domingo, 16 de maio de 2021

Campanha "Fast Heroes 112"

A Direção-Geral da Educação (DGE) divulga uma iniciativa no âmbito da Educação para a Saúde - projeto “Fast Heroes 112”, à qual nos associamos dada a importância da temática, dirigida a alunos/as do 1.º CEB.

Em parceria com a Organização Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), o projeto Fast Heroes lançou uma Grande Missão e pretende alcançar um milhão de crianças, entre os 5 e os 9 anos, nas escolas de todo o mundo com o objetivo de ajudar a aumentar a consciencialização sobre os sintomas do AVC.

Em Portugal, este projeto está a ser desenvolvido pela empresa Hill+Knowlton Strategies (www.hkstrategies.com ) e os conteúdos estão validados pela Organização Mundial do AVC e pela Sociedade Portuguesa do AVC.

O AVC é a principal razão pela qual as crianças perdem os avós, tanto por morte, como por deficiência. Estima-se que um em cada quatro adultos venha a ter um derrame durante a sua vida, podendo ser perdidas milhões de células cerebrais por cada minuto que passa. A boa notícia é que a assistência e o tratamento médico urgente podem fazer uma enorme diferença.

A campanha Fast Heroes surge para educar e capacitar as crianças para ajudar a salvar os seus avós, familiares ou outras pessoas próximas. O programa educacional premiado tem como tema os super-heróis e tem como objetivo promover competências relacionais e a capacidade de ajudar o próximo, de uma forma lúdica e divertida. Ao mesmo tempo, fornece-lhes habilidades práticas para salvar vidas. O objetivo passa por aproveitar o entusiasmo das crianças pela aprendizagem e partilha com os outros, dando início a um movimento global que ajude a espalhar o conhecimento junto das famílias, especialmente dos avós, contribuindo assim, para salvar vidas.

Os módulos de aprendizagem giram em torno de quatro personagens: um grupo de três super-heróis reformados e o seu neto Timmy. Estes super-heróis têm como foco ensinar às crianças os três principais sinais de acidente vascular cerebral, os “3Fs”: desvio de um lado da FACE, um braço com falta de FORÇA e não conseguir FALAR (nem articular duas palavras). Além disto, o objetivo passa ainda por alertar para a importância de ligar de imediato para o 112, transmitir a informação essencial de forma correta e chamar uma ambulância. Para ajudar, a iniciativa conta, por exemplo, com um filme de animação, que mostra a forma como o Timmy se comporta como um FAST Hero, ao ligar para o 112 quando o seu avô Francisco sofre um derrame.

A sua escola pode envolver-se em diferentes níveis, conforme o que se adequar mais, desde a implementação do programa nas salas de aula até ao simples envio de informações aos pais e responsáveis de forma a incentivar a participação em casa.


Podem aceder a conteúdos GRATUITOS e participar na tentativa de bater um recorde do GUINNESS WORLD RECORDS ™. Esta iniciativa representa uma ótima oportunidade para que se possa envolver em algo especial e com uma causa importante.

Clique aqui para saber mais

Sem comentários:

Enviar um comentário