Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
sábado, 14 de maio de 2022
Investigar para intervir na administração educacional
sexta-feira, 13 de maio de 2022
As (insuficientes) propostas do ME para a negociação com as organizações sindicais
Mais um Webinar do Projeto Maia
Açores - Lista de Colocações ao Concurso Interno de Provimento para 2022/2023
Consultar Lista Ordenada
Reserva de Recrutamento n.º 34
Nota informativa – Reserva de recrutamento n.º 34
quinta-feira, 12 de maio de 2022
Webinar CNE, dia 19 de maio - “Aprendizagens essenciais: desafios e (possíveis) respostas"
Programa
eBook sobre "Implementação de Metodologias de Aprendizagem Baseada em Projetos"
quarta-feira, 11 de maio de 2022
Câmara delega as responsabilidades impostas pela transferência de competências
Mais um alerta para a falta de meios na Inspeção-Geral da Educação
Sindicato dos inspetores alerta para a falta de meios na Inspeção-Geral da Educação
Declaração para o Futuro da Internet
Não há fixação de contingente para Licença Sabática e Equiparação a Bolseiro só sem vencimento
Nos termos do despacho de Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado da Educação, de 28 de abril 2022, foi determinado que para o ano escolar 2022/2023, apenas será concedida a equiparação a bolseiro a candidatos que apresentem pedidos na modalidade de equiparação a bolseiro sem vencimento para o desenvolvimento de projetos aprovados por uma instituição de apoio e financiamento.
Nota informativa da Equiparação a Bolseiro – Ano Escolar 2022/2023
Laboratórios de Educação Digital
• Disponibilizar às Escolas equipamento tecnológico para o uso eficaz das tecnologias digitais enquanto motores de práticas pedagógicas inovadoras, inclusivas e acessíveis a todos.• Fomentar a integração transversal das tecnologias no currículo, desde cedo, proporcionando o contacto com as referidas tecnologias, o que poderá, inclusivamente, ajudar nas escolhas, no que se refere ao prosseguimento de estudos.• Desenvolver competências digitais e incentivar ao prosseguimento de estudos nas áreas STEAM, promovendo a igual participação de raparigas e rapazes.
Na opinião de Santana Castilho "uma urgência não justifica uma canalhice"
ME convoca reuniões de negociação para os dias 16 e 18
- 𝗥𝗲𝗴𝗿𝗮𝘀 𝗱𝗮 𝗠𝗼𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗽𝗼𝗿 𝗗𝗼𝗲𝗻𝗰̧𝗮
- 𝗖𝗿𝗶𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝘂𝗺 𝗾𝘂𝗮𝗱𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝗼𝗿 𝗲𝘀𝘁𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗻𝗮𝘀 𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼𝘀 𝗗𝗼𝗰𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀
terça-feira, 10 de maio de 2022
Seminário presencial: “Faltam professores! E agora?..."
Programa
Recomendação do Conselho das Escolas sobre a transferência de competências para as autarquias
Reservas de Recrutamento com injustiças e ilegalidades
COVID-19 - Prorrogação da declaração da situação de alerta até 31 de maio
segunda-feira, 9 de maio de 2022
Estatística preliminar correspondente ao desenvolvimento de AEC em 2021/2022
Contributos para a proposta de Orçamento do Estado
sábado, 7 de maio de 2022
2,3% dos cinco mil penalizados foram colocados na RR 33
Foram colocados 116 dos cinco mil professores que o Ministério quer trazer de volta à escola
Ministério não revelou quantos dos cinco mil professores penalizados anteriormente manifestaram vontade de voltar a concorrer esta semana. Esta é uma das medidas para minorar a falta de docentes nas escolas. João Costa revelou que haverá menos 6600 alunos sem professores já na próxima semana.
Esta medida bem como a brilhante ideia de transformar os horários das RR 32 e 33 (e talvez das seguintes?) em anuais e completos vêm tarde e não vão surtir qualquer efeito relevante e sustentado nas aprendizagens, uma vez que restam 39 dias de aulas (incluídas as interrupções para as provas de aferição e exames) até final do ano letivo para o 1º Ciclo e muito menos dias para os outros níveis de ensino. Será que vão apoiar os alunos até finais de agosto?
sexta-feira, 6 de maio de 2022
E o Ministro disse ...
"Vamos, pois, iniciar o processo da concertação para uma definição de um modelo de recrutamento que fixe os professores a quadros de escola e de agrupamento mais cedo e de forma permanente, com o objetivo de eliminar o eterno “casa às costas”, permitindo que haja previsibilidade e capacidade de ajustamento da vida pessoal ao lugar onde se fixa. Estamos também em diálogo com as instituições de ensino superior para trabalho em três frentes: a revisão do modelo de formação inicial de professores, com a introdução de estágios remunerados e indução na carreira; a criação de modelos para a profissionalização em exercício e para a formação dos professores que expressam a vontade de retomar uma carreira interrompida há anos.
...