momento e não desenvolve políticas a pensar em objectivos instrumentais de curto prazo.
Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
terça-feira, 11 de maio de 2021
Os alunos de hoje precisam de uma Escola que lhes permita ver mais além
momento e não desenvolve políticas a pensar em objectivos instrumentais de curto prazo.
Na opinião de Paulo Prudêncio o debate sobre a escola descolou da realidade
A natureza da escola é a elevação das aprendizagens. Mas à cultura permanente da finalidade, da exigência e da regra, associa-se o afecto, a amizade e o drama. Por isso, a moderação na tomada de decisões é um património inalienável. Até na inovação organizacional. Inovar com consistência implica um sólido conhecimento do que existe e a concretização exige sensatez. Ou seja, equilíbrio e conhecimento são vocábulos decisivos mais ainda quando a Europa assume um modelo social único pautado por valores como a liberdade, a democracia e a igualdade de oportunidades.
Mês Europeu da diversidade
Correspondência entre os exames nacionais e as provas de ingresso ao ensino superior
Publicada, no passado dia 7, a deliberação que estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura ao ensino superior de 2021-2022.
segunda-feira, 10 de maio de 2021
Mobilidade de pessoal não docente
Nota informativa Mobilidade de pessoal não docente
Recentremo-nos naquilo que interessa. A aprendizagem.
Os últimos meses foram pródigos na identificação de problemas e na apresentação de inúmeras soluções, para fazer face às aprendizagens que os alunos portugueses terão perdido ao longo do ano letivo.
Pede-se aos diretores que façam o levantamento das aprendizagens por realizar, aos professores que façam o pino e que ensinem em dois meses o que os alunos não aprenderam durante um ano, e criam-se relatórios, planos, estratégias nacionais. Mas raramente se tem em conta o centro do problema - a aprendizagem - e que este problema só pode ser resolvido por quem está no terreno - os professores.
A comunidade científica, os organismos estatais e os influenciadores da área da educação teimam em querer apresentar soluções milagrosas, agora com recurso à tecnologia digital e lá aparece uma multiplicidade de ferramentas e respetivas propostas de trabalho que nunca poderão ser bem sucedidas porque os alunos não se identificam com "esse fazer".
O mundo dos nossos alunos é o mundo do imediatismo, jamais conseguiremos que eles sigam pontinhos numa imagem que abrem textos e powerpoints extensos que não irão ler. Este é o risco da tecnologia pela tecnologia. Subjugar o conteúdo à ferramenta, que, aliás, rapidamente ficará obsoleta. Sejamos francos, os alunos aprendem, se consultarem ou lerem estas propostas?
Os professores têm de recentrar a sua ação para que os alunos dominem quatro competências essenciais:
Ler: textos diversificados e em múltiplos formatos, apresentados pelo professor ou encontrados pelos alunos na sequência de uma proposta de trabalho;
Interpretar: isto é, fazer inferências sobre o que se leu, pelo que as propostas de atividade devem ser desafiantes (por exemplo, através da metodologia do trabalho de projeto, em que os alunos são confrontados com problemas para os quais têm que encontrar respostas);
Escrever: diversificando tipologias de texto para chegar à escrita mais extensiva, como por exemplo mapas mentais, tweets, nuvens de palavras, identificação de palavras chave, ...;
Comunicar: favorecer uma comunicação adequada ao tempo em que vivemos e em que o som, a imagem e a palavra não vivem isolados. É nesta fase que os alunos poderão criar as tais propostas que vemos circular na Web criadas pelos professores, quando esse é o papel dos alunos.
Para que estas competências contribuam para o sucesso educativo dos alunos é importante que os professores:
- Promovam práticas de metacognição, que levem os alunos a refletir sobre o seu percurso de aprendizagem - as dificuldades encontradas, a forma de as superar e as aprendizagens realizadas.
- Favoreçam a aprendizagem social, pois, ao promoverem o trabalho colaborativo entre os alunos, tal como defende Vygotsky (Zona de Desenvolvimento Proximal), este tipo de trabalho permite-lhes compreender, reconhecer erros, encontrar respostas, aceitar pontos de vista, discutir ideias, comunicar.
- Apontem caminhos para que os alunos possam transferir o conhecimento adquirido para novos contextos, condição essencial para que se criem verdadeiras aprendizagens. Só assim, de acordo com a teoria da aprendizagem, os alunos alcançam maturidade intelectual.
Uma nota final. A emergência das metodologias ativas tem como foco o trabalho do aluno, isto é, que seja ele a construir a sua própria aprendizagem. O professor não implementa uma metodologia ativa quando cria um recurso que apenas passa pela leitura ou consulta do aluno, por muito digital que seja este recurso. O foco continua a estar no professor e não no aluno.
Recentremo-nos naquilo que interessa. A aprendizagem.
Despachos que confirmam a demissão do anterior e a nomeação de nova Subdiretora-Geral da DGAE
sexta-feira, 7 de maio de 2021
Múltiplos olhares sobre a aprendizagem socioemocional em contexto escolar
Reserva de Recrutamento n.º 28
Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não Colocação, Retirados e Listas de Colocação Administrativa – 28.ª Reserva de Recrutamento 2020/2021.
SIGRHE – aceitação da colocação pelo candidato
Nota informativa – Reserva de recrutamento n.º 28
Listas – Reserva de recrutamento n.º 28
Concurso para docentes do ensino artístico especializado da música e da dança
Avisos de abertura do concurso de docentes do ensino artístico especializado da música e da dança
Manual de utilizador – Candidatura ao Concurso Interno e ao Concurso Externo dos Docentes do Ensino Artístico Especializado da Música e da Dança
Parlamento (apenas) recomenda ao Governo que reveja regime dos concursos
quinta-feira, 6 de maio de 2021
Medidas aplicáveis a determinados concelhos no âmbito da situação de calamidade
Resolução do Conselho de Ministros n.º 46-C/2021
56.º número do Boletim NOESIS – Notícias da Educação.
quarta-feira, 5 de maio de 2021
Dia Mundial da Língua Portuguesa
L/ATITUDE - Edição n.º 26 e 27
L/ATITUDE - Edição n.º 26 e 27
terça-feira, 4 de maio de 2021
Plataforma online Estrela Geopark
www.estrelaeduca.pt
Paciência!
Retificação do Diploma dos Concursos na Região Autónoma dos Açores
Declaração de Retificação n.º 5/2021/A
segunda-feira, 3 de maio de 2021
Fórum Portugal Digital de 3 a 6 de maio com difusão em direto
Assim se promove a qualidade da formação para a docência!!
Governo declara a situação de calamidade, no âmbito da pandemia da doença COVID-19
Resolução do Conselho de Ministros n.º 45-C/2021
Parlamento autoriza o Governo a legislar sobre o regime jurídico do ensino individual e do ensino doméstico
domingo, 2 de maio de 2021
5 de maio, Dia Mundial da Higiene das Mãos
sábado, 1 de maio de 2021
As evidências da transparência do Primeiro-Ministro
sexta-feira, 30 de abril de 2021
Para ler ou ouvir em podcast a opinião de Filinto Lima
Informação da DGS sobre a vacinação com a COVID-19 Vaccine AstraZeneca®
Campanha de Vacinação contra a COVID-19: Vacina VAXZEVRIA (anteriormente designada COVID-19 Vaccine AstraZeneca®)
a. Esquema vacinal recomendado: 2 doses com intervalo de 12 semanas.
b. Se foi administrada a 1ª dose a uma pessoa que tenha estado infetada por SARS-CoV2, não deve ser administrada a 2ª dose.
c. Se houver atraso em relação à data marcada para a 2.ª dose, ou, por qualquer intercorrência, não puder ser administrada a 2ª dose, a mesma será administrada logo que possível.
d. Todas as oportunidades de vacinação devem ser aproveitadas para completar o esquema vacinal, respeitando as recomendações desta norma.
e. O esquema vacinal deve ser completado:
- Pessoas com 60 ou mais anos de idade: com uma segunda dose de VAXZEVRIA®, com um intervalo de 12 semanas após a primeira dose.
- Fazer uma segunda dose de VAXZEVRIA®, com um intervalo de 12 semanas após a primeira dose, de acordo com a atual recomendação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).
- Aguardar que sejam conhecidos novos dados relativamente à utilização de uma vacina de outra marca, para completar o esquema vacinal. Esta decisão deve ser informada, livre e esclarecida, após leitura de folheto informativo que ficará oportunamente disponível.