Blogue de Informação e Recolha de Opiniões para Educadores e Professores. Notícias sobre Educação, Legislação e Política Educativa.
segunda-feira, 21 de julho de 2025
Acréscimo remuneratório 2025/2026
Reposicionamento na Carreira 2024
sábado, 19 de julho de 2025
Recursos Tecnológicos das Escolas 2023/2024
O que é urgente mudar na Educação - Carta aberta ao Ministro da Educação
Ao excelentíssimo Sr. Ministro da Educação
Senhor Ministro,
Antes de mais, queremos desejar-lhe um bom mandato ao serviço da causa da Educação.
Depois de uma campanha eleitoral em que pouco se falou de Educação — um dos pilares fundadores e fundamentais de qualquer sociedade avançada —, ousamos enviar-lhe esta carta aberta. Somos um grupo de professores preocupados com o país, com a educação das crianças e dos jovens, e com o seu futuro. O que nos move é muito mais do que uma questão monetária. Assim, iremos apresentar-lhe algumas propostas que consideramos essenciais para transformar a Educação em Portugal.
Fazemos parte de um movimento constituído por professores e educadores — muitos com mais de 30 anos de serviço — cuja experiência no terreno nos permite conhecer profundamente o mundo da educação, as causas dos problemas que a afetam, e apresentar propostas concretas para a melhoria do sistema educativo.
sexta-feira, 18 de julho de 2025
Consulta pública: Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e Aprendizagens Essenciais de Cidadania e Desenvolvimento
MECI convoca os sindicatos para reunião sobre vinculação extraordinária de docentes
Meia jornada para o Ano Escolar 2025/2026
quinta-feira, 17 de julho de 2025
Concurso de docentes do ensino artístico especializado da música e da dança – Avisos de abertura 2025/2026 e Candidatura
Apoio à deslocação alargado a todos os docentes já a partir de setembro
quarta-feira, 16 de julho de 2025
Pautas dos exames do 9º ano afixadas nas Escolas
Mobilidade Interna 2025/2026 de 16 a 22 de julho
terça-feira, 15 de julho de 2025
Acesso ao Atestado Médico de Incapacidade Multiúso (AMIM) para a Mobilidade por Doença
- Todos os docentes que submeteram o pedido de MPD e neste momento ainda não têm o Atestado Médico de Incapacidade Multiúso (AMIM) vão ser colocados numa das escolas para que manifestaram preferência;
- Se forem muitos para a mesma escola pode ser necessário aplicar um critério de desempate que poderá ser a idade;
Exames Nacionais do Ensino Secundário 2025 – Resultados da 1.ª fase
Resultados das Provas Finais do 9º ano serão enviados amanhã
Concursos Interno e Externo de vinculação de docentes às EPERP – Notificação da decisão da reclamação
segunda-feira, 14 de julho de 2025
ACESSO AOS VOUCHERS RELATIVOS AOS MANUAIS ESCOLARES
Intervalo «Nuke»; Das origens Israelo-Iraniana - Opinião de Carlos Calixto
sábado, 12 de julho de 2025
Relatório Eurydice: “Recommended annual instruction time in full-time compulsory education in Europe 2024/2025”
sexta-feira, 11 de julho de 2025
Taxa de retenção no secundário atingirá 9,6% em 2024
quinta-feira, 10 de julho de 2025
Vagas para os concursos interno e externo do ensino artístico da música e dança
Concurso de docentes do ensino artístico especializado da música e da dança – Caracterização das vagas
Aplicação disponível entre os dias 10 e 16 de julho de 2025 (18:00 horas de Portugal continental) para os responsáveis pelos estabelecimentos de ensino efetuarem a caracterização das vagas constantes na Portaria n.º 264-A/2025/1, de 9 de julho.
Petição - Pela Antecipação do Fim do Ano Letivo no 1.º Ciclo do Ensino Básico!
quarta-feira, 9 de julho de 2025
Estudo de avaliação de impacto do Projeto-Piloto Manuais Digitais nas aprendizagens dos alunos PPMD
Os resultados mostram que a participação no PPMD não teve efeitos sistemáticos no desempenho académico dos alunos:
- Ao nível da avaliação externa, não se verificarm efeitos estatisticamente significativos nos resultados das provas finais do ensino básico nem nos exames nacionais.
- Nas classificações internas, os impactos não foram estatisticamente significativos na maioria dos casos. No 5.º e no 6.º ano surgem alguns efeitos significativos em disciplinas específicas, mas com magnitude muito reduzida e sem relevância educativa (magnitude igual ou inferior a 0.1 numa escala de 1-5).
Foi ainda analisado se o impacto variava com a duração da participação. Verificaram-se efeitos pontuais e limitados a certos anos, disciplinas e durações, sem uma tendência clara ou cumulativa.
A exceção é na disciplina de História A no ensino secundário, em que houve uma melhoria associada à participação prolongada, mas esse efeito não se repetiu noutras disciplinas, confirmando a ausência de impactos sistemáticos.
Avaliação de Impacto do Projeto-Piloto dos Manuais Digitais (PPMD) nas Aprendizagens dos Alunos