Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Autorização de recrutamento de mediadores linguísticos e culturais
terça-feira, 14 de janeiro de 2025
Nova reunião negocial na próxima sexta-feira
- 𝐏𝐨𝐧𝐭𝐨 𝐮𝐦 – Revisão do Estatuto da Carreira Docente (Mobilidade) e do Decreto-Lei n.º 41/2022, de 17 de junho, que estabelece o regime de mobilidade de docentes por motivo de doença;
- 𝐏𝐨𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐨𝐢𝐬 – negociação suplementar relativa ao Despacho que define as condições e montante do suplemento remuneratório a atribuir aos orientadores cooperantes previsto na proposta de alteração ao Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, e ao Decreto-Lei n.º 32-A/2023, de 8 de maio, que estabelece o novo regime de gestão e recrutamento do pessoal docente dos ensinos básico e secundário e de técnicos especializados para formação.
segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Autorização de contratação de docentes e técnicos especializados para as Escolas Portuguesas no Estrangeiro
Apuramento de Vagas 2025/2026
sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Presidente da República promulga aumentos de vencimentos da Função Pública
8.ª sessão do Webinar sobre o Plano + Aulas + Sucesso do MECI
Reserva de Recrutamento 16 e Reserva de Recrutamento do Concurso Externo Extraordinário 03 - 2024/2025
Listas - Reserva de Recrutamento do Concurso Externo Extraordinário 03 - 2024/2025
Aplicação da aceitação disponível das 0:00 horas de segunda-feira dia 13 de janeiro, até às 23:59 horas de terça-feira dia 14 de janeiro de 2025 (hora de Portugal continental).
Projeto Europeu - Aprendizagem em Serviço para o 1.º Ciclo
Orientações e limites de fixação de vagas para acesso e ingresso no ensino superior no ano letivo de 2025-2026
quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
Conselho de Ministros aprovou valorizações salariais
quarta-feira, 8 de janeiro de 2025
Conselho Nacional de Educação Publica Estado da Educação 2023
1. Condições para a educação e formação: ambições de uma transformação
2. População discente: cada um aprende melhor com todos
3. Resultados do sistema: saber mais, para uma vida melhor
REFLEXÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS
terça-feira, 7 de janeiro de 2025
Projeto C.A.F.E.- Procedimento concursal para 2025 – Listas Definitivas
"Liberdade" é palavra do ano 2024
Fatores de descontentamento da classe docente II
De acordo com um relatório da Comissão Europeia, que analisa os salários e os subsídios dos docentes das escolas europeias, de forma geral, o nível médio de salário bruto está relacionado com o PIB per capita de um país: por norma, quanto maior for o PIB per capita, maior será o salário médio dos professores nesse país.
O relatório mostra que os salários mais baixos são observados principalmente nos países que registam o PIB per capita mais baixo (20 000€ ou menos) como a Grécia, a Letónia, a Lituânia, a Hungria, a Roménia, a Eslováquia e a Sérvia. No lado oposto da análise, os salários mais altos registam-se nos países com o PIB per capita mais alto (40 mil euros ou mais) como a Bélgica, a Dinamarca, a Alemanha, a Irlanda, a Holanda, a Áustria, a Finlândia, a Suécia, a Islândia e a Noruega.
O estudo da Comissão Europeia vai mais longe e diz que em Portugal os docentes de todos os níveis e ciclos de ensino auferem salários 35% superiores ao PIB per capita, tal como na Alemanha, no Chipre, na Holanda e na Áustria.
Há alunos com necessidades educativas que não estão a ter o apoio que deveriam
segunda-feira, 6 de janeiro de 2025
Seminário: Inovação Pedagógica com Tecnologias Móveis e Inteligência Artificial
IRS - Tabelas de retenção na fonte no continente
Atualização anual das pensões de acidentes de trabalho e do valor do indexante dos apoios sociais (IAS)
O aumento da idade de Reforma em contraponto com a diminuição do número de anos de vida saudável
Fatores de descontentamento da classe docente I
Portugal aparece a encabeçar a tabela europeia, com quase 90% dos profissionais da educação a viverem momentos de “bastante” ou “muito” stress no trabalho. A Comissão afirma ser “ainda mais preocupante” o facto de, em Portugal, a proporção de professores que afirmam sofrer de stress no trabalho ser o dobro da média da União Europeia. Segundo o estudo, as explicações para o desgaste da classe centram-se nas tarefas administrativas, no cumprimento de exigências por parte de superiores ou na responsabilidade pelo sucesso dos alunos. O esgotamento e o burnout são consequências comuns da área do ensino. De acordo com o relatório da Comissão Europeia, mais de metade dos docentes considera que o seu trabalho afeta negativamente a sua saúde mental e física, fazendo com que o excessivo número de horas extraordinárias, as tarefas administrativas e o trabalho acumulado lhes tire tempo livre para a vida pessoal.
Os docentes dos Estados-Membros da União Europeia passam, em média, menos de metade (47%) do seu tempo de trabalho a lecionar, utilizando o restante tempo com a preparação das aulas, com avaliações e com atividades administrativas. No entanto, ao analisar individualmente os países e as regiões europeias, surgem algumas diferenças na distribuição de tempo entre as tarefas. Na comunidade francófona da Bélgica, na Estônia, na Finlândia e na Turquia, em média, os professores dedicam mais de metade do seu tempo de trabalho ao ensino. Os docentes finlandeses dedicam um quinto do tempo de trabalho ao planeamento das suas aulas e às avaliações. Por outro lado, os professores em França, Malta e Portugal dedicam quase um terço do seu tempo de trabalho a estas atividades. No entanto, os professores portugueses são dos que têm menos oportunidade de participar no desenvolvimento da visão e dos objetivos da escola. O inquérito TALIS demonstrou que em Portugal, apenas 5% dos diretores referem que os professores das suas escolas têm responsabilidade significativa em tarefas relacionadas com as decisões escolares, quando a média dos países da OCDE é de 42%.
sexta-feira, 3 de janeiro de 2025
Reserva de Recrutamento 15 e Reserva de Recrutamento do Concurso Externo Extraordinário 02 - 2024/2025
Estudo Autónomo – Guiões de Trabalho Autónomo
Os Guiões de Trabalho Autónomo (GTA) foram concebidos com o propósito de te ajudar a, autonomamente, realizares e consolidares aprendizagens, em casa ou na escola.
Desafiamos-te a reforçar as tuas práticas de estudo através da exploração e realização da sequência de atividades e desafios que te propomos nos Guiões de Trabalho Autónomo que constam desta plataforma, com a duração aproximada de 90 minutos por guião.
Para maximizar a qualidade deste processo sugerimos que organizes um portefólio (no caderno diário ou digital) com o trabalho realizado.
Escolhe o teu ano de escolaridade, disciplina, tema e/ou subtema que queres estudar/rever/aprofundar.
quinta-feira, 2 de janeiro de 2025
Panorama atual e futuro do sector da educação nos Açores
“Estratégia Educação Açores 2030”