Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
sexta-feira, 5 de abril de 2024
Reserva de recrutamento 2023/2024 n.º 27
quinta-feira, 4 de abril de 2024
Transformação de Contextos com o Digital: Desafio e Oportunidades
Curso Tecnologia e Comunicação Educacional para Educadores e Professores de todos os níveis de ensino
Escola/Instituto: Instituto de Educação (coordenação)
Tipo de diploma: Diploma de Aprofundamento
Plano de Estudos: Aqui
Brochura: Aqui
Candidaturas: 4 a 15 de abril
Artigo de opinião de Carlos Calixto: O pedagogismo-didactismo da escola invertida.
É função da escola humanizar, ensinar
às crianças e jovens estudantes o conhecimento, o caminho, como o mundo é,
preparando os alunos para o amanhã que os espera e no qual vão ser decisores,
enquanto futuros adultos em plenitude e exercício de uma cidadania responsável
e interventiva.
A educação, o ensino, a
aprendizagem e os valores transmitidos, partilhados e descobertos na escola,
são a súmula do trabalho e parceria família-escola, casa-escola,
governo-sistema educativo, professor-aluno. Para resultar, tem de haver o
ambiente contextualizado do princípio colaborativo, senão falha, mesmo com
professores «embriagados de amor» (Nildo Lage) pela arte de ensinar o
património intelectual e o saber inter-geracional humano.
A escola invertida está nas
antípodas da escola tradicional; inverte a dinâmica rotino-costumada da sala de
aula, assumindo a premissa do trabalho motivacional pessoal, responsável e
colaborativo do aluno. É uma inversão (i)lógica do modelo de aula, de
metodologia activa, em que se passa do modelo tradicional de aula expositiva
centrada no professor, para o modelo de sala de aula invertida, «flipped
classroom», focada no educando, o que implica trabalho de casa dos alunos, com
auto-aprendizagem de conteúdos e conceitos, sem acompanhamento do professor,
recursos virtuais e salvatério da ferramenta de trabalho que é a tutoria
digital. As dúvidas são tiradas nas aulas pelos docentes. Uma utopia
teórico-pedagógica de disfunção prática provada, pela simples razão da não
disponibilidade dos alunos para trabalhar, na actualidade presente, hoje.
Paradigma, filosofia e cânone
de escola apenas explicado por um absoluto desfasamento da realidade escolar
hoje, por parte das iluminárias do Ministério da Educação (ME) e
desconhecimento ignaro ficcionado do público-alvo em dessintonia e negação
hiperbolizante – os educandos.
Num modelo de escola a tempo
inteiro, supor a veleidade de trabalho de casa acrescido com materiais,
leituras, pesquisa e visionamento web, tutoria digital aprofundada, etc., é de
comportamento sistémico néscio e imprudência política gritante. Mais o
fantasiar depois na sala de aula de práticas e habilidades alternativas,
apresentação (in)cumpridora dos trabalhos «caseiros» discentes, com debates,
discussão e avaliação inter-pares, é no mínimo um exercício de ingenuidade, pensamento
simplório, fé e milagre. Para mais com o grave problema da (não) inclusão
educativa e do crescente número de alunos não lentes nem escreventes,
frequentadores da escola-ensino básico obrigatório; com certificado de
frequência e não com validação certificada de aproveitamento e competências. E
não há motivação lúdica e on-line, jogos e gamificação, vídeo-aulas, webquests,
quizzes e podcasts que o valha. Tendo como resultado o falhanço clamoroso deste
tipo de ensino híbrido, em que o professor é um mediador da aprendizagem,
aplicando dinâmicas, tirando dúvidas, estimulando o aluno à busca e descoberta,
questionamento e mergulho no mundi scientia. Só que não resulta mesmo.
Os resultados axio-humanos negativos e escolares reais do pedagogismo-didactismo
da escola invertida, são uma infeliz realidade demonstrada à saciedade. É esta
a triste realidade. Não o admitir é estar-viver em estado de negação.
A escola ao contrário,
descurou a dimensão humana docente da educação e valorou-enveredou por um
ensino esco-digital-tech desumanizado. Trocou a dialéctica humana (caminho
entre as ideias – do grego dialektiké) pelo interface tecnológico humanóide.
Abjurou a humanista díade dialéctica professor-aluno, em perda para a escola IA
Gen. Permutou a re-humanização da escola tradicional natural, agora minimizada
e minimalista, pela escola criptonizada do professor-algoritmo maximus.
Donde, só poderia resultar toxicidade e desconexão, leia-se insucesso escolar real
à vista de todos nós. É nefasta a ideia-filosofia errada da abordagem sistémica
vigente do trabalho dos alunos e de uma escola sem esforço, de satisfação
permanente, adaptação a vontades e felicidade hilariante. Ora, o paradigma de
escola é o contrário de tudo isto. A escola é igual a trabalho, estudo, esforço
e dedicação.
Para a posteridade, a talhe de
foice, sublinhamos dois dos graves problemas que atormentam a escola pública
invertida neste presente e difícil momentum: tendo a ver com o
problema-modelo de aprendizagem, e com a felicidade permanente e em permanência
dos alunos. A percentagem elevada da numerologia do pseudo-sucesso educativo milagreiro
das iluminadas medidas de recuperação e suporte às aprendizagens, a nada
cooperante, (in)activa e (es)forçada não dedicação estudantil à causa da
aprendizagem escolar, finalizam na meta-felicidade do estrondoso sucesso
burocrático-estatístico da escola-digi-tech IA Gen do consulado socialista. É
que ninguém ensina quem obstaculiza nem quer aprender.
Ficam as seguintes citações
que falam por si mesmas, para reflexão, introspecção, interiorização e decisão
do poder político.
«Contrariamente a outros
profissionais, o trabalho do professor depende da colaboração do aluno: “um
cirurgião opera com o doente anestesiado e um advogado pode defender um cliente
silencioso, mas o sucesso do professor depende da cooperação activa do aluno”
(Labaree, 2000). Ninguém ensina quem não quer aprender. Em 1933, John Dewey
sugeriu, numa comparação provocatória, que do mesmo modo que não é possível ser
bom vendedor se não existir alguém que compre, também não é possível ser bom
professor se não houver alguém que aprenda». (António Nóvoa, Espaços de
educação, Tempos de formação, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp.237-263)
«A missão da escola não é
fazer os alunos felizes, mas sim (…) dar-lhe instrumentos para a construção da
sua própria felicidade, além de, como citava T. S. Eliott, fornecer-lhes os
meios para ganharem honestamente a vida e equipá-los para desempenhar o seu
papel como cidadãos plenos numa democracia. Para isso a escola deve desenvolver
o necessário equipamento cognitivo e muscular as qualidades indispensáveis para
estas tarefas, preparando-os assim para a luta do mundo. A minha tese é, pois
muito simples: a escola fácil não cumpre a missão de preparar os alunos para a
vida difícil» (João Lobo Antunes, 1944-2016, neurocirurgião, professor
universitário, escritor)
A escola protótipo de padrão invertido,
mais aumenta a frustração docente decorrente do facto avesso da tutela interverter
o real papel, sentido e logicidade da escola, não deixando os professores serem
profissionais e adulterando negativamente a ideia de uma pseudo-escola que
(im)prepara para a vida. Na vida nem tudo são rosas; as rosas têm espinhos. As
dificuldades e o difícil fazem parte da vida; e a escola, pela sua intrínseca
natureza, não se coaduna com o fácil, as facilidades e o facilitismo – fazê-lo
é o abastardamento de negá-la e matá-la.
Esta escola invertida do digital
virtual e da inteligência artificial de atrofia cerebral e entropia neuronal e
das sinapses – no sentido figurado da desordem, contingência acrítica e
irreversibilidade de um processo rasante de pensamento, com ausência humana e sem
naturalidade, ensina a pensar? E, aonde pára a dimensão cérebro-mental, de capital
importância e principal tarefa do professor que é ensinar a cogitar e despertar
os seus alunos para a reflexão e o questionamento? Em suma, a leccionação e a
cumplicidade pessoal-dual para motivar e incutir no aluno a necessidade para o
pensamento e raciocínio crítico, ler em papel, escrever manualmente, treino
intelectivo e interacção humanizante.
A construção política da infelicidade
e disfuncionalidade professoral e a crio-invenção da felicidade discente na
escola invertida, contribuiu decisivamente para a fragilização e queda de uma escola
pública que perdeu qualidade por culpa ministerial. A inversão negativa identitária
da escola e desconstrutora da idiossincrasia docente, fere de morte o
desempenho dos professores, com políticas e reformas educativas contrárias e ao
arrepio das boas e eficientes práticas. «Negando» o recurso do professor a uma
miríade de métodos e abordagens. E não, não está esgotado o modelo do professor
emissor e do aluno receptor – é intemporal. E o sistema deixa o professor ser
professor?! (…)
As ferramentas para a
construção de uma «happy school», que eduque para a «science of happiness» da «non-flipped
public school», só é possível com a postura de um ME ao lado e não contra os
trabalhadores didactas que tutela. Não interferindo no modus operandi pedagógico-didáctico
dos professores, trabalhadores profissionais especialistas de e em educação.
«Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima». (Paulo Freire)
Prosseguimento de estudos no Ensino Superior
Situação 4 anos após o ano de ingresso dos alunos no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2021/22
Referencial de Direitos Humanos
Vagas do concurso externo extraordinário de vinculação de docentes às escolas portuguesas no estrangeiro
quarta-feira, 3 de abril de 2024
Orientações Pedagógicas para Creche
terça-feira, 2 de abril de 2024
Recomendação do CNE sobre as dimensões estruturantes da profissão docente
segunda-feira, 1 de abril de 2024
Indicação dos docentes QZP que não foram opositores ao Concurso de Transição de docentes QZP – 2023
"Informamos que a aplicação para indicação dos docentes QZP que não foram opositores ao Concurso de Transição de docentes QZP – 2023, nos termos do n.º 9 e n.º 10, do art.º 54, do Decreto-Lei 32-A/2023, de 08 de maio, encontra-se disponível no SIGRHE, a partir de dia 1 de abril de 2024.
Referencial para a Intervenção dos Psicólogos em Contexto Escolar
quinta-feira, 28 de março de 2024
Uma reflexão de Maurício Brito com uma excelente mensagem para o novo governo
- o fim das iníquas quotas de acesso aos 5.º e 7.º escalões;
- a adoção de um novo modelo de avaliação que reconheça verdadeiramente o mérito;
- a mudança do actual modelo de gestão;
- a implementação de apoios adequados aos professores que se encontram obrigados a trabalhar longe de casa;
- o fim de teorias pseudo-inovadoras e inclusivas, burocráticas e castradoras do tempo de ensino, que pouco ou nada contribuem para a aprendizagem dos nossos alunos;
- a valorização de disciplinas que elevem a herança cultural da humanidade e do pensamento crítico;
- a introdução de medidas que tornem a carreira mais atraente para os mais jovens. É, ainda, essencial reforçar a autoridade do professor e do pessoal não docente, reiterando a importância destas profissões na sociedade.
Ministro da Educação, Ciência e Inovação FERNANDO ALEXANDRE
Mudanças no Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua
Escolas autorizadas a comprar computadores. Quando chega o dinheiro?
1 - Autorizar durante o ano de 2024 a aquisição de novos computadores por parte dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas até ao limite de 6 655 990 EUR.
2 - Determinar que os encargos financeiros decorrentes da presente resolução são satisfeitos por verbas a inscrever no orçamento dos estabelecimentos de educação e ensinos básico e secundário.
quarta-feira, 27 de março de 2024
Audição Escrita – Concurso de Transição de QZP
Artigo 18.º
Deveres de aceitação e apresentação
1 - O não cumprimento dos deveres de aceitação e apresentação é considerado, para todos os efeitos legais, como não aceitação da colocação e determina a:
a) Anulação da colocação obtida;
b) Instauração de processo disciplinar aos docentes com contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado;
c) Impossibilidade de os docentes com contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo serem colocados em exercício de funções docentes nesse ano escolar, através dos procedimentos concursais regulados no presente decreto-lei, após audição escrita ao candidato a seu pedido, no prazo de 48 horas.
2 - O disposto na alínea c) do número anterior pode ser relevado pelo diretor-geral da DGAE, mediante apresentação de requerimento através da aplicação informática da DGAE, quando:
a) Obtenha colocação nas Escolas Portuguesas no Estrangeiro e nas Regiões Autónomas;
b) Se verifique alteração anormal das circunstâncias pessoais ou familiares do candidato devidamente comprovadas.
3 - Para os efeitos da alínea b) do n.º 1 é instaurado processo disciplinar pelo diretor do AE/EnA a que o docente se encontra vinculado ou onde se encontra colocado, consoante pertença a quadro de docentes de AE/EnA ou de QZP, o qual é imediatamente remetido à Inspeção-Geral da Educação e Ciência para efeitos de instrução.
Recomendação do CNE sobre os exames e acesso ao ensino superior
Publicada no Diário da República a Recomendação do Conselho Nacional de Educação sobre os exames e acesso ao ensino superior
Tolerância de Ponto
Regulamento Geral dos Concursos de Ingresso no Ensino Superior
Aprova o Regulamento Geral dos Concursos Institucionais para Ingresso nos Cursos Ministrados em Estabelecimentos de Ensino Superior Privados para a Matrícula e Inscrição no Ano Letivo de 2024-2025.
terça-feira, 26 de março de 2024
Aviso de Abertura dos Concursos 2024/2025
Publicado ao final do dia de ontem o Aviso de Abertura dos Concursos de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário para o ano escolar de 2024/2025, nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 32-A/2023, de 8 de maio.
segunda-feira, 25 de março de 2024
Desenho de e-atividades para ambientes digitais
Este livro apresenta-nos um catálogo bastante relevante sobre o desenvolvimento de e-atividades no contexto da educação a distância e digital, fornecendo informações práticas de fácil aplicação para professores, formadores e educadores. Resultado de um trabalho minucioso realizado por quatro investigadores na área, constitui um contributo significativo para informar o leitor sobre um dos aspetos mais importantes (ainda que menos explorados) da educação a distância e digital.