Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
sexta-feira, 11 de março de 2022
Portugal, Nação Digital – 2 anos de Transição Digital
quinta-feira, 10 de março de 2022
A DGAE partilha conhecimento - 2.º Ciclo formativo: Apresentações das sessões formativas
Poderá aceder às apresentações, para consulta de toda a informação, clicando em:
quarta-feira, 9 de março de 2022
Plataforma “Portugal for Ukraine”
terça-feira, 8 de março de 2022
Exames do 9º ano transformados em Provas de Aferição
Exames no 9.º ano de volta, mas sem impacto nas notas. No secundário só há provas específicas
Integração de crianças e jovens ucranianos no sistema educativo português
- Simplificação de procedimentos na concessão de equivalências de habilitações estrangeiras e/ou posicionamento e inserção num dado ano de escolaridade e oferta educativa;
- Integração progressiva no currículo português e reforço da aprendizagem da língua portuguesa;
- Constituição de equipas multidisciplinares de acordo com os recursos existentes, com a missão de propor e de desenvolver estratégias adequadas às situações concretas;
- Ação Social Escolar.
A importância de uma alimentação e estilos de vida saudáveis
‘Cuidar de Ti – Orientações para Uma Vida Saudável
Prazos importantes para o IRS
A senha de acesso de todos os elementos do agregado familiar é essencial para o cumprimento das obrigações fiscais. Confirme o seu acesso ao Portal das Finanças.
Recupere a sua senha, caso não consiga aceder.
Mais informação aqui.
segunda-feira, 7 de março de 2022
"A guerra afeta-nos a todos: gerir emoções e sentimentos numa situação de crise"
A guerra afeta-nos a todos: gerir emoções e sentimentos numa situação de crise
sexta-feira, 4 de março de 2022
A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) lançou hoje, Dia Mundial da Obesidade, a app Heróis da Fruta
Reserva de Recrutamento n.º 24
Nota informativa – Reserva de recrutamento n.º 24
quarta-feira, 2 de março de 2022
A opinião de Santana Castilho - O tempo da fancaria pedagógica
Enquanto as exigências mínimas vão descendo ao nível dos jardins-de-infância, o vazio criado pela ausência de soluções sérias para um sistema de ensino em desagregação é preenchido pela alienação provocada por pedagogias mágicas. Como se em Educação existissem formações ou poções milagrosas que resolvam a falta de vontade de aprender por parte dos alunos ou substituam o trabalho abnegado, longo e aturado dos professores. Trabalho em que poucos reparam e os mandantes não reconhecem. É principalmente por isso que o deslumbramento com os resultados anunciados por fancarias ocas e palavrosas é perigoso.
ADSE É UM SUBSISTEMA DE SAÚDE DIFERENTE DE UM SEGURO DE SAÚDE
terça-feira, 1 de março de 2022
Petição - Pelo desconto de 12 meses para a ADSE
Pelo desconto de 12 meses à ADSE
Vamos Descobrir o Mundo Digital - Jogo de Tabuleiro para o 1º Ciclo
Este jogo de tabuleiro será enviado para todos os estabelecimentos de ensino com 1.º Ciclo.
sábado, 26 de fevereiro de 2022
Conselho das Escolas aprova Recomendação sobre a avaliação externa
Recomendação n.º 1/2022
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022
Reserva de Recrutamento n.º 23
Listas – Reserva de recrutamento n.º 23
Novo Ministro da Educação poderá ser o Prof. Sampaio da Nóvoa
Novo Governo: Matos Fernandes sai, Alexandra Leitão passa para a Justiça e Sampaio da Nóvoa entra para a Educação
Publicado o Despacho que concede tolerância de ponto no dia 1 de março
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022
IRS - Novas tabelas de retenção na fonte para 2022
Despacho n.º 2390-B/2022-Diário da República n.º 38/2022, 1º Suplemento, Série II de 2022-02-23
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022
Pela defesa do direito ao descanso
Educação | pela defesa do direito ao descanso
Relatório sobre o Estado da Tecnologia na Educação 2020/21
O presente relatório apresenta as principais perspetivas de professores, diretores e outros agentes educativos sobre o uso da tecnologia na sala de aula, presencial e online.
Parece ser uma ideia comummente aceite de que as escolas têm como objetivo estratégico o uso da tecnologia. Concluímos que tecnologia tem o maior impacto sobre desenvolvimento de currículo quando escolas e universidades têm uma liderança forte e solidária, com prioridades e objetivos claramente articulados, quando o ensino é centrado na aprendizagem ativa do aluno.
Concluímos também que a capacitação dos professores é primordial, não apenas para usar a tecnologia, mas também para mudar a forma como pedagogicamente organizam as suas aulas. Fazer essa mudança pode aumentar o potencial dos alunos para assumirem o controlo de seu próprio processo de aprendizagem.
As escolas que antes do COVID-19 tinham uma estratégia clara de uso da tecnologia, foram as que melhores respostas deram no momento de crise causada pela pandemia. Assim, as escolas que projetem como prioridade de investimento tecnológico e pedagógico serão as que potencialmente melhor preparadas estarão para responder aos desafios da escola do século XXI.
Estado da Tecnologia na Educação 2020/21
A Maior Lição do Mundo
Tolerância de Ponto no dia de Carnaval
Tolerância de ponto no dia 1 de março
Transferências de assistentes técnicos e operacionais para os municípios
terça-feira, 22 de fevereiro de 2022
Concurso Pessoal Docente 2022/2023 - Região Autónoma dos Açores
Para mais informações, por favor, consulte as opções disponibilizadas.
Regulamento
Aviso de Abertura
Calendarização (Prevista)
Aviso de abertura e vagas - versão para consulta
Regulamento do Concurso
Declaração de Retificação n.º 6/2021/A, de 6 de maio
Retificação do n.º 8 do art.º 9.º do Regulamento do Concurso
Legislação