Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
sexta-feira, 25 de março de 2022
Reserva de Recrutamento n.º 27
Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência para o ano letivo de 2021-2022
quinta-feira, 24 de março de 2022
Concursos 2022/2023 - Vagas QZP do Concurso Externo e do Ensino Artístico da Música e Dança
Portaria n.º 125-A/2022
Todas as vagas referidas no artigo 1.º consideram-se extintas quando vagarem.
Investimento para reequipar e robustecer a infraestrutura tecnológica dos estabelecimentos com cursos profissionais
Despacho n.º 3470-B/2022
Medidas excecionais e temporárias relativas a provas e exames para o ano letivo 2021/2022
Decreto-Lei n.º 27-B/2022
O disposto no presente decreto-lei aplica-se ainda, com as necessárias adaptações, ao ensino a distância, regulado pela Portaria n.º 359/2019, de 8 de outubro, e aos ensinos individual e doméstico, regulados pelo Decreto-Lei n.º 70/2021, de 3 de agosto.
Sindicato espera que novo Ministro da Educação desbloqueie o diálogo
quarta-feira, 23 de março de 2022
Presidente da República irritado, mas aceita composição do XXIII Governo Constitucional
Isto vai começar mal?
Recrutamento de professores é a prioridade no Ministério da Educação
Novo Governo vai tentar mitigar a falta de professores nas escalas alterando as regras de recrutamento. Recuperar aprendizagens continua a ser o mote para os alunos.
João Costa é o novo Ministro da Educação do XXIII Governo Constitucional
Revisão da Educação Inclusiva em Portugal
Revisão da Educação Inclusiva em Portugal
SIPE organiza seminário com o intuito de discutir e encontrar soluções para resolver a falta de professores
terça-feira, 22 de março de 2022
Programa Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE)
Mudança para a Hora de Verão
sexta-feira, 18 de março de 2022
Literacia em Saúde Psicológica e Bem-Estar no contexto da resposta das escolas portuguesas à crise provocada pela guerra na Ucrânia
- à população geral:
- aos psicólogos:
Reserva de recrutamento n.º 26
Crianças e Jovens Refugiados – medidas educativas
Despacho n.º 2044/2022, de 16 de fevereiro
quinta-feira, 17 de março de 2022
Referencial de Competências Digitais para o 1.º CEB
Medidas extraordinárias sobre efeitos da avaliação externa aprovadas em Conselho de Ministros
a) Realizar todos os instrumentos de aferição normalmente previstos, para que seja possível dispor de indicadores do sistema sobre o desenvolvimento das aprendizagens, permitindo uma monitorização das estratégias de recuperação das aprendizagens, com vista à reconfiguração de medidas de apoio às escolas e aos alunos;b) Realizar as provas de 9.º ano para efeitos de aferição, complementando os instrumentos que têm vindo a ser desenvolvidos para monitorização do sistema (de que se destacam o Estudo Diagnóstico, as Provas de Aferição realizadas em 2021 e as Provas de Aferição a realizar este ano). Dos resultados das provas de 9.º ano serão produzidos relatórios de escola desagregados por subdomínios, à semelhança do que acontece com as Provas de Aferição dos 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade;c) Prorrogar as condições excecionais de conclusão do Ensino Secundário, havendo lugar à realização de exames nacionais apenas para efeitos de acesso ao ensino superior.
Comunicado do Conselho de Ministros de 17 de março de 2022
O Abandono Escolar Precoce
O Abandono Escolar Precoce
quarta-feira, 16 de março de 2022
Hora do Planeta - 20:30 horas do dia 26 de março
Abuso Sexual Infantil em Contexto Virtual - Guia para pais e cuidadores
O que é o Abuso Sexual (em Contexto Virtual)?
A informação sobre os crimes de “abuso sexual de menores” (art.º 171.º, C.P.) e “atos sexuais com adolescentes” (art.º 173.º, C.P.) encontra-se largamente difundida na sociedade. No entanto, com o uso crescente das tecnologias por parte de jovens cada vez mais novos, os estratagemas das pessoas agressoras têm-se diversificado e sido implementados no mundo virtual. Neste contexto, o abuso sexual em contexto virtual engloba maioritariamente comportamentos como:
• Existência de conversas íntimas e troca de materiais de cariz sexual;
• Conversas sexualizadas ou fornecimento de informações sexuais;
• Marcação e participação em encontros reais.