em português: li o enunciado do problema em português; os alunos repetiram a leitura, também em português; identificamos a pergunta, que estava escrita em português; extraímos a informação relevante e, a partir dela, fizemos perguntas..., tudo, mesmo tudo, em português!” [LER MAIS>>>]
*** António Nóvoa. "Padagogia: a terceira margem do rio", p. 39 [LER MAIS>>>]
**** Luís Goucha, "Crescer em humanidade. Quando o pedagogo se encontra com o filósofo: notas de uma entrevista" [LER MAIS>>>]
***** Philippe Perrenoud, Escola de A a Z, Artmed, Porto Alegre, pp. 41-43
Reserva de Recrutamento n.º 07
Listas – Reserva de recrutamento n.º 07