Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
terça-feira, 18 de maio de 2021
Governo regula o acesso, ocupação e utilização das praias durante a época balnear de 2021
segunda-feira, 17 de maio de 2021
Aviso de Abertura - Concursos de docentes na Região Autónoma da Madeira
Aviso n.º 212/2021
Abertos os concursos externo, afetação aos quadros de zona pedagógica, mobilidade interna, contratação inicial e de reserva de recrutamento, para seleção e recrutamento do pessoal docente da educação, dos ensinos básico e secundário e do pessoal docente especializado em educação e ensino especial, com vista ao suprimento das necessidades permanentes e temporárias, estruturadas em horários completos, de acordo com o disposto no artigo 24.º do Estatuto da Carreira Docente da Região Autónoma da Madeira, aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 6/2008/M, de 25 de fevereiro, alterado pelos Decretos Legislativos Regionais n.ºs 17/2010/M, de 18 de agosto, 20/2012/M, de 29 de agosto e 7/2018/M, de 17 de abril.
Prazos de inscrição e de candidatura aos concursos externo e contratação inicial e mobilidade interna
Os concursos abertos pelo presente aviso são aplicáveis a todos os níveis e graus de ensino;
As candidaturas ao concurso externo, de contratação inicial e de mobilidade interna são precedidas de uma inscrição obrigatória, nas seguintes datas:
Concurso externo e de contratação inicial: 18 a 21 de maio de 2021;
Mobilidade interna: 24 a 26 de maio de 2021;
Prazos de Concurso
A candidatura ao concurso externo e de contratação inicial efetuar-se-á no período de 7 a 9 de junho de 2021, inclusive;
A candidatura à mobilidade interna decorrerá de 14 a 16 de junho de 2021, inclusive;
A candidatura ao concurso de afetação aos quadros de zona pedagógica decorre no período de 23 a 25 de junho de 2021, inclusive.
Documentação e Legislação
Consulta pública - Calendários das atividades escolares para 2021/2022
Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital
domingo, 16 de maio de 2021
Campanha "Fast Heroes 112"
Clique aqui para saber mais
Situação de calamidade continua até ao final do dia 30 de maio
Legislação Covid-19 |
Resolução do Conselho de Ministros n.º 59-B/2021
sábado, 15 de maio de 2021
Resposta do ME ao pedido de informação solicitado pelo Parlamento em 29/07/2020
Resposta ao Pedido de Informação - Ministro da Educação
Alteração ao regime jurídico dos concursos na R.A. da Madeira
Decreto Legislativo Regional n.º 9/2021/M
Períodos de apreciação, seleção e adoção de Manuais Escolares para 2021/202
Resoluções publicada em dois dias consecutivos no DR
Região Autónoma dos Açores - Listas Ordenadas do Concurso Pessoal Docente 2021/2022
sexta-feira, 14 de maio de 2021
Reserva de recrutamento n.º 29
Listas – Reserva de recrutamento n.º 29
Nota informativa – Reserva de recrutamento n.º 29
Resoluções aprovadas em Conselho de Ministros
- Revê e aprova os princípios orientadores do programa «Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 - INCoDe.2030»
- Autoriza a realização da despesa relativa à aquisição de licenças digitais de manuais, no ano letivo de 2020/2021
Resolução do Conselho de Ministros n.º 54/2021
quinta-feira, 13 de maio de 2021
Para ler ou ouvir em podcast - Proteger e integrar – a escola e a comunidade
Por: Drª Clara Paredes de Castro
quarta-feira, 12 de maio de 2021
Procedimentos, prazos e critérios de avaliação para certificação dos manuais escolares dos cursos de educação e formação de jovens
Validação das candidaturas de docentes do ensino artístico especializado
Opiniões do dia
A escola nunca mais será a mesma
Os dados sugerem a possível existência de um ceticismo docente, sobretudo marcado pela desvalorização da escola e da sua profissão ao nível da sociedade, não tendo a pandemia trazido para a ribalta nem as escolas, nem os professores.
Apregoam-se valores, praticam-se conveniências
terça-feira, 11 de maio de 2021
Os alunos de hoje precisam de uma Escola que lhes permita ver mais além
momento e não desenvolve políticas a pensar em objectivos instrumentais de curto prazo.
Na opinião de Paulo Prudêncio o debate sobre a escola descolou da realidade
A natureza da escola é a elevação das aprendizagens. Mas à cultura permanente da finalidade, da exigência e da regra, associa-se o afecto, a amizade e o drama. Por isso, a moderação na tomada de decisões é um património inalienável. Até na inovação organizacional. Inovar com consistência implica um sólido conhecimento do que existe e a concretização exige sensatez. Ou seja, equilíbrio e conhecimento são vocábulos decisivos mais ainda quando a Europa assume um modelo social único pautado por valores como a liberdade, a democracia e a igualdade de oportunidades.
Mês Europeu da diversidade
Correspondência entre os exames nacionais e as provas de ingresso ao ensino superior
Publicada, no passado dia 7, a deliberação que estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura ao ensino superior de 2021-2022.
segunda-feira, 10 de maio de 2021
Mobilidade de pessoal não docente
Nota informativa Mobilidade de pessoal não docente
Recentremo-nos naquilo que interessa. A aprendizagem.
Os últimos meses foram pródigos na identificação de problemas e na apresentação de inúmeras soluções, para fazer face às aprendizagens que os alunos portugueses terão perdido ao longo do ano letivo.
Pede-se aos diretores que façam o levantamento das aprendizagens por realizar, aos professores que façam o pino e que ensinem em dois meses o que os alunos não aprenderam durante um ano, e criam-se relatórios, planos, estratégias nacionais. Mas raramente se tem em conta o centro do problema - a aprendizagem - e que este problema só pode ser resolvido por quem está no terreno - os professores.
A comunidade científica, os organismos estatais e os influenciadores da área da educação teimam em querer apresentar soluções milagrosas, agora com recurso à tecnologia digital e lá aparece uma multiplicidade de ferramentas e respetivas propostas de trabalho que nunca poderão ser bem sucedidas porque os alunos não se identificam com "esse fazer".
O mundo dos nossos alunos é o mundo do imediatismo, jamais conseguiremos que eles sigam pontinhos numa imagem que abrem textos e powerpoints extensos que não irão ler. Este é o risco da tecnologia pela tecnologia. Subjugar o conteúdo à ferramenta, que, aliás, rapidamente ficará obsoleta. Sejamos francos, os alunos aprendem, se consultarem ou lerem estas propostas?
Os professores têm de recentrar a sua ação para que os alunos dominem quatro competências essenciais:
Ler: textos diversificados e em múltiplos formatos, apresentados pelo professor ou encontrados pelos alunos na sequência de uma proposta de trabalho;
Interpretar: isto é, fazer inferências sobre o que se leu, pelo que as propostas de atividade devem ser desafiantes (por exemplo, através da metodologia do trabalho de projeto, em que os alunos são confrontados com problemas para os quais têm que encontrar respostas);
Escrever: diversificando tipologias de texto para chegar à escrita mais extensiva, como por exemplo mapas mentais, tweets, nuvens de palavras, identificação de palavras chave, ...;
Comunicar: favorecer uma comunicação adequada ao tempo em que vivemos e em que o som, a imagem e a palavra não vivem isolados. É nesta fase que os alunos poderão criar as tais propostas que vemos circular na Web criadas pelos professores, quando esse é o papel dos alunos.
Para que estas competências contribuam para o sucesso educativo dos alunos é importante que os professores:
- Promovam práticas de metacognição, que levem os alunos a refletir sobre o seu percurso de aprendizagem - as dificuldades encontradas, a forma de as superar e as aprendizagens realizadas.
- Favoreçam a aprendizagem social, pois, ao promoverem o trabalho colaborativo entre os alunos, tal como defende Vygotsky (Zona de Desenvolvimento Proximal), este tipo de trabalho permite-lhes compreender, reconhecer erros, encontrar respostas, aceitar pontos de vista, discutir ideias, comunicar.
- Apontem caminhos para que os alunos possam transferir o conhecimento adquirido para novos contextos, condição essencial para que se criem verdadeiras aprendizagens. Só assim, de acordo com a teoria da aprendizagem, os alunos alcançam maturidade intelectual.
Uma nota final. A emergência das metodologias ativas tem como foco o trabalho do aluno, isto é, que seja ele a construir a sua própria aprendizagem. O professor não implementa uma metodologia ativa quando cria um recurso que apenas passa pela leitura ou consulta do aluno, por muito digital que seja este recurso. O foco continua a estar no professor e não no aluno.
Recentremo-nos naquilo que interessa. A aprendizagem.