pelo cargo ou por algum semelhante. Talvez por isso (não para criticar, mas para aprender, ter conhecimento), ao longo destes quase 30 anos de professor, tenha feito questão de assumir todos os cargos que pude e que acreditava ter competências para os assumir. Desde diretor de turma, de grupo disciplinar, coordenador do desporto escolar, diretor de instalações, coordenador de CAD, responsável por grupo-equipa de desporto escolar, até à equipa de horários, conselho pedagógico (cargo inerente), conselho geral e, desde há dois anos, direção. Julgo que não me faltou nada. Com isso, não estou a dizer que as pessoas tenham a obrigação de fazer o mesmo ou que não tenham o direito de criticar, de forma alguma. Mas, admito que, talvez seja um defeito meu, gosto de passar pelas experiências para delas e de quem por elas passou, poder falar com substância e conhecimento.
Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
quinta-feira, 8 de agosto de 2024
A opinião de Maurício Brito sobre o acordo para a recuperação do tempo de serviço
pelo cargo ou por algum semelhante. Talvez por isso (não para criticar, mas para aprender, ter conhecimento), ao longo destes quase 30 anos de professor, tenha feito questão de assumir todos os cargos que pude e que acreditava ter competências para os assumir. Desde diretor de turma, de grupo disciplinar, coordenador do desporto escolar, diretor de instalações, coordenador de CAD, responsável por grupo-equipa de desporto escolar, até à equipa de horários, conselho pedagógico (cargo inerente), conselho geral e, desde há dois anos, direção. Julgo que não me faltou nada. Com isso, não estou a dizer que as pessoas tenham a obrigação de fazer o mesmo ou que não tenham o direito de criticar, de forma alguma. Mas, admito que, talvez seja um defeito meu, gosto de passar pelas experiências para delas e de quem por elas passou, poder falar com substância e conhecimento.
Regras de disponibilização de serviços digitais pela Administração Pública
1 - O presente decreto-lei prevê a criação de um sistema de atendimento omnicanal, estabelecendo as regras a que devem obedecer as entidades, órgãos e serviços da administração pública direta e indireta do Estado que prestem atendimento ao público através da disponibilização de serviços digitais.
2 - O atendimento omnicanal previsto no número anterior determina a implementação do Portal Único de Serviços Digitais - o gov.pt -, como canal centralizador do atendimento público.
terça-feira, 6 de agosto de 2024
Nomeada a nova Diretora-Geral da DGAE
Guião de Apoio à Organização do Ano Letivo 2024/2025
domingo, 4 de agosto de 2024
Visitas gratuitas a museus, monumentos e palácios 52 dias por ano
sábado, 3 de agosto de 2024
Esclarecimento à Nota Informativa n.º 11 / IGeFE / 2024
Esclarecimento à Nota Informativa n.º 11 / IGeFE / 2024
RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA E DOS PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO
Calendários Escolares 2024/2025
Calendário Escolar – 2024/25
Calendário Escolar – Mapa Anual
sexta-feira, 2 de agosto de 2024
Redes de cursos do ensino português no estrangeiro e do Ensino Superior e Organismos Internacionais
Governo garante resposta para crianças a partir dos três anos
- Grupo de Trabalho entregou ao Governo um levantamento detalhado da rede pública e no setor social e solidário de creches e de jardins de infância.
- O diagnóstico das necessidades das crianças beneficiárias da "Creche Feliz" que passam para o pré-escolar é feito pela primeira vez.
- Quando não for possível assegurar a transição, as crianças vão poder excecionalmente continuar a frequentar a creche.
Ofício-circular: Organização e funcionamento dos jardins de infância da rede nacional e desenvolvimento do currículo na educação pré-escolar
quinta-feira, 1 de agosto de 2024
Documento do MECI entregue aos sindicatos para a negociação das medidas do Plano +Aulas +Sucesso
Proposta de Calendário da Avaliação Externa do Ano Letivo 2024/2025
— proposta a ser submetida para consulta pública —
Gestão de Pessoal Docente e Recuperação do Tempo de Serviço
SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO - PESSOAL DOCENTE
RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA E DOS PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO
Indicação da Componente Letiva (2.ª fase) / Renovação de Contrato / Necessidades Temporárias (pedido de horários)
quarta-feira, 31 de julho de 2024
Apoio financeiro pelo Estado a estabelecimentos de ensino particular e cooperativo
Sipe propõe colocação administrativa para os docentes da Norma Travão e Vinculação Dinâmica
segunda-feira, 29 de julho de 2024
MECI recebe sindicatos para negociar +Aulas +Sucesso e apresenta solução para docentes afetados no concurso
- Governo reúne-se com sindicatos para a segunda ronda negocial para o Plano +Aulas +Sucesso, que tem medidas a aplicar no próximo ano letivo.
- Na reunião vão ser discutidos vários pontos dos concursos interno e externo da colocação de professores e será apresentada uma solução para os docentes da norma-travão e da vinculação dinâmica que não conseguiram vínculo aos quadros.
- Nova DGAE vai estar presente nas reuniões.