Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
domingo, 7 de março de 2021
"Que a Educação não pode ser encarada como um jogo de Lego e que as pessoas não se reduzem a peças de uma engrenagem"
sábado, 6 de março de 2021
Pensão na hora disponível na Segurança Social Direta
Trabalhadores da Administração Pública voltam a poder acumular indemnizações com salário
É urgente cuidar da saúde física, mental e emocional
Equipas móveis vão percorrer o país para testarem todas as escolas públicas
sexta-feira, 5 de março de 2021
Reserva de recrutamento n.º 20
Nota informativa
quinta-feira, 4 de março de 2021
Não é com "bazucas" que se atraem educadores e professores!!
- Devolvam o tempo de serviço roubado à progressão na carreira;
- Corrijam as ultrapassagens e reposicionamentos com a contagem integral do tempo de serviço;
- Apresentem e implementem uma avaliação séria, sem injustiças e sem travões administrativos penalizadores;
- Atribuam um salário digno e sem cortes sistemáticos;
- Melhorem as condições de trabalho e respeitem os horários de 35 horas semanais;
- Reduzam ou acabem com a burocracia de procedimentos desnecessários que tornam o processo de ensino-aprendizagem menos célere e menos eficiente;
- Definam uma idade legal para a aposentação dos educadores e professores;
- Clarifiquem, como prometido, as funções a exercer pelos educadores e professores em monodocência a partir dos 60 anos;
- Valorizem o Estatuto da Carreira Docente e um regime de concursos e recrutamento que promova a estabilidade e com um mínimo de previsibilidade;
- Acabem com a absurda ideia de municipalizar a educação;
- Respeitem e valorizem uma profissão que com a ação política procuraram destruir ao longo dos últimos anos.
Educação, Cidadania e Comunidade
EDUCAÇÃO, CIDADANIA E COMUNIDADE
(Breve Apontamento para ler ou ouvir)
Por: Juiz Conselheiro Álvaro Laborinho Lúcio
"Aos professores pode pedir-se muito. E pede-se. Mas não pode pedir-se tudo. Por isso, cabe reclamar uma intervenção em rede envolvendo, conforme os casos, a Família, a Escola, os Serviços de Saúde, de Justiça, de Segurança Social, Coletividades, Empresas, Movimentos Culturais, Artísticos e Sociais e Responsáveis Políticos aos vários níveis do Poder, tendo como base comum global, um compromisso de cooperação e corresponsabilização. Sem Escola, renega-se o objetivo de uma inclusão universal; sem Educação, nega-se a própria condição humana."
Para ler e/ou ouvir este artigo
Estudo sobre o conhecimento e atitudes dos professores em relação à orientação sexual dos jovens
Para uma abordagem Pedagógica dos Testes
Para uma abordagem Pedagógica dos Testes
quarta-feira, 3 de março de 2021
Aprender Melhor com Políticas de Classificação Mais Transparentes e Consistentes
Aprender Melhor com Políticas de Classificação Mais Transparentes e Consistentes
Webinar para Educadores e Professores do 1º CEB - Crescer e Educar em Igualdade
As inscrições são limitadas à capacidade da sala zoom.
Inscrições consideradas por ordem de entrada até ao dia 6/3 às 23:59h.
A confirmação, bem como o link para aceder à sessão do dia 8 de março (segunda-feira), serão enviados para o email que indicar na inscrição. Por favor, tenha esta informação em atenção.
A opinião de Santana Castilho
O Maurício Brito fez as contas
“Impacto financeiro (anual) da supressão dos estrangulamentos nos acessos aos 5º e 7º escalões nos anos de 2018, 2019 e 2020.
(Ponto prévio: Este trabalho foi por mim realizado após ter sido solicitado pelo Arlindo Ferreira, no âmbito da petição “Pelo fim das vagas no acesso ao 5º e 7º escalões”.)
Impacto financeiro (anual) da supressão dos estrangulamentos nos acessos aos 5º e 7º escalões nos anos de 2018, 2019 e 2020
VACINAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS
terça-feira, 2 de março de 2021
Decerto que a chanceler alemã não partilha da grave epifania a “escola é segura”.
Apoios financeiros atribuídos às associações de jovens no ano de 2021
Publicada a Portaria que estabelece medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia causada pela doença COVID-19 no âmbito dos apoios financeiros atribuídos às associações de jovens no ano de 2021.
Portaria n.º 47/20211
segunda-feira, 1 de março de 2021
IGeFE - Processamento de Remunerações 2021
Nota Informativa nº 4/IGeFE/DGRH/2021
DGAEP - Atualização das Perguntas Frequentes
domingo, 28 de fevereiro de 2021
Regulamentado o Estado de Emergência até ao dia16 de março
Legislação Covid-19 |
Decreto n.º 3-F/2021
Práticas de classificação através de rubricas
Para uma Iniciação às Práticas de Classificação Através de Rubricas
Capacitação Digital de Docentes
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital
Aprova o Plano de Ação para a Transição Digital
Questionário de autorreflexão desenvolvido pelo Joint Research Centre da Comissão Europeia, que se baseia no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu)
Ferramenta gratuita concebida para ajudar as escolas a incorporar as tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação
Sumário Executivo, Enquadramento e Definição da Estratégia
Apresentação do Plano de Ação para a Transição Digital
Apresentação pública realizada a 5 de março de 2020
Ligação para o site do Ministério da Economia e Transição Digital
Consultar Escola na RAE - Rede Alargada da Educação
sábado, 27 de fevereiro de 2021
DGS promete testes regulares ao pessoal docente e não docente e aos alunos do secundário
Norma nº 019/2020 de 26/10/2020 atualizada a 26/02/2021
Sem prejuízo de planos sectoriais específicos, na atual situação epidemiológica, para efeito do disposto no número anterior, estão recomendados rastreios laboratoriais regulares nos seguintes contextos (Anexo 2):
a. Nos estabelecimentos de ensino ao pessoal docente e não docente;
b. Nos estabelecimentos de ensino do ensino secundário, aos alunos, pessoal docente e não docente;
c. Nos locais com maior risco de transmissão em meio laboral.
Região Autónoma da Madeira - Número de vagas para a progressão aos 5º e 7º escalões fixado em 100%
Despacho Conjunto n.º 19/2021, de 26 de fevereiro
Nestes termos, ao abrigo do disposto no artigo 3.º da Portaria n.º 185/2018, de 5 de junho, determina-se o seguinte:
1 - O número de vagas para a progressão aos 5.º e 7.º escalões da carreira, dos docentes que reuniram os requisitos para progressão aos referidos escalões, é fixado em 100%.
2 - A progressão dos docentes abrangidos pelo presente despacho produz efeitos a 1 de janeiro de 2021.