- Acabar com os entraves administrativos da progressão na carreira e com uma ADD que não avalia, antes penaliza;
- Respeitar, valorizar, atualizar e dignificar a Carreira Docente e dos restantes intervenientes no processo educativo;
- Acabar com a hiperburocracia e centralizar a função docente no seu papel principal;
- Definir com clareza e objetividade as funções a realizar na componente não letiva;
- Reforçar e democratizar as lideranças nos AE e transferir/descentralizar as competências para as Escolas e não para os municípios;
- Envolver os docentes nas decisões e medidas de política educativa (escrever nos preâmbulos que foram ouvidas as organizações constitucionalmente representativas da classe, sem ter em conta as suas propostas e opiniões, é evidentemente insuficiente e demagógico);
- Regras de concursos e recrutamento universais, transparentes e não permeáveis ao nepotismo ou favoritismo;
- Valorizar a formação contínua durante a carreira com horas previstas no horário de trabalho;
- Garantir o apoio à formação especializada em áreas específicas da atividade docente durante o horário de trabalho, valorizando as iniciativas de formação ao nível de Mestrados, Doutoramentos e Pós-Graduações que acrescentam mais valias à profissão docente;
- Criar uma linha de apoio docente para prevenção e tratamento do burnout, sofrimento ético e psíquico;
- Criar incentivos para a fixação em zonas carenciadas e desfavorecidas ou para colmatar a falta de docentes para as necessidades das escolas;
- Aumentar o orçamento destinado à Educação que continua abaixo da média da UE
Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
sábado, 9 de julho de 2022
Precisamos de docentes motivados e valorizados
sexta-feira, 8 de julho de 2022
Publicado o Despacho que aprova o Calendário Escolar para os anos letivos de 2022-2023 e 2023-2024
Despacho n.º 8356/2022
Aceitação da Colocação do Concurso Externo, Verbete e Recurso Hierárquico
Ranking Escolas 2021
Mudança das regras de acesso ao Ensino Superior fez com que os colégios deixassem de comunicar as notas internas à tutela.
O PÚBLICO, em parceria com a Católica Porto Business School, disponibiliza um conjunto de dados sobre as escolas do ensino secundário. Saiba aqui que lugar ocupam no ranking dos exames. Mas também a que contexto socioeconómico pertence cada escola, como se saem os estabelecimentos públicos no ranking que mede os que mais e menos superam os resultados esperados para o seu contexto e em que disciplinas os estudantes se saíram melhor.
quinta-feira, 7 de julho de 2022
Quadro comparativo - Vagas a concurso vs. Vagas Ocupadas
CONCURSO EXTERNO 2022-23
Quadro comparativo - Vagas a concurso vs. vagas ocupadas
O seguinte quadro compara as vagas a concurso com as vagas ocupadas após a publicitação das listas definitivas do concurso externo 2022-23.
Luís Cansado
Concurso Externo 2022/2023 – Listas Definitivas
ACEITAÇÃO OBRIGATÓRIA (De 8 a 14 de julho)
Concurso externo de docentes do ensino artístico especializado da música e da dança 2022/2023 – Listas definitivas
Medidas aprovadas em Conselho de Ministros
- aquisição de licenças digitais de manuais para o ano letivo de 2021/2022, para os alunos do ensino público abrangidos pela medida de gratuitidade dos manuais escolares;
- aquisição de refeições destinadas às populações dos estabelecimentos prisionais e dos centros educativos;
- apoios decorrentes da celebração de contratos-programa no âmbito do ensino profissional para o ciclo de formação de 2022-2025.
Decreto regulamentar que define e regulamenta a atualização extraordinária das pensões
Decreto Regulamentar n.º 2/2022
quarta-feira, 6 de julho de 2022
Santana Castilho e as estranhas liturgias no bananal
Aviso de abertura de procedimento para celebração de contratos de associação – 2022/23 a 2024/25
terça-feira, 5 de julho de 2022
Mobilidade por Doença - Determinação e indicação da capacidade de acolhimento das Escolas
Conselho das Escolas contra a proposta de Calendário Escolar para a Educação Pré-Escolar e para o 1º Ciclo
Em consequência dessa consideração no referido Parecer, o Conselho das Escolas recomenda que "o final das atividades letivas da Educação Pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico deve ser coincidente com o dos outros ciclos de ensino, nos anos não sujeitos a exames/provas finais."
Pareceres e Recomendação do Conselho das Escolas
sábado, 2 de julho de 2022
Projeto de Despacho do Calendário Escolar para os anos letivos 2022/2023 e 2023/2024
Projeto de Despacho do Calendário Escolar para os anos letivos 2022/2023 e 2023/2024
sexta-feira, 1 de julho de 2022
Consulta Pública - Alterações do calendário de adoção de manuais para os cursos profissionais
Publicitação do início do procedimento tendente à elaboração do despacho que altera o ca-lendário de adoção dos manuais escolares - 2022-07-01
Publicitação do início do procedimento tendente à elaboração do despacho que altera o ca-lendário de adoção dos manuais escolares constante do anexo I ao Despacho n.º 4947-B/2019, publicado no Diário da República n.º 94, 2.ª série, de 16 de maio, na sua redação atual, bem como o I ao Despacho n.º 4794-B/2021, publicado no Diário da República n.º 92, de 12 de maio, relativo ao calendário de adoção de manuais escolares para os cursos profissionais
Estatísticas da Educação 2020/2021 – Estatísticas Oficiais
quinta-feira, 30 de junho de 2022
Os alunos do 1.º ciclo do ensino básico não têm de devolver os manuais escolares no final do ano letivo
Mobilidade por Doença - Determinação da capacidade de acolhimento de 5 a 8 de julho
PS quer limitar a autonomia das ordens profissionais
Plataforma para disseminação de boas práticas educativas
quarta-feira, 29 de junho de 2022
Segundo relatório de monitorização do Plano 21|23 Escola+
Segundo relatório de monitorização do Plano 21|23 Escola+
Equiparação a Bolseiro - Lista de docentes com concessão autorizada para 2022/2023
Mobilidade de docentes por motivo de doença 2022/2023 – Validação do pedido
Está disponível aplicação eletrónica, entre o dia 29 de junho e as 18:00 horas de 1 de julho de 2022 (hora de Portugal continental), para a validação dos pedidos de Mobilidade por Doença para 2022/2023.